Bebidas - Café

Nespresso - Defeito lattissima one silky white delonghi

João apresentou a reclamação
22 de março 2019

Problema:

Comprei uma máquina "Lattissima One Silky White DeLonghi" nova.
Após os primeiros usos reparei que a mesma não usa todo o leite requerido, deixando sempre no reservatório uma quantidade considerável (mais de 0.5 centímetros), que será desperdício.

Duas hipóteses relativamente a esta máquina, pois ainda não foram capazes de identificar e me clarificar:

A - A mesma foi mal desenhada e desperdiça leite em demasia;
B - A máquina que adquiri tem defeito.

Sugeri inclusivé deslocar-me a uma loja Nespresso para comparar-mos 2 máquinas do mesmo modelo e executar o mesmo processo e , deste modo, esclarecer se é o normal funcionamento ou se é defeito da mesma. Até à data, não me foi dada esta alternativa.

Após reparação:

R1 - Pedi para ser contatado pelo centro de reparação pois a entrega tinha sido adiada, para esclarecimento da situação e futura entrega. Nunca fui contatado.

R2 - Questionei relativamente ao relatório do defeito / avaria da mesma e foi-me confirmado pela Nespresso que iria ser entregue com a máquina. O mesmo não veio com a máquina, nem me foi entregue.

R3 - A máquina foi-me entregue molhada e com condensação (por dentro da plastificação de "proteção"), tanto por fora em várias partes da mesma, como por dentro do reservatório de leite e peças adjacentes.

R4 - Entreguei a máquina em estado irrepreensível (máquina nova) e foi-me entregue com 2 autocolantes que nem se dignaram a tirar (caso tivessem de etiquetar aquando do processo de reparação; deveriam tê-los tirado antes de entregarem a mesma ao cliente); deveriam também usar um método o menos invasivo possível, visto estarem a danificar as máquinas dos clientes.

R5 - O cabo da máquina veio marcado/pequeno corte na saída do canal de orientação do mesmo na máquina, o que revela o mau cuidado e indiferença por parte da empresa relativamente às máquinas dos clientes.

Problemas internos identificados neste processo, que se refletem no serviço ao cliente:

P1 - Falta de controlo de qualidade aparente nos vossos produtos, doutro modo não existiriam máquinas com defeito no mercado (no caso de ser defeito). Caso seja forma de funcionar da máquina, devem explicar o mesmo aquando da venda da mesma.

P2 - Existe também desconhecimento (dos produtos) e indiferença na resolução de situações por parte de alguns colaboradores no atendimento telefónico. É compreensível desconhecer-se procedimentos e problemas. O que é de lamentar é não existir uma atitude/seguimento de excelência consequente à exposição de uma situação / problema. (Após ter permitido a gravação das chamadas, tanto a empresa, como eu próprio, temos as conversas gravadas e poderemos identificar, reconhecer e comprovar alguns factos. Tal como, me sugerirem, que a máquina funcionaria com leite meio-gordo, gordo e não com leite magro e que isso poderia ser a razão do problema...?!)

P3 - Falta de comunicação e partilha de informação relevante entre a empresa e o centro de reparações.

P4 - Perante o verificado, experienciado e com provas ao longo de todo o processo, considero o serviço de reparação incompetente e em nada profissional.

Situação atual:

Espero ser contatado por telefone (conforme me foi confirmado), para ser ressarcido e devolver a máquina, pois por tudo o acima descrito, não pretendo continuar com esta situação de reparações disfuncionais e falta de profissionalismo neste processo. Durante todo este tempo, não foram sequer capazes de identificar e me explicar se é procedimento normal da máquina deixar esta quantidade de leite no reservatório aquando de cada uso (o que seria um desperdício e falha no desenho); ou se é defeito da mesma.

Ressalvo também que, caso a máquina realmente tenha sido mal desenhada e consagre por defeito o desperdício dessa quantidade de leite, o mesmo deverá ser comunicado (e constar dos manuais) aos possíveis compradores, o que também não foi nem é o caso. o caso.

Data de ocorrência: 22 de março 2019
25 de março 2019
Caro cliente Tiago,
Permita-nos começar por agradecer o seu feedback.
Estamos a analisar a situação apresentada e entraremos em contacto consigo com brevidade.
Nespresso 24/7 Customer Service.
10 de abril 2019
Caro cliente Tiago,
Permita-nos agradecer uma vez mais o seu feedback.
Esperamos que a resolução da situação vá ao encontro das suas expectativas.
Nespresso 24/7 Customer Service.
11 de abril 2019
Agradeço a brevidade e simpatia na resolução da situação.
Espero que o feedback dado vos seja útil, tanto a nível de auditorias internas a vários níveis, como também relativamente aos diversos serviços sub-contratados, e por último relativamente ao desenho (engenharia) de novos produtos e/ou update de peças de produtos existentes que deveriam ter um melhor desenho/eficiência.

Atentamente
João avaliou a marca
11 de abril 2019

No geral boa marca, com presença global, e com ramificações dos diversos serviços associados bem sedimentadas, mas com potencial de evolução a vários níveis. Necessita auditorias e melhorias relativamente a: 1 - serviço ao cliente por telefone 2 - troca de informação entre diversos departamentos e serviços contratados 3 - centro de reparações 4 - apesar do serviço usado (Chronopost) ser o de melhor qualidade no País, há um bug que não permite o agendamento aquando da receção da mensagem