Serviço Nacional de Saúde
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Marcação de consulta com delegado de saúde

Ana Dias
Ana Dias apresentou a reclamação
9 de janeiro 2020 (editada a 3 de setembro 2020)
Exmos Srs,

Venho por este meio, relatar que estou a tentar entrar em contacto telefonico com o Centro de Saude de Algueirao Mem Martins,, com vista a marcar uma consulta com o Delegado de Saude, para solicitar o Atestado Multiusos, desde Dezembro de 2019, para o meu pai Jose Dias, que tem neste momento 65 anos de idade, e sem quase qualquer mobilidade fisica, e sem qualquer resposta por parte da entidade responsavel.

Assim, a 17 de Dezembro de 2019, enviei um email, para o referido centro de saude, a solicitar o que atras descrevi, tambem sem obter qualquer resposta, por parte desta entidade, por escrito ou telefonicamente, ate ao dia de hoje, Quinta Feira, 9 de Janeiro de 2020.

Porem, continuei a tentar telefonar através de 4 numeros diferentes de telefone que fui tendo acesso atraves de pesquisas, do centro de saude do cacem e da linha sos 24.

E aqui reside, o problema que, os numeros estao activos, a chama e efectuada e ninguem atende, volto a tentar e apos algumas chamadas, levantam o auscultador, nao falam e desligam a chamada, volto a telefonar e da sinal de interrompido.

Esta situacao aconteceu durante horas, durante 2 dias.

Esta situacao e eticamente reprovavel.

Neste momento, tenho novas informações a disponibilizar, uma vez que, reencaminhei o email para as devias entidades, que fizeram confusao, e entenderam que era eu Ana Dias, que estava a solicitar a Junta Médica, e não o meu pai, e que eu já tinha ido à Junta Médica.

Lamentavelmente, esta situação de mais uma vez de mau profissionalismo.

Entretanto, deixei passar mais umas semanas, e na Segunda Feira, 31 de Agosto de 2020, reencaminho novo email para a ACSS de Sintra, que me responde que as Juntas Médicas se encontram suspensas, devido ao COVID19, o que não corresponde totalmente a verdade, pois tem havido Juntas Médicas, e porque o COVID19, nao desculpa e justifica que uma pessoa de 65 anos, veja a sua saude debilitar a cada dia que passa e sem ter rendimentos para sobreviver, e que no Sabado, 28 de Agosto de 2020 e Segunda Feira, 31 de Agosto de 2020, tenha dado entrada nas Urgencias do Hospital Fernando da Fonseca (vulgo Hospital Amadora-Sintra), e que nem sequer tenha dinheiro para a medicaçao, e que tenha que estar a aguentar com dores.

Portanto, solicito que me seja dada uma resposta via telefone ou email, de acordo com o Código Processual Administrativo (CPA), de como poderei marcar uma consulta com o Delegado de Saude e quais os documentos a anexar.

Com os meus sinceros cumprimentos,

Ana Dias
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2020