NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Fornecimento abusivo de dados de cliente a empresas de marketing em nome da Operadora

JMRP apresentou a reclamação
27 de novembro 2017

Venho por este meio efectuar uma queixa por situação abusiva e recorrente da operadora em relação ao fornecimento de dados pessoais para contactos de telemarketing por parte de sub-empresas/sub-empreitadas contratadas unica e exclusivamente para esses mesmos efeitos.

Hoje, bem como noutras ocasiões anteriores em tudo similares a esta, fui contactado por uma pessoa que se dizia funcionário por parte da Operadora atavés do número 936540128, questionando vários parâmteros para efeitos de avaliação de qualidade e oferta do serviço. Ao prontamente revelar desconhecer o meu processo de cliente bem como não lhe ser possível aceder aos dados que o próprio queria saber, e que saberia se fosse efectivamente funcionário da operadora, o mesmo admitiu que a situação se devia ao facto de efectivamente fazer parte do departamento de vendas e marketing de uma empresa contratada directa/indirectamente pela operadora para esses serviços.

A minha questão é: Quem deu autorização à operadora para a partilha de dados pessoais e confidenciais, quando no contrato que tenho assinado não está previsto NEM CONSENTIDO da minha parte tal facto?

Seria bom que esta situação recorrente fosse terminada. É uma situação abusiva, incompreensível por parte da operadora, demonstrando falta de seriedade, respeito, abuso de confiança e acima de tudo de pouco profissionalismo, tal como exigível pela legislação aplicável.

É uma situação agravada ainda pelo facto da operadora não fazer tais contactos no que se tratao do seu serviço de apoio ao cliente, aí sim, onde deveriam contactar os clientes quando o mesmo é requisitado por estes. O apoio ao cliente é uma situação vergonhosa, onde as pessoas que efectuam o atendimento se mostram desconhecedoras técnicamente dos problemas reportados.

Seria bom que a empresa em vez de recorrer e fornecer dados sem qualquer consentimento a sub empresas de marketing direccionasse os recursos para melhorar drásticamente o seu apoio ao cliente, também este muito deficitário em termos de qualidade de serviço, como tenho reportado às entidades competentes através do serviço do livro de reclamações.

Data de ocorrência: 27 de novembro 2017
18 de janeiro 2018
Olá Marco Reis, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Obrigado,

Serviço ao Cliente
19 de janeiro 2018
Boa Tarde,

Desde 27 de Novembro último que aguardo uma resposta que justifique o que escrevi.

Sem mais de momento,
MR
23 de janeiro 2018
Olá Marco Reis, em sequência do contacto telefónico estabelecido hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Hélder Serol
5 de fevereiro 2018
Viva,

Efectivamente e aparentemente, apesar do tempo excessivamente demorado no tratamento das reclamações como é hábito da NOS até mesmo pelas restantes vias de contacto, a situação foi minorizada.

Houve de facto a inclusão de dados pela operadora de forma absolutamente contrária ao manifestado por mim aquando do contrato de prestação de serviços, sendo que o fornecimento de dados a outras entidades sem consentimento constitui uma clara violação aos direitos à protecção de dados por parte da operadora.

Infelizmente estas situações ficam impunes pois as entidades reguladoras servem apenas para desperdício de dinheiros públicos.

Espero que esta situação não se repita, por parte da operadora como tem sido de conhecimento público.

MR
JMRP avaliou a marca
12 de dezembro 2020

Horrivel, o serviço prestado pela entidade visada é horrível. Sem qualquer respeito pelos direitos dos clientes. Infelizmente o regulador anda a "dormir".