Moche
    1649-041 LISBOA

Moche - Gasto de dados móveis - pedido de esclarecimento mas sem sucesso

Rafael Teixeira apresentou a reclamação
5 de julho 2019

No passado dia 4 de julho de 2019, contactei o Moche (1696) visto que me foi retirado mb dos dados móveis. Ou seja, fiquei com 189 mb e no dia 3 de julho tinha 400 e tal quase 500mb que são sempre colocados no início do mês associado ao tarifário. Resultante da situação contactei o 1696 para explicar a situação, por volta das 19h50 até às 20h26, no qual falei com um técnico que não me soube explicar onde gastei o montante dos dados móveis (acrescenta-se que não usei nenhuma aplicação ou baixei aplicações que originá-se tal decréscimo. Mais acrescento que, os 500 mb uso perfeitamente durante um mês dado que quando necessito de descarregar aplicações ou ir ao youtube uso o wi-fi). Mais acrescento que, solicitei que a informação fosse averiguada e o mesmo não me soube explicar e só verbalizou que gastei os dados... solicitei ainda a devolução do valor da chamada o qual me foi negado pelo técnico. Mais digo, que a situação já tinha acontecido anteriormente, e devolveram o valor da chamada visto que o problema não tinha sido meu mas sim da moche. Nesta situação, também não me foi fornecida qualquer explicação. Resumindo, gastei dados móveis, 2 euros para falar com um técnico e ficar na mesma sem ser esclarecido.

Data de ocorrência: 5 de julho 2019
Moche
9 de julho 2019
Olá,

Verificamos que a situação encontra-se em tratamento, no pedido registado com o nº 3-350917301657. Foi-te enviado um SMS a 04/07/19 a informar que prevemos que sejas contactado em resposta a este assunto num prazo de 7 dias.

Obrigado
12 de julho 2019
Já me foi fornecida uma resposta por parte da MEO que informa o seguinte "(...) No seguimento do seu pedido que mereceu a nossa melhor atenção informamos que após análise não foi detetada nenhuma anomalia nos consumos das aplicacões de tráfego gratuito, sendo que a atualizacão dos plafonds quando consultada a informação através do código *#123# não ocorre de forma imediata, após o acesso efetuado. Algumas atualizações ou alterações nas aplicações Twitch, Youtube, Twitter, Pokémon GO, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Snapchat, WhatsApp, Skype, Viber, Facetime, iMessage, MEO Music, MEO Cloud e MEO GO, etc, levadas a cabo pelos fornecedores das mesmas ou dos serviços nelas integrados, poderão impossibilitar a deteção de parte ou de todo o tráfego por elas gerado originando que o mesmo seja descontado do plafond de dados do tarifário. Algumas destas aplicações podem também aceder a serviços ou sites de terceiros resultado igualmente que algum do tráfego seja descontado do plafond de dados do tarifário. Assim sendo, recomendamos que caso tenha problemas, a tentar iniciar as apps ligado a uma rede wifi e depois efetuar alteração para dados móveis. (...)"

Ou seja, informa que o plafond dos dados decorreu, segundo o relatado, pelas atualizações de aplicações. O que não é verdade visto que quando as aplicações são atualizadas aparecem a informação na parte superior do telemóvel e poderemos adiar para outra altura. Algo que já faço quando tenho o wi-fi ligado e não os dados móveis. É de lamentar que a MEO funcione deste modo e se tente desculpabilizar dando uma resposta demasiado vaga e conveniente face à situação.
Rafael Teixeira avaliou a marca
6 de maio 2021