Planeta Huerto - Valor mínimo de compra quando existe saldo na conta do cliente a usufruir

Susana Diogo apresentou a reclamação
20 de março 2023
No dia 08/02/2023 fiz uma encomenda neste site, cujo prazo de entrega era no máximo dia 14/02. A encomenda chegou só dia 17/02, portanto 3 dias após o prazo máximo de entrega anunciado. Não houve nenhum aviso por parte do site em relação ao atraso da entrega, eu é que tive que contactar o site para averiguar o que se passava. Reclamei e o valor dos portes de envio da encomenda foi-me depositado em forma de saldo na conta, a serem gastos num prazo máximo de 2 meses. Ora, tal não é o meu espanto agora, quando vou tentar fazer uma encomenda e não me deixa avançar para pagamento, pois diz-me que o valor mínimo da encomenda tem que ser de 19,90€!!
A encomenda anterior que fiz ficou abaixo desse valor e deixou-me perfeitamente avançar, pelo que atribuo o facto de não me deixar avançar desta vez porque tenho um saldo de 4,25€ a utilizar. Visto que numa outra conta - sem saldo a utilizar, portanto - posso realizar encomendas abaixo desse valor.
Ora, quero fazer uma compra e gastar o saldo que tenho disponível para cobrir os portes de envio mas não vou fazer 19,90€ de compra mínima, pois não preciso de gastar esse valor.
Não faz sentido imporem uma compra mínima quando existe saldo a ser utilizado, pois se o saldo é do cliente ele gasta-o como quiser (e puder), certo?
Se a minha experiência foi péssima a primeira vez, desta vez nem sei o que diga.
Esta situação é TOTALMENTE ABSURDA, uma coisa é estabelecer um valor mínimo de compra para usufruir de portes grátis, outra é definir um valor mínimo de compra. Em nenhum lado existe um valor mínimo de consumo e tão pouco fui informada disso quando me devolveram o valor dos portes da encomenda anterior em forma de saldo, caso contrário teria devolvido essa mesma encomenda atrasada ao invés de ficar com ela.

Desta forma, fico a aguardar resposta e que me deixem avançar com a pequena compra que preciso.
Data de ocorrência: 20 de março 2023
Planeta Huerto
Boa tarde Susana,

Lamentamos informar que a compra mínima é de 19.95 euros, caso contrário não poderá prosseguir no website. Fazemo-lo desta forma para reduzir as emissões de CO2, não permitimos encomendas inferiores a 19,95 euros. Aproveite a oportunidade para acrescentar mais alguns itens: poupará nos custos de envio e, juntos, contribuiremos para a redução de gases com efeito de estufa.

Desculpem o incómodo.
Tenha um bom dia!
21 de março 2023
Devem querer antes dizer "aproveite a oportunidade para nos dar mais dinheiro, ainda que comprando produtos de que não precisa". Vocês realmente são muito engraçados. Quando a encomenda chegou 3 dias depois do prazo máximo, não interessou respeitar as condições contratuais nem dar cavaco ao cliente sobre o assunto. Mas agora têm toda a lata para dizer "aproveite esta oportunidade para nos dar dinheiro para se preocupar com p ambiente". Não vale a pena dizer mais nada. Não recomendo o vosso site a ninguém, até porque vendem mais caro os mesmos produtos que muitos sites!!
Planeta Huerto
Boa tarde Susana,

Estas são as condições actuais da empresa Planeta Huerto. O atraso foi compensado sob a forma de um equilíbrio.

Pedimos desculpa por qualquer inconveniente causado, mas não entregam abaixo dos 19,95 euros.

Tenha um bom dia!
21 de março 2023
Não, o atraso não foi compensado quando só posso usufruir o valor dos portes devolvido SE gastar mais 20€ no vosso site. E em 60 dias! Como não pretendo fazê-lo, esse saldo não será gasto por mim, mas sim ficará com vocês. Para mim a conversa está terminada, mas sem ilusões. Tenham um bom dia também.