Porto Santo Line
Porto Santo Line - Transportes Marítimos, Lda
  • Largo dos Varadouros, nº 4, R/C E
    9000-503 Funchal
  • info@portosantoline.pt

Porto Santo Line - Cancelamento de transporte e falta de reembolso por parte da porto santo line

Pedro Guilherme Ferreira Borges
Pedro Borges apresentou a reclamação
13 de junho 2023
No passado dia 6 de junho de 2023, adquiri três bilhetes para uma travessia marítima entre o Funchal e Porto Santo, com partida agendada para as 8:00 do dia 7 de junho. No dia 7 de junho, às 8:00, quando me encontrava junto à embarcação, fui informado de que o transporte estava cancelado devido a ventos fortes em Porto Santo. Uma funcionária da Porto Santo Line, que estava prestar os esclarecimentos relacionados com o cancelamento, indicou-me que a única alternativa seria solicitar um reembolso através do email de contacto da empresa, uma vez que não havia disponibilidade no transporte da tarde devido à próxima partida agendada das 19:00 estar esgotada.

Como tinha um voo de regresso ao continente marcado a partir de Porto Santo para a manhã do dia 8 de junho, decidi deslocar-me pessoalmente aos escritórios no Funchal para tentar alterar a minha reserva para o transporte agendado para as 19:00. Infelizmente, nos escritórios da Porto Santo Line, informaram-me novamente que o transporte das 19:00 estava esgotado, reforçando a alternativa do reembolso a ser solicitado por email.

No dia 11 de junho, seguindo as indicações dos funcionários da Porto Santo Line, solicitei o reembolso através do email indicado, recebendo uma resposta informando que não efetuam reembolsos e que "efetuamos a viagem no mesmo dia, 7 de junho, às 19:00". Esta informação é injusta, uma vez que foi a própria Porto Santo Line que não me permitiu embarcar nessa viagem. Em consequência dessa situação, enfrentei custos significativos, pois perdi o meu voo de regresso ao continente a partir de Porto Santo no dia 8, tive de adquirir uma nova passagem aérea do Funchal para o dia 9, bem como efetuar reservas adicionais em hotéis na cidade, além de ter perdido um dia de trabalho.

Dessa forma, assumindo que não pretendem efetuar o reembolso, parece-me que os funcionários da Porto Santo Line estão instruídos a fornecer informações incorretas deliberadamente, evitando lidar diretamente com os clientes. Além disso, não havendo qualquer aviso meteorológico para o dia 8 de junho (segundo o IPMA), e considerando que a Porto Santo Line pode cancelar os transportes sem fornecer o devido reembolso, é possível estarmos a adquirir serviços que nunca serão realizados.
Data de ocorrência: 13 de junho 2023
Pedro Guilherme Ferreira Borges