Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Senha digital vacinação covid 19

Nuno Lima
Nuno Lima apresentou a reclamação
5 de dezembro 2021
Venho por este meio reclamar o mau serviço prestado pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente ao seu sistema para vacinação à Covid 19.

Exponho o seguinte, no dia de hoje, 05/12/2021 pelas 9h da manhã acedi ao site https://covid19.min-saude.pt/senha-digital (DGS) para agendar a vacina. Segui os respetivos passos para a "Senha Digital" visto que o agendamento só é permitido a pessoas com 65 anos ou mais.

Seguindo os passos para a "Senha Digital" onde coloco o meu nome, número de utente, data de nascimento e posteriormente questionam o distrito e o concelho onde indico que é na CVC Gaia Devesas.
Posto isto, recebo uma mensagem de confirmação onde recebo primeiramente um código e uma mensagem a indicar a hora e o local. Passo a citar a mensagem "Senha Digital de Vacinação para a Casa Aberta no CVC Gaia - CVC Gaia Devesas com o numero 16/20 às 16:16.".
Assim sendo, e como nem no site, nem na mensagem indica o dia exato para a vacinação, consultei os horários da respetiva casa aberta, e como podemos verificar na entidade competente que é o site da DGS, indica-nos que ao domingo o funcionamento é das 09:00 - 17:00 e 13:30-17:00. Como na mensagem indica que o meu agendamento é às 16:16 desloquei-me então ao respetivo local.

Deste modo, chegando ao local, aguardo na fila para tomar a respetiva vacina, e, quando chega a minha vez e para meu espanto a funcionária do local questiona-me se eu tinha algum tipo de agendamento à qual eu digo que sim e mostro a respetiva mensagem supra identificada entre aspas. Nesse instante, a funcionária do local indica que existe um agendamento para uma pessoa que não sou eu e na qual afirma que a minha mensagem é apenas para "Casa Aberta" ao qual referiu que encerrou ás 14h. A mesma funcionária aconselhou-me a ir num outro dia de manhã para tomar a vacina.

Então se recebo uma mensagem com a data, local, hora e código porque que existe tamanha falta de comunicação quer do sistema (site) quer da funcionário que identifica um horário contraditório ao site. Com certeza não estamos todos sintonizados com a informação face à toma da vacina.

Posto isto, mostro o meu desagrado para com o sistema e também para com o funcionamento da casa aberta onde me desloquei, pois pretende tomar a vacina e parece que existem "1001 fatores" de negação para a mesma.
Hoje, infelizmente, o lesado fui eu que continuo sem poder tomar a vacina porque o "sistema" mais uma vez, não funciona. Entre eu, existem com certeza, muitas mais pessoas nesta mesa situação.
Entendo o reforço da vacina, mas não entendo que uma pessoa sem uma única simplesmente não a consiga tomar face à tamanha desorganização da mesma.

Sem mais nada me despeço, aguardando pacientemente uma resposta para a minha reclamação.
Melhores cumprimentos,
Nuno Lima