Ministério da Educação
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Queixa da escola básica e secundária gil vicente

magikarp
magikarp apresentou a reclamação
27 de novembro 2019
Quero apresentar uma queixa sobre a Escola básica e secundária Gil Vicente, localizada em Lisboa.
Neste estabelecimento ocorrem diariamente inúmeros casos de abuso de poder por parte da direção e de mais alguns funcionários para com os alunos. Além disso existem muitos casos de descriminação contra alunos da escola (também por parte de membros da direção e funcionários).
Passarei a citar nas linhas a baixo exemplos de alguns acontecimentos que ocorreram desde o inicio deste ano letivo (2019/2020).

Vários alunos têm reclamado do facto da direção não aceitar as diferenças de cada um, referindo também que a mesma deixa isso bem explícito, ameaçando com medidas sancionatórias qualquer aluno que não siga as ordens da direção ou dos funcionários a mando da mesma.
Aqui estão alguns exemplos:
1- Alunos que praticam desporto são parados nos corredores da escola por membros da direção por estarem equipados com o devido equipamento para essas atividades desportivas. De acordo com a direção é inaceitável que um aluno que pratique desporto esteja vestido com o seu equipamento desportivo dentro do estabelecimento da escola, mesmo que o aluno pratique na própria escola. Qualquer aluno que decidir não seguir esta ordem é ameaçado pela direção da escola, em que a mesma afirma que se o aluno não trocar de roupa irá suspenso 3 dias.
2- Alunos que usem gorros ou capuzes são também ameaçados com 3 dias de suspensão (mesmo em dias em que o clima esteja frio e seja claramente aceitável o uso dos mesmos). Além disso os membros da direção também ameaçam alunos que usam gorros na parte de fora da escola, afirmando que não podem usar gorros ali, chegando a confiscar gorros de alunos que estão na parte de fora da escola.

Além de tudo isto existem outros problemas, nao directamente ligado a discriminação:
1- As instalações estão bastante danificadas, chegando a haver graffitis nos pátios da escola sem que a direção faça nada. Além disso todas as salas de computadores têm as peças dos computadores partidas (teclados, ratos, etc). Também se pode ver um pouco de descuido nas casas de banho, pois além de estarem estragadas elas não são lavadas, estando já na primeira hora da manhã sujas.
2- Os funcionários não permitem a entrada com comida nos estabelecimentos da escola, fazendo assim com que os alunos sejam obrigados a sair da escola para poder comer, ou a consumirem no bar da própria escola.
3- As listas dos alunos que se candidataram para a associação de estudantes foram totalmente censuradas pela direção da escola. A direção só avisou os alunos sobre o dia da angariação de votos (campanhas/festas das listas) 2 dias antes das mesmas, e não informou os alunos do dia das votações evitando assim a preparação dos alunos para as mesmas. Além disso todos os anos a associação de estudantes é tratada como se nao existisse.

Gostava que me ajudassem com o meu problema, aguardo resposta.
Data de ocorrência: 27 de novembro 2019