56.3
António Francisco Carvalho, Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Pelames 13, Amorim
    4495-150 Póvoa de Varzim
  • comercial@pet4you.net

Pet4you - Filtro eheim avariado e em garantia

Célia Simão apresentou a reclamação
25 de janeiro 2024
Comprei em 2022, à Pet4You, um filtro EHEIM PROFESSIONEL 4+ 600.
Passado um ano, avariou a componente elétrica. Para acionar a garantia, tive de o enviar mediante pagamento de 16,96€, pelos correios, (a Pet4You não disponibilizou alternativa, nem sequer o transporte).
Entretanto, a resposta da Pet4You foi:
"o filtro não estava avariado, mas sim sujo por falta de manutenção". Ou seja, segundo eles, não é uma questão de se acionar a garantia, mas é sim, uma falta minha.
Como só enviei a cabeça do filtro e onde encaixa, o que está em causa não é a lavagem das massas, ou dos cestos, porque isso eu nem enviei... A resposta que me deram significa que teria de desmontar a cabeça do filtro (e fazer o quê?) porque senão, a eletricidade não passa(???)

Como o filtro veio com um manual de instruções e procedimentos de manutenção, fui procurar e a única coisa relacionada que se encontra é:
Causa: "não há alimentação da corrente"; Reparação: "Ligar a ficha de alimentação"
Ou seja, a resposta que recebi não tem enquadramento no manual da Eheim.!!

Já lá vão mais de 4 meses e o filtro continua cativo. Para me fazerem chegar o que é meu, ou pago os portes (mais uns!!) ou terei de fazer nova encomenda na loja Pet4You, de forma ao envio ser gratuito (!!)

Neste momento, já tive de adquirir novo filtro porque tenho um aquário de 500 litros, cheio de vida, que depende das minhas decisões para viver bem.
Por outro lado, deixei de ter fé na boa durabilidade do equipamento reparado. Gostaria de denunciar este caso à própria marca.
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2024
25 de janeiro 2024
Estimada cliente,
lamento imenso mas, o que a senhora está a afirmar não corresponde á verdade.
Quando nos contactou devido á avaria do filtro, foi-lhe dito para verificar a turbina e o veio do mesmo, se a mesma não se encontrava impedida por algum objecto e se girava livremente, como lhe foi dito para fazer isto não é necessário desmontar qualquer peça, uma vez que a limpeza da câmara da turbina faz parte da manutenção do filtro e é de fácil e rápido acesso.
A senhora recusou-se a fazê-lo, alegando que era um problema elétrico e que como se tratava de uma avaria em garantia, não iria mexer em nada e correr o risco de perder a garantia se mexesse no filtro, apesar de lhe termos dito o contrário. Foi-lhe então dito então para efetuar o envio para o importador e representante da marca em Portugal, juntamente com a fatura de compra e uma breve descrição da avaria, de forma a que o serviço técnico do representante da marca conseguisse identificar o filtro e a avaria, e, a senhora, não juntou nem a fatura nem a descrição da avaria, o que atrasou a verificação do mesmo.
O filtro foi verificado pelo serviço técnico do representante, que concluiu que o filtro não tinha qualquer problema elétrico, tinha sim, uma falta grosseira de manutenção e limpeza, eles fizeram a limpeza e a manutenção de forma gratuita e devolveram-nos o filtro, juntamente com um relatório e um vídeo do filtro a funcionar. Esta informação foi-lhe transmitida no passado dia 13 de Novembro, e foi-lhe colocada a questão se desejaria pagar a recolha do filtro ou efectuar uma nova encomenda de forma a juntarmos o filtro sem custos de transporte.
Desde esse dia a não tivemos qualquer resposta da sua parte, recebemos sim, uma reclamação sua no livro de reclamações no dia 25 de Novembro que já foi respondida juntamente com o relatório dos serviços técnicos da marca e hoje outra...
A Pet4you está no mercado há quase 20 anos e lidamos com bastantes processos de garantias, quando se trata de um processo legitimo de accionamento de garantia contra defeitos de fabrico, não existem quaisquer encargos para os clientes, avarias por falta de manutenção ou limpeza dos equipamentos são da responsabilidade dos clientes, não dos fabricantes.
Gostaria de salientar que a Pet4you não tem qualquer poder de decisão sobre as garantias, isso é da responsabilidade dos representantes das marcas.
Continuamos a aguardar a sua resposta sobre como quer que lhe entreguemos o filtro.
26 de janeiro 2024
Não percebi a parte que me acusa de faltar à verdade, uma vez que não o fiz.

O que não era necessário desmontar, foi limpo.
Pode falar de turbina /veio /câmara e quaisquer outras nomenclaturas que entenda… MAS O FACTO É: o filtro veio com um manual de manutenção e lê-se no menu de “O que fazer, se….”
“… a bomba não funciona”
“Causa: Não há alimentação de corrente.” Reparação: Ligar a ficha de alimentação”.
Assim o fiz e continuou sem funcionar. Mais lhe digo: a manutenção e conservação do filtro foi a adequada, ainda que se entende claramente, com o tópico do manual, que não havia nenhuma outra ação a fazer, que não fosse simplesmente, ligar a ficha. Caso houvesse, ler-se-ia “faça a manutenção de” … e apenas se lê “Ligar a ficha de alimentação”.

Relativamente à acusação de eu ter enviado o filtro sem a fatura, eu enviei fatura, mas ainda que diga o contrário, tenho a prova de que enviei o filtro por correio registado com aviso de receção e com os meus dados de contacto. Portanto, trata-se de um argumento para justificar a demora, que não colhe. E por outro lado, informei a Pet4You, por escrito, de que tinha procedido ao envio do filtro para a morada fornecida.

A descrição da avaria eu não sabia detalhar, mas bastava ligarem a ficha (que é do mais básico que alguém pode fazer), para se aperceber que um aparelho elétrico não funciona. O detalhe da avaria queria eu da vossa parte, mas parece que não me dão, tendo em conta que uma falta grosseira de manutenção e limpeza, não justifica a bomba não funcionar, caso contrário ler-se-ia no manual do filtro da Eheim, como já mencionei acima e poderá constatar também..

Já sou cliente da Pet4You há muitos anos, como também devia saber. Esta é já a segunda encomenda que corre mal nos últimos tempos. Anteriormente chegou-me um filtro de qualidade menor, mas que fazia um barulho insuportável para qualquer ser vivo, só podia vir já avariado. Ainda assim, fiz a devolução imediata, pagando os portes. Mas com este já não considero admissível, tem um investimento elevado para deixar de funcionar subitamente num prazo tão curto… e já não é a primeira encomenda a correr mal.
A sua atitude leva-me a concluir que houve uma degradação ao longo dos tempos, ou alguma alteração.
Uma loja com 20 anos e que se preocupa minimamente, certamente responderia aos emails, certamente agilizaria a resolução de problemas, certamente teria consciência da urgência de um aquário de 500 litros estar sem filtro, certamente responderia aos seus clientes noutros momentos que não fosse quando reclamam numa via para o efeito.

Factos:
- Gastei mais de 200€ neste filtro, porque é vendido como sendo de uma qualidade superior.
- Manutenções grosseiras não causam a bomba não funcionar (implícito na leitura do manual);
- Antes de me socorrer ao livro de reclamações, respondi sim e por escrito, não tendo qualquer outro feedback da Pet4You;
- “Já" adquiri outro filtro (obviamente, não podia deixar o habitat à sua sorte!) numa loja física, que me assegurou apoio na eventualidade de problemas, aliás, eles é que tratam das devoluções.

Dado que as opções que me dá é ainda gastar mais (!!) com um filtro que provavelmente me falhará novamente, a ver pela falta de credibilidade na justificação da falha:
Tenciono avançar com queixa judicial.
30 de janeiro 2024
Estimada cliente,
como já lhe foi transmitido anteriormente, avarias criadas por falta de limpeza e manutenção do equipamento, não estão cobertas pela garantia do fabricante, os serviços técnicos do representante da marca efectuaram a limpeza do equipamento e ele encontra-se a funcionar correctamente, conforme o video que lhe enviamos há mais de 2 meses atrás.
31 de janeiro 2024
Manual do filtro, disponível para leitura, onde se lê a única razão prevista para a bomba do filtro não funcionar devido à não passagem de corrente elétrica (” Reparação: Ligar a ficha de alimentação”):

Acima a resposta dada pela Pet4You, a avarias decorrentes no período de garantia:
"falta de limpeza e manutenção".

E é este o serviço pós-venda da Pet4You!! A mim já não enganam novamente.
1 de fevereiro 2024
Estimada cliente,
lamento imenso toda esta situação, mas não posso deixar de lamentar profundamente que, caso tivesse escutado o nosso serviço pós-venda, logo na primeira vez que nos contactou, a senhora teria a avaria resolvida e o filtro a funcionar em 10 minutos, uma vez que, a sujidade na turbina impossibilitava o seu funcionamento.
Em 17 anos de casa aberta, é a primeira vez que uma situação destas nos acontece.
Agradeço que entre em contacto com o nosso departamento comercial, para tratar da devolução do filtro, uma vez que o mesmo se encontra em armazém há meses a aguardar a sua resposta.
Célia Simão avaliou a marca
21 de março 2024

Pet4You respondeu apenas às reclamações e ainda assim, sem reconhecer qualquer erro. É nos problemas que se vê a verdadeira qualidade de uma empresa e com esta situação perdeu-me enquanto cliente. Se vendem um produto Eheim, que tem fama de não dar quaisquer problemas e ainda assim inventam que o filtro avariou a componente elétrica, passado apenas 1 ano, por falha de manutenção, não há margem para um mínimo de confiança no atendimento pós-venda. A reclamação não ficou resolvida.