56.1
GROPSUN - GRUPO ÓPTICO SUN PLANET PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA
  • Avenida Infante Dom Henrique, 333H, Edifício 4, 2º, Sala 27
  • info@opticalia.pt

Opticalia - problema que me é alheio e sem culpa nenhuma

Sonia Tome apresentou a reclamação
14 de junho 2022
Boa noite,

Comprei uns óculos na Opticalia em Bragança dia 10/12/2021. Apenas usei algumas vezes, porque nao via corretamente com eles, mas como tinha aumentado a graduação, pensei que ainda me estava habituar a esse aumento. Apenas ia usando em casa de vez em quando.
Preferia usar as lentes de contato, porque me adaptava melhor.
Um dia a limpar os óculos, deparei me com uma espécie de bolha dentro do vidro, mas não é perceptível a vista normal. Só se estiver a ver os óculos de uma determinada posição e ver com bastante atenção.
No dia 8/6/2022 fui à loja onde tinha comprado os óculos, Opticalia no shopping de Bragança, e apresentei a minha queixa sobre o defeito dos óculos.
No dia 14/6/2022 ligaram me para ir à loja buscar os óculos e disseram me que os óculos tinham sido colocados perto de uma fonte de calor.
O que me revolta é que os óculos mal foram usados e estiveram quase sempre na caixa onde tinham vindo, eram usados muito poucas vezes e em casa. Pois desde o primeiro que me sinto lesada, pois nunca os consegui usar muito tempo, pensei que era da graduação mas afinal deve-se aquela espécie de bolha.
Não aceito este veredicto e não me resigno, pois sei que tenho razão, nunca estiveram sequer perto de algo quente.
O defeito é algo muito pequenino e quase imperceptível, só mesmo de muito olhar e com bastante atenção e de um determinado angulo.
Custa me ter dado tanto dinheiro por uns óculos e não os usar e ainda mais quando estou a ser injustiçada com problema que me é alheio e sem culpa nenhuma.

Agradeço a resolução deste problema

Data de ocorrência: 14 de junho 2022
Opticalia
21 de junho 2022

Agradecemos o contacto e lamentamos que não esteja satisfeita com a compra que realizou na loja Opticalia em Bragança.
Perante a situação exposta vamos, enquanto sede, entrar em contacto com a gerência da loja em questão para verificar a avaliação realizada ao defeito na lente que indica.

Opticalia Portugal
Opticalia
23 de junho 2022
Cara cliente,

Tomamos conhecimento da sua reclamação, à qual damos resposta e para a qual já lhe foi dada resolução.
Tal como refere na sua reclamação, a compra foi efetuada no dia 10/12/2021. No dia 23/12/2021 foi contactada pela loja para controlo de satisfação e para acompanhamento relativamente à adaptação ao óculo, ao qual nos informou que estava bem adaptada e estava tudo bem com o óculo. Relembro também que no dia 28/12/2021 esteve presente na loja para realizar consulta de contactologia, e nunca referiu estar insatisfeita com o óculo. No dia 14/02/2022 também esteve presente na loja para levantamento de uma encomenda de lentes de contacto e também nessa altura nunca referiu estar desagrada, ou sentir-se lesada com a compra do óculo. Consideramos que da nossa parte, relativamente à adaptação ao óculo, sempre a colocámos à vontade para colocar qualquer tipo de questão ou até queixa, se fosse esse o caso. Ficamos até surpreendidos com esta questão, pois mesmo quando se dirigiu à loja no dia 08/06/2022 para efetuar a reclamação acerca do dano na lente, nunca referiu que nunca tinha visto corretamente com eles desde o início.
Acerca da reclamação, informo todo o procedimento adotado pela loja.
No dia 08/06/2022 dirigiu-se à loja com o óculo reclamando um defeito de fabrico na lente direita. Pedimos-lhe que deixasse o óculo em loja pois devido ao aspeto do dano, o mesmo teria que ser enviado para análise para o fabricante. Verificamos nesse dia que o dano era bastante profundo e visível, bem delimitado, que como refere visualmente parecia uma bolha, mas que ao toque, a lente afundava nessa zona. No próprio dia acionamos os meios que o fornecedor nos disponibiliza para estas situações e enviamos a lente para ser analisada.
No dia 14/06/2022 recebemos a lente em loja com a resposta do fornecedor o qual considerou que o dano não se devia a defeito no fabrico da lente, mas a algo acidental relacionado com a exposição a uma fonte de calor não identificada. Nesse mesmo dia foi contactada e informada da resposta do fornecedor. Nesse momento foi-lhe dada a possibilidade de um desconto, acima do normalmente praticado, para que, se fosse essa a vontade, pudesse efetuar a troca da lente, o que recusou.
Nesse mesmo dia, procederam ao levantamento do óculo, manifestando muito desagrado por toda esta situação e informando que procederiam a reclamação. No dia seguinte 15/06/2022, a gerência da loja, em consideração ao curto espaço de tempo da compra e à insatisfação apresentada em loja, deu autorização para troca da lente, sem qualquer custo para si, e com todo o encargo suportado pela loja. Tentamos contactá-la logo nesse dia, mas apenas nos atendeu o telemóvel no dia 16/06/2022, dia em que lhe demos conhecimento que procederíamos à troca da lente. Reforço que esta decisão não esteve diretamente ligada com a reclamação pública no portal da queixa, pois, apesar da mesma ter sido feita no dia 14/06/2022, a mesma só chegou ao nosso conhecimento no dia 21/06/2022.
No momento em que damos resposta, encontra-se a aguardar a chegada da lente e o nosso contacto, para substituição da lente danificada.
Tendo sido a reclamação feita numa plataforma pública, consideramos que o nosso direito de resposta para reposição de todos os factos teria que ser cumprido.
Reforçamos que todo o procedimento da loja foi sempre no sentido de ajudar à resolução da situação.

Atenciosamente,
A Gerência
Opticalia Bragança Shopping
5 de julho 2022

Situação resolvida. Numa primeira fase, fiquei um pouco triste com a marca, mas acabaram por me resolver a questão e fiquei satisfeita.

Obrigado
Sonia Tome avaliou a marca
19 de julho 2022

Boa tarde, fiquei satisfeita com a resolução deste problema .. obrigado