Oysho Portugal - Confecções, Unipessoal, Lda
  • contact@oysho.com

Oysho - Não fui reembolsada - cancelaram encomenda

Filipa Moreira apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2023
No dia 08 de janeiro do ano corrente (domingo), efetuei a encomenda, através da app da Oysho, de umas botas no valor de 59,99 euros. O pagamento foi efetuado através do método multibanco (recorrendo à entidade e referência indicadas pela marca), a confirmação da encomenda foi dada às 12:40h do mesmo dia por email e o valor foi retirado da minha conta no dia 09 de janeiro, dia útil seguinte ao pagamento.
Às 15:40h do mesmo dia, fui informada, também via email, de que a encomenda havia sido cancela por falta de stock. Após 5 minutos, recebi um novo email onde me indicaram que o reembolso do valor seria feito pelo mesmo meio de pagamento, mas que para se proceder ao reembolso necessitava de inserir o ID do reembolso no link que me indicariam em seguida. De facto, logo em seguida recebi um novo email com o ID de reembolso e o ID de pagamento que, tal como o solicitado, inseri no link (denominado WorldPay) que me haviam indicado. Logo após foi dada a confirmação, no mesmo site, de que o pedido do reembolso tinha sido efetuado com sucesso.
No dia 19 de janeiro de 2023, contactei a linha de apoio da Oysho, através do número disponibilizado no site, pedindo informações relativas ao reembolso do valor desta encomenda, dado que ainda não o tinha recebido na minha conta bancária. Foi me dito que ainda estavam em cumprimento do prazo de 15 dias úteis de que dispunham para o efeito e que, portanto, nada havia a fazer.
No mesmo dia consultei o regulamento de “Envio e Devoluções” disponível no site da marca e verifiquei que, em situações de cancelamento de encomenda por falta de stock, o prazo para reembolso do valor pode ir até os 30 dias, contrariando o que me havia sido dito via telefone.
Ora, conforme dispõe o n.º2 do artigo 19.º do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, “Em caso de incumprimento do contrato devido a indisponibilidade do bem (…), o fornecedor de bens (…) deve informar o consumidor desse facto e reembolsá-lo dos montantes pagos, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do conhecimento daquela indisponibilidade”, a Oysho tinha, de facto, 30 dias para me reembolsar do valor pago.
Tendo-se dado o conhecimento da indisponibilidade do bem no dia 08 de janeiro, ao dia 09 de fevereiro, e dado que ainda não recebi o valor, a Oysho já se encontra em incumprimento face à obrigação de reembolso dentro do prazo acima mencionado. Assim, de acordo com o n.º3 do mesmo artigo 19.º, está a Oysho neste momento obrigada “a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do seu direito à indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais que possa ter lugar.”.
Desta feita, venho exigir o pagamento no valor de 119,98 euros, no prazo de 15 dias úteis, pelo incumprimento já referido, sem prejuízo de recurso aos tribunais arbitrais de consumo.
Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2023
24 de fevereiro 2023
Ainda aguardo resposta.
Filipa Moreira avaliou a marca
25 de maio 2023

Foi possível resolver a reclamação em fase de mediação, mas até aí a comunicação foi bastante difícil.