88.2
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Conta banida

Ricardo Farinha apresentou a reclamação
31 de agosto 2021
Num negócio realizado em Dezembro de 2020, fui acusado de ser burlão (por causa de 8€, se não me falha a memória). Ressalvo que foi da iniciativa do comprador fazer a transferência desse valor para reserva do produto.

Por algum motivo que me é alheio (e da inteira responsabilidade do OLX, pois não foi a primeira vez que aconteceu), as mensagens de chat não são recebidas embora apareçam no emissor como sendo enviadas e lidas.
No entanto, um familiar do comprador fez-se interessado no produto por telefone e agendamos fazer negócio.
Como o comprador original não me dizia mais nada, decidi restituir o valor também por transferência bancária.
No dia do negócio tudo foi explicado e esclarecido com o familiar do comprador, efectivando-se o negócio.
Mas... O comprador original já tinha feito queixa ao OLX, que me baniu a conta.

Agora faço aqui as minhas considerações enquanto consultor de TI há mais de 20 anos:

Primeiramente e acima de tudo, não preciso de sujar o meu nome por uns míseros 8€.

A equipa do OLX pode actuar seguindo em conformidade com os seus termos e condições, nada contra.

O que é moralmente condenável é tomar tais decisões sem ouvir todas as partes envolvidas.

Mais adianto que a situação foi esclarecida e regularizada com a parte queixosa (comprador), acabando o negócio por ser efectivado.
Podem aferir desta situação se se derem a esse trabalho.

É no mínimo deplorável uma plataforma não ter resolução de conflitos e, consequentemente, que toma medidas discriminatórias e difamatórias.

Enganem-se se esperam que o OLX tenha sucesso com pessoas insensíveis ao leme e com scripts de pseudo-segurança escritos em cima do joelho.
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2020
Olá, Ricardo Farinha.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #64249021 (2021-08-31).

Até já,
A equipa OLX.
31 de agosto 2021
Adiciono que rejeito qualquer tipo de resposta "standard" da vossa parte com o seguinte conteúdo:

"Olá, Ricardo. Boa Tarde.

Obrigada pelo tempo que disponibilizou para nos contactar.

Informo que, por motivos de segurança da plataforma, a sua conta está bloqueada e não será reativada. Ao OLX cabe o direito de limitar o acesso ao serviço sempre que verifica a existência de listagens ativas que possam pôr em causa a segurança dos restantes utilizadores.

Aconselhamos a consultar os Termos e Condições [link] para esclarecimento. Relativamente a esta questão, o OLX não responderá a quaisquer outros contactos.

Agradecemos a sua compreensão.
Até já,"
2 de setembro 2021
Olá, Ricardo Farinha.

Irá ser feita uma reanálise à situação que nos reporta e retomaremos o contacto assim que tenhamos informações adicionais.

Até já.

A Equipa do OLX.
2 de setembro 2021
Boa tarde.

O termo "reanálise" não se aplica neste caso porque, como já disse, não ouviram todas as partes envolvidas (nem nunca estiveram interessados em ouvir a minha parte, facilmente comprovado pela troca de emails) e decidiram unilateralmente cancelar o serviço prestado ao abrigo dos vossos termos e condições.

Por consequência, fico à espera do resultado da vossa análise ao caso apresentado.

Cumprimentos.
Ricardo Farinha.

Obrigado pela resposta.

Enviámos-lhe uma mensagem privada com algumas informações adicionais, aguardamos resposta.

Ficamos a aguardar.

A Equipa do OLX.
Boa tarde.

Seguem em anexo os comprovativos de transferência da devolução do sinal (devolvido a 03/12 quando soube que iria fazer negócio a 04/12) e da transferência do valor total do produto no dia do levantamento do mesmo.

Quanto ao facto de vocês não conseguirem contactar o comprador, a culpa é inteiramente vossa.
Se se tivessem dignado na altura a ouvir todas as partes envolvidas, nada disto teria acontecido.

À espera que me desbloqueiem a conta, me subscrevo.
Esta resposta tem um anexo privado
Esta resposta tem um anexo privado
Olá, Ricardo Farinha.

Agradecemos desde já a sua resposta e o envio dos ficheiros.

Estamos a analisar a situação e esperamos ter uma resposta em breve.

Agradecemos desde já a colaboração e compreensão.

Boa tarde.

Espero resposta célere à queixa aqui apresentada e aos factos que provam que não burlei ninguém, nem nunca pus em risco a vossa plataforma ou qualquer um dos vossos utilizadores.

Ao dispor.
Boa tarde Ricardo.

Obrigado por ter aguardado um contacto da nossa parte.

Vamos-lhe enviar uma mensagem privada com as devidas informações acerca do resultado da análise desta questão.

Olá, Ricardo Farinha

A situação que nos reportou foi resolvida via mensagem privada pelo que iremos fechar esta reclamação.

Caso tenha alguma questão, continuamos ao dispor via www.olx.pt/contactos .