Portal do Cidadão

Portal do Cidadão - Cartão universo

Ana Santos
Ana Santos apresentou a reclamação
13 de novembro 2023
Tive um cartão Universo, durante 2 anos, sobre o qual nunca me foi cobrada qualquer quantia a propósito de um qualquer plano.
Em Maio de 2023, recebi um novo cartão que substituía o anterior. Este cartão NUNCA foi ativado (cfr cópia que anexo), uma vez que vieram a publico diversas noticias que relatavam fraudes e burlas associadas a este cartão.
Ou seja, desde essa data deixei de ter qualquer cartão , uma vez que o anterior caducou e o novo não foi ativado.
Ora, é sabido o "esquema" do cartão universo que remete uma novo cartão aos clientes e este ao ser recebido e ao ser ativado, por expiração do cartão anterior, vem com a Ativação “invisível” de um “plano light” sem qualquer conhecimento prévio ou autorização expressa do cliente!! Pensei estar livre deste "esquema" mas enganei-me. Mesmo assim consideram o cartão ativo e cobraram-me 3 mensalidades do dito plano light: Este plano tem um custo de 4,90€/mês e não vem sequer refletido no extrato consolidado de movimentos disponibilizado mensalmente por e-mail.
Apenas consultado a app tive conhecimento de tal plano!
Esta situação configura uma violação clara dos direitos do consumidor e uma burla.
Entretanto, já me cobraram 3 prestações, num total de 14,70€, de um cartão inativo e de um plano que não subscrevi.
Data de ocorrência: 12 de novembro 2023
Ana Santos
28 de novembro 2023
Passados vários dias a ausência de resposta é reveladora do tratamento dado aos clientes.
Continuam a não querer resolver um problema criado pelo cartão universo de forma abusiva, ilegal e prepotente