NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Novo router da nos - publicidade enganosa

Andrea Cassia Alves
Andrea Alves apresentou a reclamação
30 de setembro 2018

No dia 23 de agosto de 2018, foi feito através de um contacto telefónico uma alteração de contrato em que meu serviço passaria do Pacote NOS4 com 100mb de internet para o Pacote UMA com 200mb de internet, essa alteração implicava uma deslocação técnica, visto que tanto a box como o router teriam que ser substituídos por novos, uma vez que não teriam capacidades de comportar as alterações contratuais.
No dia 29 de agosto de 2018, recebi o técnico à casa que procedeu à substituição da box e do router, nessa altura solicitei que fosse alterado a localização do router dentro de casa, visto que o anterior router estava localizado na sala, que fica em uma das pontas da casa, o que fazia com que o router tivesse dificuldades em cobrir, na rede wi-fi, toda a área da casa e também diminuía o sinal que lhe chegava via cabo, uma vez que o cabo após entrar na casa, passava por um repartidor, 10m de cabo, outro repartidor e por fim 0,5 metro de cabo. Com a nova localização o novo router ficou a beneficiar do facto de estar numa zona mais central da casa, facilitando assim a cobertura wi-fi em toda a área da casa e ficando mais perto da entrada do cabo que passou a ter apenas um repartidor e 0,5 metro de cabo. Já nessa altura percebi que o técnico teve dificuldade com a instalação do router, pois ouvi-o a falar ao telemóvel, penso que com os serviços da NOS, que o router não estava a sincronizar. Entretanto, lá sincronizou e ficou operacional.
Durante alguns dias após a instalação o cenário era este, internet fraca e sinal wi-fi falhando constantemente. Comecei a alterar as definições às quais tenho acesso de forma a tentar melhorar o sinal e nada dava certo.
Ligo para o serviço de apoio ao cliente no início da tarde e queixo-me da situação. É me informado que realmente havia um bloqueio e que o router iria ser reiniciado e que se o router continuasse a trabalhar mal para voltar a ligar, pois iriam enviar um técnico. Após essa intervenção o router começou a reiniciar sozinho e constantemente, volto a ligar para o serviço de apoio ao cliente que marca a deslocação de um técnico para ver o que se passava com o router e uma possível troca do mesmo.
No dia 10 de setembro, recebi pela segunda vez um técnico em casa, verificou a ligação dos cabos e detetou, segundo o mesmo, que o repartidor instalado anteriormente estaria mal instalado e que haverá uma dificuldade no exterior. Retificou a instalação e chamou uma equipa de exterior, pelo menos é o que deduzo, visto que da parte da tarde uma segunda equipa bateu em minha porta e esteve a verificar a ligação na rua e no interior do prédio.
O router deixou de reiniciar sozinho, porém o sinal wi-fi continuou falhando constantemente e a internet muito fraca.
Nova chamada para o serviço de apoio ao cliente, testes de velocidades da internet na rede wi-fi feitas por mim com o portátil à frente do router e cujo resultado variava entre o mau (20mb de download) e o muito mal (8mb de download). Nova deslocação marcada, agora sim para trocar o router.
No dia 20 de setembro recebo pela terceira vez o técnico à casa, alguns testes e lá procede a troca do router, porém sou surpreendido com alguns comentários por parte do técnico. Primeiro, porque o técnico vinha com a indicação que eu teria mudado a configuração do router, o que a meu ver não faz sentido visto que só alterei ao que me é dado acesso a alterar e se alterei foi no intuito de melhorar o mal serviço que estava a ser prestado. Segundo, porque o mesmo me disse que essas alterações levantavam suspeitas de atos ilícitos. Pergunto eu, que ato ilícito posso ter ao alterar apenas o que me é permitido alterar ? Se me fosse dito você violou a segurança do router e alterou informação do qual só a NOS pode ter acesso, tudo bem. Mas eu apenas alterei o que me é permitido alterar e no intuído de melhorar o mau serviço prestado. Onde está o ato ilícito ?
Router novo… problemas velhos ! Só nessa noite num espaço de 2 horas reiniciou 3 vezes sozinho. A nível do wi-fi notou-se alguma melhora, apesar de continuar mau.
Nova chamada, e foi-me dito que o caso seria analisado e que eu esperasse um contacto por parte da NOS num prazo de 3 dias.
No fim de 4 dias e sem nenhum contacto por parte da NOS, nova chamada, e não sei mais quantos testes, e, nova deslocação marcada. Nessa chamada ficou bem informada que se dessa vez não ficasse resolvido o próximo técnico a entrar em casa será de outra operadora. Mais solicitei que não enviasse o mesmo técnico que foi enviado da última vez, devido aos comentários despropositados.
No dia 25 de setembro, surpresa: o mesmo técnico da última vez. Até foi bom, porque assim lhe disse que apesar de não concordar que estava a cometer um ato ilícito, não tinha mexido em nada no novo router e que mesmo assim continuava com um serviço medíocre. Novas mexidas nos cabos, medidas de sinal dentro de casa, no prédio, na rua e passado uma hora foi embora sem deixar nenhum relatório em papel, relatório esse que recebo por mail e sem menção nenhuma do que foi feito na deslocação.
O router parou de reiniciar, o wi-fi melhorou mais um pouco até a noite seguinte, quando o router reiniciou sozinho após ligarmos 1 portátil e 3 telemóveis à rede 2,4Ghz e 1 portátil à rede 5Ghz. Voltei a simular a situação e é verdade o router reinicia quando tenho 3 ou 4 aparelhos ligados simultaneamente ao wi-fi. E pior ! A minha smartbox que no inicio se ligava à rede 5Ghz, passou a dizer que a mesma está desligada e agora nem reconhece a existência da mesma.
Conclusão, mudei o contrato porque me foi prometido um serviço melhor, mudei o local do router para melhorar a sua localização em relação a área da casa e em relação a entrada do sinal na casa e o que obtive foi um equipamento francamente inferior ao anterior, uma péssima cobertura wi-fi, suspeitas de ser uma pessoa de má índole e 4 manhãs sem ir trabalhar.

Data de ocorrência: 30 de setembro 2018
2 de outubro 2018
Olá, Asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigada,
Serviço ao Cliente
11 de outubro 2018
Olá, em sequência de comunicação escrita enviada no dia 11/10/2018,
consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Serviço ao Cliente
Andrea Cassia Alves
Andrea Alves avaliou a marca
5 de novembro 2018

Infelizmente a marca esta a perder qualidade de serviço na sua rede, adiando o inadiável esta a por em causa a sua própria sustentabilidade.