54.8
Octilus Portugal

Octilus.pt - Política de atenção ao cliente deplorável

Frank Oliveira apresentou a reclamação
19 de janeiro 2017

No passado dia 16 de Dezembro de 2016 realizei uma encomenda na página octilus.pt, com a referência interna #600156408, constando de uma bateria original para um LG G4 e uma película de protecção de ecrã de vidro temperado, no valor de 18.99€, seleccionando como método de entrega o serviço CTT Correios.

A octilus indica como prazo de entrega máximo 5 a 7 dias úteis, após a data de envio que, segundo o seu representante, terá ocorrido no dia 21 de dezembro de 2016.

Realizei já duas encomendas depois desta, uma 5 dias depois e outra 24 dias depois, já a 9 de janeiro deste ano, sendo que ambas foram já recepcionadas, no entanto a encomenda com a referência #600156408 ainda não chegou.

Contactando os serviços de apoio ao cliente da octilus, pedem-me que aguarde um pouco mais atentando a que a época de natal e da passagem de ano se tratou de uma época mais atarefada e que podia ser a causa do atraso e eu assim o fiz, embora não faça sentido dado que a encomenda que realizei 5 dias depois chegou ainda antes do final de Dezembro.

Continuando sem receber a encomenda, torno a contactar o apoio ao cliente da octilus e desta vez dizem que devo esperar ente 8 a 24 dias úteis quando esta não é recepcionada no tempo regulamentar de entre 5 a 7 dias úteis, sendo que no final desse prazo,caso não recepcionasse a encomenda poderia optar pelo reenvio ou pelo reembolso, nas palavras da assistente:

"...O seu pedido já saiu do nosso centro de distribuição há mais de 7 dias úteis. Saiu no dia 21/12/16. Por circunstâncias alheias à Octilus, poderá ocorrer uma demora de 8 a 20 dias úteis para a entrega do seu pedido, devido ao elevado numero de pedidos na sua zona. No caso de que não o receba passado este prazo, consideraremos o pedido extraviado e será possível reclamar para atuar em consonância..."

E eu, uma vez mais, predispus-me a esperar embora já nada satisfeito com um serviço de apoio ao cliente que demora 3 a 4 dias a dar resposta aos meus emails, atrasando ainda mais a resolução do problema.

Excedido o prazo máximo expectável para a entrega de 20 dias úteis e ainda sem ter recepcionado a encomenda, torno a contactar a octilus no sentido de pedir que efetuem o reenvio da encomenda, preferindo esta opção sobre o reembolso e a resposta que obtenho, contrariando o que me indicaram no email acima indicado, foi a seguinte:

"...para confirmar o extravio necessitamos de contactar com os CTT de Portugal para perceber onde está o seu pedido.
Abrimos por isso uma reclamação junto a correios, esperamos uma resposta breve para assim solucionarmos de imediato este problema..."

Ou seja todo este processo foi uma acumulação visível de obstáculos e transtornos visando atrasar a resolução do problema, com uma postura muito pouco profissional e uma política de apoio ao cliente muito pouco ou nada ética e responsável, efectivamente deplorável.

Uma vez mais conseguem arranjar uma outra desculpa para atrasar a resolução do problema e efectuar o reenvio do material pelo qual paguei de imediato no dia 16.12.16.

Os problemas que a Octilus tem com os seus serviços de entrega, em nada me dizem respeito enquanto cliente e deverão ser resolvidos entre ambos. A única entidade que deve ser responsabilizada é a octilus que é realmente a entidade à qual realizei a encomenda e que tem procurado de várias formas evitar a resolução do meu problema mesmo quando demonstrei, vezes sem conta, predisposição e boa vontade em esperar.

Os argumentos apresentados pela octilus para o atraso são contraditórios e irregulares e portanto seriamente questionáveis e são eles próprios o motivo do atraso.

Tenho criteriosamente guardados todos os contactos realizados caso seja necessário provar o acima exposto.

Data de ocorrência: 19 de janeiro 2017
24 de janeiro 2017
Estou neste momento a aguardar que a Octilus efetue o reenvio. Agraço pelo facto de se predisporem a resolver a situação
Frank Oliveira avaliou a marca
24 de dezembro 2021