88.2
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Fraude em compra de livros com vendedor ativo e a continuar a enganor

Rogério Gil Ferreira Brasil
Rogério Brasil apresentou a reclamação
1 de novembro 2016

Problemas:
-Comprei um livro ao suposto vendedor burlão num primeiro momento (8,5€) e outro livro num segundo momento (4€). Antes do pagamento da minha parte, a comunicação foi sempre fluida e fácil. A partir do pagamento da minha parte, todos os passos da parte do suposto vendedor burlão tiveram problemas e entraves. Após o pagamento dos 2 livros e envio imediato do respectivo comprovativo, dias depois recebi 2 mails do vendedor, sendo que no primeiro mail o vendedor burlão me disse que os dados não estavam corretos e se os podia enviar novamente, algum tempo depois recebi outro mail a dizer que o erro era da parte do vendedor burlão e para eu ficar descansado. Após a situação anterior, verificou-se uma demora em receber os livros desde que efectuei o pagamento dos livros (dia 7 de Outubro) até ter algum tipo de informação da parte do vendedor burlão novamente a confirmar que me ia enviar os 2 livros juntos (14 de Outubro).
No dia 24 de Outubro ainda não tinha nenhum tipo de informação de os livros terem sido enviados e pedi informações ao vendedor burlão, ao que este me respondeu de forma muito suspeita num primeiro momento a dizer que tinha estado doente e que os CTT tinham tido atraso nas suas encomendas. Nesse mesmo dia á tarde enviou-me nova informação que nos CTT tinha arrebentado um cano e um dos meus livros tinha ficado danificado.
Fiquei extremamente desagradado com a situação, pois não se devia apenas a uma causa, mas a um conjunto delas, e cada uma mais incrível que a interior e difícil de acreditar, pois passou UM MÊS após o pagamento ser efectuado e devido a todas estas situações suspeitas, não recebi os meus artigos nem a devolução do valor dos mesmos.
Mostrei o meu desagrado de forma educada e nunca obtive resposta mesmo com a informação de que a minha mensagem tinha sido lida por parte do vendedor burlão.
Enviei nos dias seguintes novas mensagens a requisitar resposta sobre a situação dos livros que já HAVIA PAGO HÁ UM MÊS E NÃO OS TINHA RECEBIDO NEM O VALOR DOS MESMOS, e nunca obtive resposta.
Após o meu desagrado e tendo em vista ter sido burlado e que o utilizador burlão tinha mais artigos á venda como se fosse uma coisa perfeitamente normal, informei o vendedor burlão que aguardava a sua resposta até ao final do dia, caso contrário ia apresentar queixa na PSP ao que este me respondeu o seguinte:
“Boa noite,
Sr Rogério, a sua encomenda vai a caminho, não gosta de esperar ? Aprenda a esperar, eu esperei 2 meses para o senhor comprar os livros. Eu não lhe vou devolver dinheiro nenhum, quer receba os livros, quer não receba os livros. O senhor está a ser chato, rude e estúpido, eu ia lhe enviar o dinheiro de volta do primeiro livro e oferecer-lhe mais dois, mas devido à sua atitude já não o vou fazer. Portanto se não receber os livros, desemerde-se! E quanto à PSP, boa sorte a apresentar queixa.
Minha última mensagem.
Boa Noite.
Paulo Matos”

O QUE PRETENDO AO APRESENTAR ESTA QUEIXA:
Que o meu dinheiro me seja devolvido ou os artigos que comprei e que o utilizador Paulo Matos (https://www.olx.pt/ads/user/2GYg/ ) seja apagado e que o seu mail (paulomjrm@gmail.com) seja impossibilitado de ser inscrito novamente no OLX.
Tive um caso semelhante no passado mas o utilizador foi apagado pelo próprio e dessa forma seria difícil conseguir punir o vendedor burlão e foi-me aconselhado reportar a situação á PSP. Nesta situação o utilizador está identificado e continua ativo a vender outros artigos s outros utilizadores e provavelmente a burlá-los também.

Data de ocorrência: 1 de novembro 2016
OLX
2 de novembro 2016

8 de novembro 2016

Boa noite
É sempre bom saber os nomes destes "vendedores" nem que seja para que criemos uma lista negra dos mesmi. Faço compras e tb vendo no OLX e verifiquei que o referido senhor continua lá a "vender" tranquilamente. A resposta do OLX é resposta tipo, inútil, e nada mais acontece. Fui burlada no Custo Justo, o comportamento da "vendedora" foi semelhante ao desse, quanto ao Custo Justo nem resposta...