Ministério do Ambiente e da Ação Climática
3 DGRM 84.4
Ministério do Ambiente e da Ação Climática16.3
  • Rua de "O Século", n.º 63
  • sg@sg.maac.gov.pt

Ministério do Ambiente e da Ação Climática - Falta de pagamento e atraso na resposta

MANUEL RODRIGUES DOMINGOS
MANUEL DOMINGOS apresentou a reclamação
15 de janeiro 2022
Exmos Senhores boa tarde,
venho pela presente apresentar a minha indignação da forma como nós cidadãos somos tratados pelas Administrações Publicas deste País, que nos ignoram como cidadãos com direitos e deveres, contribuintes com os nossos impostos e que pagam os respectivos para que as referidas sobrevivam. Neste caso, o (Fundo Ambiental que gere os apoios no âmbito do (PRR) mais concretamente o Programa Paems II (Programa De Apoio A EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTAVEIS) em diversas áreas, passo a denunciar os factos.
No passado, dia 06 de Outubro 2021, candidatei-me como previsto no despacho nº6070.A/2021, ao PAEMS II, no meu caso com 2 candidaturas nº030308, tipologia do projecto bombas( de calor(AR CONDICIONADO), 030234(PAINÉIS SOLARES) através do acesso digital disponibilizado com esse propósito, como de hábito com grandes dificuldades e nada acessível a todas as pessoas no que concerne as exigências na quantidade de documentos desde fotocopias, certificados de conformidade dos fabricantes e instaladores, assim como espaço para digitalizar os ficheiros.
No primeiro processo, só foi analisado pela entidade ,após 3 meses, não estando em conformidade com os requisitos de imediato foram os mesmo enviados, a mesma já elegível mas há espera de pagamento há 3 semanas, situação inadmissível, tanto mais que os contribuintes interessados tem que na maioria das vezes pedir financiamento com pagamento de juros há entidade bancária, e quanto mais longo o prazo de pagamento mais custoso o encargo.
2º Processo 030308, instalação de ar condicionado, recusado após 3 meses, considerando que as fotos não estavam muito nítidas, e faltavam dados mais concretos sobre a sigla(CE), de imediato foi enviado o solicitado, a proposta em sistema continua não elegivel, não se sabendo concretamente se os dados enviados estão em conformidade, não obstante ter enviado e-mail que ficou sem resposta para E.BALCÃO, acresce que o contribuinte tem 5 dias úteis para resposta.
Resumindo e reiterando que estas situações são lamentáveis, qualquer cidadão que não tenha apoio e poder de pagamento aos ditos experts na matérias ficam por conta própria e sem possibilidade de fazer valer os seus direitos.
Também informo, que será enviada uma missiva escrita há Sra Provedora Da Justiça para que tenha conhecimento destas situações.
Cumprimentos.
Manuel Domingos.