Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.1
Serviço Nacional de Saúde13.5
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Péssimo atendimento e mau serviço prestado pela enfermeira

Eduardo
Eduardo apresentou a reclamação
1 de outubro 2022
Dirigi-me ao "Centro de Saúde número 2 (Chaves)" para a substituição da "sonda vesical número 18" (esta "sonda vesical" tinha sido substituída no início de Julho e no mesmo local).
Pedi à enfermeira (?) Ilda Rodrigues para me retirar a "torneira" da extremidade da "sonda vesical número 18" para que esta ("torneira") fosse utilizada, caso houvesse uma nova retenção urinária, na nova "sonda vesical número 18", pois naquele "centro de saúde" não existem "torneiras", mas "tacos". Após a retirada da "sonda vesical nº 18" verifiquei que a retenção urinária se mantinha, pelo facto de não conseguir urinar, apesar da "bexiga" estar completamente cheia. Desloquei-me novamente à enfermeira (?) para me colocar uma nova "sonda vesical nº18"; mas, estupefactamente, a já mencionada enfermeira (?) indicou-me, depois de a ter colocado, que a "bexiga" estava vazia, pois não conseguia ver qualquer urina na nova "sonda vesical nº 18", apesar de lhe indicar que a "bexiga" estava completamente cheia, pois já sentia algum desconforto!
Dirigi-me ao "quarto de banho" para urinar abundantemente e verifiquei que a enfermeira (?) não me tinha colocado a "torneira" da "sonda" anterior, como lhe tinha pedido, mas um "taco"!
Obs.: Urinei abundantemente, contradizendo, inequivocamente, o que a enfermeira (?) tinha pronunciado de uma forma arrogante (pois duvidou sempre da existência da "bexiga" cheia)!
Dirigi-me novamente à enfermeira (?) para lhe comunicar que tinha urinado perfeitamente e que a "torneira", como lhe pedi, não tinha sido colocada na extremidade da "sonda", mas um "taco"!
Informou-me que não tinha a "torneira", pois esta, a "torneira", tinha sido enviada para o recipiente do lixo!!!
Estes procedimentos nefastos e sem qualquer ética profissional indiciam, veementemente, que esta enfermeira (?) deverá ser colocada num curso de reciclagem para que, assim, embora eu duvide, inequivocamente, da eficácia do curso, ela adquira competências e sensibilidades inerentes à profissão para que, futuramente, se evitem situações como as que descrevi! Estes comportamentos (inadmissíveis) desta enfermeira (?) são a demonstração evidente de uma
degradação dos serviços de enfermagem prestados nesta "unidade de saúde", pois, evidentemente, eu recusar-me-ei, futuramente, a receber, todo e qualquer, tratamento por esta (não-competente e sem sensibilidade para esta profissão) enfermeira (?)!
Obs.: Desloquei-me a uma farmácia para adquirir uma "torneira" e colocá-la, após retirar o "taco", na extremidade da "sonda", mas isto era evitável, se o meu pedido fosse aceite, embora não o tenha sido pelo facto de existir uma falta de formação para actos de enfermagem, por parte desta enfermeira (?).
Os "tacos" têm um inconveniente pelo facto de desgastarem a extremidade da "sonda" e, assim, provocarem fugas de urina após algum tempo de utilização; enquanto que as "torneiras", pelo facto de não ser necessário retirá-las, conseguem conservar a extremidade da "sonda" em perfeitas condições.

Agradeço, preliminarmente, a vossa disponibilidade.

De: Eduardo Figueiredo Vasconcelos
Data de ocorrência: 30 de setembro 2022