Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.1
Serviço Nacional de Saúde13.5
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Serviço de urgência (tempo de espera)

Isa Pereira
Isa Pereira apresentou a reclamação
4 de fevereiro 2019

Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE

Aos responsáveis clínicos do serviço de urgência do hospital de Castelo Branco,

Venho por este meio manifestar o meu total desagrado da forma como foi tratada uma doente que por um episódio de urgência, teve que recorrer aos vossos serviços no dia 31 de janeiro.

Em primeiro lugar é atribuída uma pulseira verde, quando as queixas da doente são dores insuportáveis que lhe limitam a mobilidade (deixou de caminhar).

Em segundo lugar a doente entrou por volta das 10h da manhã e saiu pelas 22h, esteve 12 horas em espera nesse serviço de urgência, sem que nunca alguém lhe perguntasse se tinha dores, como se sentia, se necessitava de algum analgésico para aliviar a dor.

Em terceiro lugar, 12 h num serviço de urgência, sem nunca ter sido questionada, se tinha fome, se almoçou, se lanchou, se precisa de alguma coisa. Um atendimento completamente desumano.

Sei que não posso aliviar as dores da doente em causa, mas espero que esta reclamação chegue a quem de direito, e que promova urgentemente meios, para que as pessoas com episódios de urgências, sejam tratadas como tal “pessoas” e não tratadas como pulseiras verdes.

Isabel Pereira

Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2019