Portal do Cidadão

Portal do Cidadão - Https://www.autenticacao.gov.pt/

Lia Janela
Lia Janela apresentou a reclamação
10 de março 2024
Gostaria de expressar minha frustração ao tentar realizar a alteração de morada através do site e da aplicação autenticacao.gov.pt. e perguntar quais os meios alternativos.

Ao tentar cumprir uma obrigação legal como cidadão, encontrei uma série de problemas significativos que dificultaram o processo.

Deparei-me com uma série de problemas de usabilidade e desempenho do website e applicaçao nativa. O site e a aplicação são extremamente lentos, se de todo funcionais: com autenticação via codigo que chegam tarde de mais e ja nao estao activos, páginas demorando anos para carregar e overlays que dificultam a navegação que resultam quase sempre em paginas vazias de informação. A falta de mensagens de erro informativas torna difícil entender o que está causando os problemas e como resolvê-los.

Acredito que é crucial que o site e a aplicação sejam revistos por um especialista em UX para identificar e resolver os principais pontos problemáticos nos principais flows dos usuários. Isso inclui melhorar a velocidade e o desempenho do site, fornecer mensagens de erro mais claras, e alternativas a resoluçao dos problemas

Questiono quais são as alternativas disponíveis para os cidadãos que enfrentam dificuldades ao usar o autenticacao.gov.pt. Seria útil considerar a possibilidade de oferecer suporte presencial em consulados ou em outros locais, ou fornecer outras opções online para realizar essa alteração.

Após tentativas malsucedidas de alteraçao da morada online, segue-se uma impossibilidade de agendar uma consulta no consulado de Berlim para resolver pessoalmente essa questão, constatando que não havia datas disponíveis para o mesmo e para os anos seguintes (2024,2025,2026...etc). Isso torna difícil cumprir com minhas obrigações legais.

Espero que minhas preocupações sejam levadas em consideração e que medidas sejam tomadas para melhorar a experiência dos usuários ao usar o autenticacao.gov.pt.
Data de ocorrência: 10 de março 2024