NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Aumentos abusivos relativamente ao contratado!

Carlos Simões apresentou a reclamação
19 de setembro 2021
Na fatura deste mês fui vítima de um aumento de €1,5 em relação ao valor contratado. Fiz um contrato de 24 meses em dezembro último e agora, menos de 1 ano depois, a NOS aumenta o valor contratado em mais de 5%. Não existe qualquer base legal para este aumento, trata-se de um aumento arbitrário e abusivo relativamente ao contratado. A comunicação deste aumento, a ter existido, foi escondida numa qualquer fatura que ainda não encontrei e este facto, só por si, já deveria ser considerado abusivo! Se há um aumento ou alteração que prejudica o cliente, ele tem que ser avisado por um meio eficaz (SMS, email ou carta)! Esta prática tem que ser controlada pela entidade reguladora!
Segundo a NOS a empresa não procedeu a aumentos na faturação em janeiro (nem deveria num contrato feito em dezembro) e agora atualiza os preços de acordo com a inflação e IPC, num valor médio de 0,34%. O meu preço contratado era de €28,99, como passou para €30,49, estamos a falar de um aumento superior a 5%, isto quando o INE a 12 de julho indica uma inflação de -0,3%, um IPC de 0,5%, com IPC harmonizado de com uma variação homóloga de -0,6% com variação média nos 12 últimos meses de -0,2%.
A resposta em si por parte da empresa é abusiva, diz que é legal e a informação DEVE ter sido comunicada.
Se a empresa garante aquando dos contratos, informação gravada pela própria, que o valor é garantido durante a vigência do contrato, porquê estes aumentos? O contrato serve para algo ou apenas para prender clientes? Só uma das partes é que é obrigada a cumprir o estipulado no contrato que muda ao sabor das vontades e objetivos a atingir?
Exijo a reversão imediata desta situação, restituição do valor que vou me vai ser abusivamente cobrado no final deste mês e manutenção do valor contratado até ao final do contrato! Pedi também a intervenção da ANACON para que estes abusos cessem imediatamente e haja uma comunicação eficaz por parte das empresas, não escondido numa fatura que ninguém lê a não ser que se sinta roubado! É uma forma abusiva de trabalhar e lesar os clientes!
Os contratos têm que valer alguma coisa! No limite podemos estar a falar de um contrato com valor melhor que a concorrência, que após terminado o prazo de rescisão pode passar para o dobro ou mais!!! O que é isto? Quem protege os clientes? Exijo o cumprimento do contrato com o qual me comprometi e que tenho cumprido à risca!
Já foi apresentada queixa no livro de reclamações!
Data de ocorrência: 2 de setembro 2021
20 de setembro 2021
Caro/a cliente,
Asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.
Obrigada
30 de setembro 2021
Caro cliente, em sequência da situação reportada, e após e-mail, consideramos que a situação foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
30 de setembro 2021
A situação não pode ter ficado esclarecida porque não tem pés nem cabeça!

ESTA EMPRESA ABUSA DOS CLIENTES ATRAVÉS DOS CONTRATOS LESIVOS QUE FAZ (PONTO!)!

Um cliente analisa o mercado, escolhe a melhor oferta de mercado com a garantia que à exceção da inflação o preço contratado é para manter, compromete-te (fica preso) a um contrato de 24 meses e a empresa, depois de ter garantido a fidelização do cliente, altera as condições contratadas unilateralmente e de forma dissimulada!
Não há uma comunicação eficaz das alterações que unilateralmente decidem! Escondem a informação numa fatura em letras pequenas.... nem sequer há um espaço de mensagens! Essas mensagens deveriam ser enviadas por SMS, email ou carta, ou então aparecer no texto do email quando enviam a fatura! (Alertamos que vamos proceder a alterações contratuais, consulte a fatura! (NO MÍNIMO!!!!)
Mais, e se eu tivesse visto essa informação e não estivesse de acordo com as alterações (como não estou!)? Tinha que ir novamente para o mercado? Andei a negociar um contrato de 24 meses em dezembro e em setembro tenho que ir procurar outro e negociar para mais 24 meses (ou mais uns meses?)???

A justificação é que aproximaram os preços à referência de mercado! A sério? E a negociação que fizemos? A justificação que tive em dezembro para não ir para outra empresa é que esta era mais barata que essa referência de mercado... ISTO É UM ROUBO DESCARADO!

ABUSO! ROUBO!

Quantos destes clientes vão continuar a confiar nesta empresa? Se forem como eu, nenhum!!!
Não há como responder a isto! São factos!
11 de novembro 2021
É que nem se dão ao trabalho de responder. Ah e tal foi respondido por email... Aumentamos os preços para os ajustar ao mercado, é esta a justificação? Em que ponto do contrato é que está este motivo para aumentar os preços?

Estamos a saque!!!
11 de julho 2022
Caro/a cliente,

No seguimento da reclamação apresentada, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Serviço ao Cliente - NOS
Carlos Simões avaliou a marca