NOS

NOS - Renegociação unilateral sem consentimento do cliente

Susana Aleixo
Susana Aleixo apresentou a reclamação
17 de outubro 2019
No dia 26/8/2019 cancelei contrato com a NOS (cuja fidelizaçao de 2 anos estava a terminar a 4/9/2019) e assinei contrato com a Vodafone. Como é procedimento habitual entre operadoras, o gestor de conta da Vodafone enviou para a NOS o fax do documento de cancelamento assinado pelo meu marido (titular da conta). Tenho comigo o comprovativo desse envio (que não anexei pois só consigo anexar 1 documento) e a propria NOS já me confirmou que recebeu esse documento (confirmado por pelo menos 3 pessoas nos vários contactos telefonicos que fiz nos ultimos 2 meses).
A NOS já estava informada por mim, antes de Agosto, que eu não tinha qualquer interesse em continuar a trabalhar com eles, nao só pela má qualidade do serviço mas principalmente por tentativa de fraude no passado contra uma pessoa da NOS chamada Eva Bras (situaçao esta reportada tambem atraves da provedoria do cliente). Ainda assim, apesar de dizerem que nao nos iam contactar mais, o pesadelo continuou, e continua.
Após o envio do fax de cancelamento, continuo a receber sms da NOS a pedir pagamento de serviços (cancelei debito directo no ultimo dia do contrato, depois de pagar o que era devido à NOS).
Contudo, continuei (e continuo) a ser massacrada com contactos (telefone, SMS, email). Nos ultimos 2 meses tenho gasto dezenas de euros a ligar para a linha de atendimento da NOS a exigir que parem de me contactar. Questionei logo no primeiro contacto que fiz por que razao continuo a receber pedidos de pagamento se já cancelei contrato, ao que me respondem (a coisa mais absurda que já ouvi) que no dia 26/8 (precisamente o dia que cancelei contrato) uma pessoa da NOS chamada Nuno Fonseca supostamente ligou para o meu marido que lhe disse que queríamos continuar com o contrato???? Assim, de acordo com a NOS, nao cancelaram o serviço e temos que continuar a pagar??? Como é evidente, isto NÃO É VERDADE! Por que carga de água iriamos nós no dia em que cancelamos o contrato e assinamos com outra operadora, dizer a alguem da NOS que o contrato é para manter?
Pedi por varias que este Nuno Fonseca me ligasse para me explicar que telefonema foi esse, ao que das varias vezes que falei com a NOS (sempre com supervisores diferentes) sempre disseram "claro, vamos já fazer um pedido interno para que esse colaborador entre em contacto consigo". Como se esperava, nunca recebi essa chamada, apenas mais contactos para pagamento de serviço. Informei, em todas essas chamadas que fiz, que o fax de cancelamento foi enviado a 26/8, sendo que me foi confirmado que SIM, O FAX FOI RECEPCIONADO. Mas, como houve esse alegado contacto no mesmo dia, nao consideraram o cancelamento!!??
Para melhorar ainda mais esta situaçao já de si a cheirar a fraude, ontem, dia 16/10, recebo uma chamada telefonica da NOS para dar seguimento ao meu pedido de renegociação de serviços??? Perguntei à sra da NOS (Alexandra Morais, e já agora tenho varios nomes anotados) se era uma brincadeira de mau gosto, e toda a conversa a partir daí foi surreal. Esta pessoa disse-me inclusive (depois de eu dizer pela zilionesima vez que cancelei contrato a 26/8) que foi verificar e o fax estava ilegivel (???) e que tinha que enviar nova documentaçao. Evidentemente que não vou enviar mais informaçao nenhuma, nem pagar mais um centimo a esta empresa. E já agora, se o documento estava ilegivel, porque nao mo disseram das outras vezes que me confirmaram que sim, que o documento foi recepcionado e estava no sistema? Esperam que o cliente adivinhe que está ilegivel?? Só mais um exemplo de MÁ FÉ!
Desliguei o telefone a esta senhora e qual o meu espanto quando recebo de imediato um email da NOS assinado por uma Clara Vidal (serviço de apoio ao cliente da NOS) a agradecer o meu pedido de adesao aos serviços!! Inclusive com um documento em anexo chamado "comprovativo de compra" (que anexo neste email e agradeço que fique privado pois contem dados pessoais) com os nossos dados para assinarmos para dar seguimento à activaçao do serviço!!
Pergunto-me se estarei a lidar com criminosos ou com gente estupida, ou ambos. Só posso interpretar este facto como uma fraude ou engano para com o cliente. Se o engano foi deliberado, é fraude e má fé, se foi inconsciente, mostra estupidez, incompetência e falta de formação dos colaboradores. Em caso da não resolução do problema apresentarei queixa na DECO e eventualmente em tribunal, por fraude. Em ambos os casos EXIGO QUE SEJAM ESCUTADAS AS CONVERSAS ENTRE MIM E OS COLABORADORES DA NOS.
Esta situação é INACEITÁVEL e VERGONHOSA e só mostra a MÁ FÉ DA NOS, e é uma prática comercial que será igualmente comunicada à ANACOM. O cliente está a ser literalmente enganado e as autoridades competentes deviam investigar as práticas desta empresa
Data de ocorrência: 17 de outubro 2019
NOS
7 de abril 2020
Caro cliente, em sequência da situação reportada, confirmamos que a mesma ficou resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente