Ministério da Educação

Nelson Viegas
Nelson Viegas apresentou a reclamação
22 de setembro 2020
Boa Tarde Excelentíssimos senhores,
Espero que se encontrem bem nesta "Nova Era".

O mundo anda tão cheio de injustiças, peço-vos ajuda para evitarem mais uma.

Tenho 4 filhos no agrupamento de escolas Amélia Rey Colaço em Linda-a-Velha, Oeiras.

Não é para ganhar nada com isso, mas podem perguntar desde 2017 que estamos cá a viver, viemos de África, já barafustei e já me arrependi, apenas quis ajudar os meus filhos, mas o comportamento e o aproveitamento dos meus filhos, tem sido excelente.

Tem vindo a ser excelente, mesmo com tantas adversidades criadas pelo proprio agrupamento das escolas.

O problema desta vez, é que foram colocar o meu filho Rafael Alexandre Kinoshita Viegas, numa turma (7-E) que o horário vai do período das 13 até às 19.

Gostaria que pudessem mudar para outra turma, (7-B) porque é aonde ele tem a maioria dos seus amigos que mudaram de escola, os seus amigos desde 2017 que ele está cá em Portugal.

Mas o que me pesa no coração é que esta criança tem alguns pontos que convém eu dizer para apoiar o meu pedido.

1 – É uma criança Hipocondríaco, ele passou por momentos complicados em África, poderei partilhar noutro fórum, ver os irmão a preparem-se de manhã cedo para escola e ele os ver partir, faz mal a ele, e quem estudou sabe disso, ter de voltar para casa sozinho nesse horário não é benéfico para o tipo de criança que é.

2 – É uma criança que treina adora jogar futebol, e os treinos dele são sempre depois das 17h, logo, estão a impedir que ele seja feliz, estão a colocar um travão à felicidade do meu filho, é justo?

3 – É uma criança que ajuda a mãe a cuidar dos mais novos, apesar de tenra idade, o Rafael é uma criança diferente, não rejeita nunca a um pedido de ajuda dos pais ou dos irmãos.

Nunca faltou com o respeito a ninguém, e nem nunca o fará, poderia nomear um monte de características do Rafael, na certeza de que vocês iam apenas gostar cada vez mais dele.

A única coisa que eu peço é evitar que o meu filho e aos pais dele, entrarem ainda mais em depressão nestes momentos complicados que temos de lidar com o Covid-19.

Eu já liguei para o agrupamento de escolas, Amélia Rei Colaço, em Linda-a-Velha.

Fui destratado pelo secretário da direção, porque o Senhor diz o seguinte:

O meu filho havia escolhido Português Língua não materna.
Se passar para outra turma tem de fazer o exame de Português.
Já não é possível porque terá de passar uma criança do 7-B para o 7-E.

O meu filho não escolheu que a escola ou quem organizou a turma o fez de forma não inclusiva, se foi por esse motivo, mudassem apenas então a aula de Português e que não inventassem este horário para todos.

O que também não é válido, o Rafael já está mais do que preparado para as aulas normais de Português,

Já ficamos no agrupamento à espera que nos atendessem, disseram-nos que apenas iriam atender se fosse por telefone, ficamos 2 horas com o telemóvel a tentar falar com alguém da direção, e pura e simplesmente fomos ignorados, isto é um comportamento indmissivel, nem mesmo em África nos trataram desta tal forma, as pessoas tem que resolver e tentar ajudar os outros, não ignorar, eles nunca atendem os telefones, e quando ficam a saber do assunto, ninguém ajuda.

Grato pela vossa atenção,
Zuraine e Nelson Viegas - Tel: 939703938