Portal do Cidadão
Portal do Cidadão
Performance da Marca
12.7
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
10%
Tempo Médio de Resposta
2%
Taxa de Solução
11,1%
Média das Avaliações
32,5%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 89.2
3 DGRM 82.7
...
Portal do Cidadão12.7
Secretaria Geral da Presidência dos Ministros
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Portal do Cidadão - Https://www.autenticacao.gov.pt/

Sem resolução
Lia Janela
Lia Janela apresentou a reclamação
10 de março 2024
Gostaria de expressar minha frustração ao tentar realizar a alteração de morada através do site e da aplicação autenticacao.gov.pt. e perguntar quais os meios alternativos.

Ao tentar cumprir uma obrigação legal como cidadão, encontrei uma série de problemas significativos que dificultaram o processo.


Deparei-me com uma série de problemas de usabilidade e desempenho do website e applicaçao nativa. O site e a aplicação são extremamente lentos, se de todo funcionais: com autenticação via codigo que chegam tarde de mais e ja nao estao activos, páginas demorando anos para carregar e overlays que dificultam a navegação que resultam quase sempre em paginas vazias de informação. A falta de mensagens de erro informativas torna difícil entender o que está causando os problemas e como resolvê-los.

Acredito que é crucial que o site e a aplicação sejam revistos por um especialista em UX para identificar e resolver os principais pontos problemáticos nos principais flows dos usuários. Isso inclui melhorar a velocidade e o desempenho do site, fornecer mensagens de erro mais claras, e alternativas a resoluçao dos problemas

Questiono quais são as alternativas disponíveis para os cidadãos que enfrentam dificuldades ao usar o autenticacao.gov.pt. Seria útil considerar a possibilidade de oferecer suporte presencial em consulados ou em outros locais, ou fornecer outras opções online para realizar essa alteração.

Após tentativas malsucedidas de alteraçao da morada online, segue-se uma impossibilidade de agendar uma consulta no consulado de Berlim para resolver pessoalmente essa questão, constatando que não havia datas disponíveis para o mesmo e para os anos seguintes (2024,2025,2026...etc). Isso torna difícil cumprir com minhas obrigações legais.

Espero que minhas preocupações sejam levadas em consideração e que medidas sejam tomadas para melhorar a experiência dos usuários ao usar o autenticacao.gov.pt.
Data de ocorrência: 10 de março 2024
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.