NOS

NOS - Rescisão por justa causa

Nelson Fernando Dias Rodrigues Santos
Nelson Santos apresentou a reclamação
20 de outubro 2014

Ana Rita da Silva Lopes, cliente n.ºC831671972,com o contribuinte n.º 252955722, com serviço Zon Empresas e pacote CAFÉS E RESTAURANTES FIBRA COM BTV, na Rua Bairro do Outeirinho n.º8 R/C – Outeirinho, 2005-326 Santarém, vem por este meio pedir a rescisão imediata de contrato com a ZON/NOS, devido ao facto de se sentir lesada e gozada em relação aos vossos serviços administrativos, pelas razões abaixo indicadas.

Devido ao facto de uma incapacidade de pagar a facturação dos serviços, os mesmos foram-me cancelados por falta de pagamento e muito bem, visto estar em falta para convosco. Foi efectuado um plano de pagamentos, o qual foi cumprido, com o valor acordado por ambas as partes sendo que em Julho deixou de ser cumprido devido ao facto de não ter recebido a factura por correio, (não sei se por problemas nos correios ou se a factura não chegou a sair dos vossos escritórios) quando liguei para os vosso serviços a expor a situação e onde me informaram que já teria passado a data limite de pagamento, e que teria que pagar o valor total ou 30€ para fazerem um novo plano de pagamentos) após tudo isso desligaram os serviços a 07 de Julho de 2014, curiosamente sem nunca ter recebido factura alguma. Liguei para o apoio ao cliente (2 ou 3 vezes) os quais me informaram dos procedimentos a realizar para efectuar novo plano de pagamentos, incluindo o pagamento de 30€ para ser de mais rápida solução. (O que não se verificou)
Dia 08 de Julho de 2014, segunda-feira, desloquei-me à loja NOS em Santarém, na qual aguardei cerca de 1 hora para ser atendido, após isso deixei, na loja, os documentos pedidos pela vossa colaboradora via telefone, tendo o vosso colaborador da loja, o qual não sei precisar o nome, mas sei quem o mesmo é. O mesmo confirmou a documentação e leu-a, estando tudo em perfeitas condições, disse para não me preocupar que estava tudo entregue e saí da loja.
Quando regressei ao estabelecimento, liguei para a linha de apoio ao cliente, informei que já tinha entregado (na loja) a documentação pedida, tendo-me esta informado que deveria aguardar por uma chamada telefónica do gabinete de facturação a confirmar o plano de pagamentos. Assim o fiz. Como ao fim de 4 dias não havia maneira de receber a tal chamada, liguei novamente para o apoio, de onde me informaram que já tinham tentado o contacto comigo, coisa que estranhei, visto nunca desligar o telemóvel e estar sempre presente no estabelecimento e não ter nos registos qual tentativa de contacto que números que não estivessem gravados nos mesmos. Pedi para que se fosse possível, dar um “forcing” a fim de me ligarem, visto tratar-se de um estabelecimento e ser necessário por ter os canais Sport Tv, tendo a vossa funcionária, segundo a mesma anotado essa situação e dito novamente que teria que aguardar a dita chamada. Passando-se mais uma semana. Efectuei diversas chamadas, (como poderão confirmar mas chamadas por vós recebidas ou pelas feitas por mim, ou ainda pelas gravações visto eu dar sempre autorização para gravarem a chamada) onde me diziam que teria que aguardar pela chamada de confirmação do plano de pagamentos, novamente a todos eles disse tratar-se de um estabelecimento que necessitava dos serviços ligados, e que já tinha tido prejuízo a nível de facturação, devido a todo este transtorno. Já no final do mês de Julho e aquando de mais um telefonema é que me informaram que não tinham documento nenhum nas vossas instalações (o tal que entreguei na vossa loja em Santarém). Tive, mais uma vez, que me deslocar à loja e após mais 1 hora de espera, lá fui atendido perguntando o que se passava com a documentação que entreguei, procuraram, procuraram e não encontravam nada, só após a chegada (do almoço) do funcionário que recebeu a documentação assinada, é que deram com a mesma. O individuo não enviou a documentação (e outro monte delas que lá estavam) para as vossas instalações porque não sabia enviar, isto com a desculpa que tinham mudado o sistema para as enviar. Ora com tudo isto, estive 1 mês sem serviço e perdi dinheiro, por não ter Sport Tv, indo os clientes embora sem consumirem, claro está.
Após toda aquela situação a senhora Susana Martins, vossa funcionária da loja em Santarém, da qual só tenho bem a dizer, muito atenciosa e empenhada a solucionar o problema, lá conseguiu enviar a documentação. Ausentei-me da loja NOS, e mais uma vez à chegada ao meu estabelecimento liguei para o apoio ao cliente, agora a fim de poder finalmente ter a ligação do serviço reestabelecida. Quem me atendeu confirmou que a documentação já se encontrava no vosso sistema mas mais uma vez tive que ficar a aguardar um contacto de confirmação. Só a 08 de Agosto é que o serviço foi reactivado, já tinha, eu, uma carta escrita para vos enviar a pedir a rescisão de contracto, carta que nessa data foi guardada devido a terem reestabelecido o serviço e a eu necessitar do mesmo.
A factura nº F08141580187, do mês de Agosto chegou com o valor de 79,16€, já com o acordo do plano de pagamentos incluído, factura que foi paga dentro da data limite de pagamento que era 15 de Setembro de 2014.
Ora qual não é o meu espanto quando dia 03 de Outubro de 2014 recebo a vossa factura nº F09141619976, com o valor a pagar de 320,40€ com indicação de incumprimento de acordo de pagamento a 16/09/2014 e pagamento nos CTT a 17/09/2014. Liguei mais uma vez para o apoio ao cliente, onde fui atendido pela senhora Sandra Ferreira, a qual esteve a verificar tendo na primeira vez dito que não tinham recepcionado qualquer pagamento, informei-a do ocorrido, esteve a verificar novamente e lá disse que o pagamento foi efectuado a dia 17/09/2014, que é a indicação que têm no vosso sistema. Após toda esta conversa a senhora disse que se poderia resolver a situação eu informei que resolveria sim, mas com a DECO.
Não tenho culpa se os CTT só vos enviaram o pagamento a 17, mas vocês devem ter o talão com uma vinheta de pagamento igual à que tenho. A factura foi paga dentro da data limite e desafio-vos a que me apresentem provas em contrário.
Tudo bem que estive em incumprimento para convosco, ao não efectuar os pagamentos anteriores ao plano de pagamentos, mas em toda esta situação do não recebi a factura, do aguarda chamada, e não temos cá documentação nenhuma considero ter havido da vossa parte falta de profissionalismo do elemento da loja em Santarém que recebeu os documentos e mau tratamento de documentação importante e gozo para com o cliente (eu).
Assim como é muito estranho hoje dia 09 de Outubro, receber correspondência vossa com aprovação de um plano de pagamento que nem sequer pedi, datado de dia 03, curiosamente, o dia em que liguei a pedir esclarecimentos sobre a situação, tendo informado a pessoa que iria recorrer à DECO e rescindir o contracto.
Foram mais rápidos a fazer uma coisa que não pedi do que quando pedi em Julho.
Deste modo, considero por tais motivos estarem reunidas as condições de rescisão por justa causa do contrato que me ligava à ZON/NOS, não existindo qualquer fidelização que me possa ser exigida.
Mais informo que a mesma informação irá para DECO (Associação de Defesa do Consumidor), bem como reclamação para a ANACOM.

Data de ocorrência: 20 de outubro 2014