Stay Hotels
Stay Hotels
13.3
JUST STAY HOTELS, S.A.
  • Rua Sá da Bandeira, 517 – 1º Dto.
    4000-436 Porto
  • geral@stayhotels.pt

Stay Hotels - Especulação com vouchers (just stay)

Tiago F.
Tiago F. apresentou a reclamação
17 de maio 2021
Adquiri em Dezembro, através do site da Justa Stay Hotels, S.A., um Voucher 5 noites por 125 Eur (reservas a gozar até 31 de Janeiro). Tinha reservado 4 noites no Hotel do Chiado (27 a 31 de Janeiro) para uma deslocação a Lisboa para realização de provas académicas e depois para lazer. No seguimento da declaração do Estado de Emergência e decorrente obrigação de recolhimento domiciliário, só me seria possível, dentro das exceções ao referido recolhimento, permanecer no hotel entre 27 e 29 de Janeiro (exclusivamente para as provas académicas). Ia reservar a 5ª noite para o hotel de Coimbra no fim de semana de 16 ou de 23, mas face à implementação do recolher obrigatório deixei de poder enquadrar a deslocação em qualquer das exceções ao recolhimento domiciliário obrigatório. Não obstante as condições do Voucher, pedi que concedessem a possibilidade de usufruir das restantes 3 reservas, de que deixei de poder usufruir por motivos que me eram alheios, após a cessação da obrigação de recolhimento domiciliário. De resto manteria reserva das noites de 27 para 28 e de 28 para 29 de Janeiro.
Posteriormente a este pedido foram canceladas as provas académicas na Universidade de Lisboa, pelo que deixei de me poder deslocar mesmo para as datas que ia manter.
A Just Stay Hotel, S.A., pela pessoa da responsável de comunicação Sofia Sousa acordou permitir-me a utilização do montante em futuras reservas até 31 de Dezembro de 2021.
Aceitei usufruir do valor até final do ano, situação que estava conforme às orientações do governo e da comissão europeia a este respeito, com a ressalva de que devem ser aplicadas as condições vigentes nas novas datas.
É comum a Just Stay Hotels, S.A. ter este tipo de oferta, e de momento oferece um Voucher 2 noites por 59 Eur (a utilizar até 31 de Dezembro de 2021). Ora, quando me dirijo à Just Stay para fazer nova reserva, para este mês e o próximo, é-me negada a oferta atual (2 noites por 59 Eur) sob o pretexto de que me foi comunicado, aquando da concessão da utilização do montante até 31 de Dezembro de 2021, que a oferta não seria acumulável com outras ofertas promocionais, pelo que teria de pagar o valor de 118 € por duas noites no Hotel Chiado.
É manifestamente evidente que não estou a acumular promoções, uma vez que da primeira promoção só ocorreu o pagamento, nunca tendo usufruido de qualquer serviço.
A oferta a que aderi inicialmente permitia à Just Stay concentrar dormidas numa época de menor afluência e reduzir o impacto dos custos fixos em troca de preços mais vantajosos para o cliente.
Verifiquei que tinham uma nova campanha em vigor, também no formato Voucher, sem período um período de utilização restrito (até 31 Dezembro, portanto 7 meses de utilização contra 1 mês e pouco do primeiro voucher). Aqui a vantagem para a Stay seria ter liquidez por um período em média mais alargado do que é habitual para as mesmas reservas, em troca de um preço mais vantajoso para os clientes, sendo que aqui não haveria concentração das dormidas num período de baixa afluência (porque são válidos até ao final do ano).
Questiono a pertinência de me ser vedado o acesso a essa oferta, numa situação em que, não tendo usufruído das condições do voucher anterior, a Stay tem os meus 125€ desde o início do ano. Ou seja, para a Stay o benefício com a minha compra é muito maior do que com as compras "normais" dos novos voucher de 59€, tanto por o valor que lhes "emprestei" ser muito superior, como por o terem retido por mais tempo, mas a oferta que me é concedida é manifestamente pior. Snedo esta a oferta vigente à data de hoje, é difícil alegar que não cumpro com os restantes requisitos da oferta (pagamento antecipado por cartão de crédito e utilização de final do ano) quando já paguei (muito) antecipadamente (Dezembro de 2020). Considero que estou a ser injustamente prejudicado ao não me ser permitido usufruir de duas noites por 59€ a partir do montante do voucher que adquiri no início do ano.
Esta situação foi exposta por escrito à sede da Stay na pessoa da sua responsável de comunicação (Sofia Sousa), que responde com a impossibilidade de acumular ofertas promocionais (quando é evidente que não usufruí de qualquer condição promocional, pelo contrário, ofereci um empréstimo sem juros à Stay) e se recusa a permitir-me usufruir da oferta atual a partir do montante por eles retido na forma do Voucher.
Assim, pretendo exigir a devolução integral e imediata (e não em 2022) do montante pago (125€) ou a conversão do voucher num vale de 5 noites (em vez de 125€) a utilizar até final do ano de 2021 em qualquer dos hotéis Stay.
Data de ocorrência: 17 de maio 2021
Tiago F.