(89.9%)
Novembro de 2019

Seguradoras de Assistência

A RNA é uma empresa de raíz nacional, com sede em Lisboa e filial em Barcelona, vocacionada para a prestação de serviços de assistência a pessoas e bens nas suas mais variadas vertentes. Inovação, Qualidade e Eficiência são apenas alguns dos pilares que sustentam e motivam diariamente as nossas Equipas. Apoiada num vasto conjunto de meios onde se incluem redes convencionadas, nacionais e internacionais, aliado a um moderno e dinâmico sistema de informação e comunicação, tornam a RNA uma referência no mercado, disponível 24h/dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano em Portugal, Espanha ou qualquer parte do mundo.
A RNA oferece soluções orientadas e personalizadas ao mercado segurador e corporate tendo em vista o desenvolvimento de soluções que permitam reforçar e potenciar a imagem do nosso cliente conotando-o com inovação, qualidade, diferenciação e sobretudo demonstrando uma grande preocupação com o seu cliente.
Seja qual for o imprevisto, o nosso objetivo é ajudar aqueles que de nós mais precisam!

Av. Eng. Duarte Pacheco
Edf Amoreiras - Torre 1 - 12º Piso - Sala 1

geral@rna.com.pt

RNA – Rede Nacional de Assistência - Recusa em indemnizar viagem

Ricardo Santos apresentou a reclamação

Exmos. Srs.,
Em dezembro de 2018 adquirimos bilhetes de avião para 2 pessoas com destino à Tailândia, a realizar em junho de 2019 através da agência Abreu. Comprámos em conjunto com os bilhetes, o seguro de cancelamento de viagem da seguradora RNA (pagámos 2 seguros, um por pessoa), pois pela leitura da apólice deu a sensação que seria bastante completa e ficaríamos protegidos em caso de algum evento indesejado.
Em março de 2019, fruto de diversos acontecimentos fortuitos e inesperados, decidimos cancelar a viagem junto da agência Abreu e accionar o referido seguro da RNA para o montante que não foi possível de recuperar pela agência.
Desde essa data até outubro de 2019 que, não obstante os diversos motivos e documentos de suporte apresentados à seguradora RNA, a mesma recusa-se a indemnizar-nos deste evento.
De entre os motivos apresentados, destacamos:
- Gravidez não planeada, na qual após consultas aos médicos fomos recomendados a não realizar a viagem, não só pelos riscos de saúde associados, como pelas condições de saúde e higiene no local de destino. Todos estes motivos foram rejeitados pela seguradora RNA. De notar que apresentamos pareceres escritos de 2 médicos diferentes (e de unidades de saúde diferentes) a não recomendar a viagem pelos motivos acima elencados, como ainda apresentámos baixa por gravidez de risco emitida por um terceiro médico, também não aceite pela seguradora RNA como motivo para cancelar a viagem;
- A chamada a novo emprego, que pela nossa leitura da apólice era um motivo coberto e que a seguradora RNA recusou;
- A mudança de instalações da empresa para outro concelho, que pela leitura da apólice era motivo coberto, ao qual a seguradora RNA recusou, por alegada insuficiência de informação prestada e solicitando informação que não é facilmente obtida, não obstante ter-se colocado à disposição da seguradora ir visitar as antigas e novas instalações e concluir em qual delas é que a empresa se encontra instalada;
- O facto da empresa não ter concedido férias no período da viagem, que também era um motivo coberto pela apólice, mas que mais uma vez a seguradora RNA recusou;
Ora, perante este vasto leque de motivos, consideramos que fomos "enganados" na contratação da apólice, pois a leitura da mesma dá a entender uma abrangência muito grande da apólice e cobertura de diversas situações que permitem o reembolso da viagem, que na prática não resultam, pois existem entrelinhas que o consumidor médio não percebe ou não estão claras aquando o momento da contratação.
Como consequência, vemo-nos no prejuízo de €532,40 ao qual acresce as horas perdidas na obtenção de informação e troca de comunicações com a seguradora. Estamos dispostos a dar este assunto por encerrado mediante a liquidação dos €532,40 que perdemos na viagem.
Solicito ainda que as apólices de cancelamento de seguro de viagem sejam devidamente documentadas, nomeadamente nas coberturas e nas condicionantes para o seu accionamento, alertando de forma clara os consumidores antes da sua aquisição.
Ana Oliveira

07 Nov2019

Estimada Cliente,

Acusamos a receção da exposição apresentada, a qual mereceu nossa melhor atenção.

Conforme já amplamente transmitido, o cancelamento antecipado da viagem terá tido origem no facto de a data estimada para o termo da gravidez da Segurada ser próxima da data da viagem.

Acresce que, de acordo com a Segurada, o local de destino seria suscetível de originar infeção, sendo este mais um motivo justificativo do cancelamento. Todavia, tal facto, ainda que viesse a ser objeto de demonstração, a verdade é que não encontra, igualmente, enquadramento na apólice subscrita. E, ainda que assim fosse, sempre tal clausulado contém exclusão relativa a pandemias.

De facto, com base na apólice contratada, a cobertura supra opera face ao diagnóstico de uma patologia que causa uma complicação de gravidez ou perante uma gravidez de risco, desde que tais factos sejam imprevisíveis e nos primeiros seis meses.

No entanto, conforme resulta da participação de sinistro, trata-se de uma gravidez normal, sem qualquer patologia/complicação associada, motivo pelo qual a situação descrita não tem enquadramento na apólice contratada.

Após tomada de posição, a Estimada Cliente invocou alteração de contrato de trabalho, receção de nota de liquidação de imposto em sede de IRS de valor superior a € 2.000,00 e relocalização da empresa em que a Pessoa Segura trabalha.

Relativamente ao primeiro motivo invocado, o contrato foi celebrado em 02/02/2019, sendo a viagem no dia 20/06/2019. Uma vez que a apólice é válida para os casos de cancelamento de viagem por factos ocorridos 45 dias antes da data da partida, esta situação não tem enquadramento na apólice.

Quanto à nota de liquidação e a relocalização da empresa da Pessoa Segura, e apesar de ter sido solicitada, em 29.08.2019, suporte documental de tais factos, nada nos foi remetido, tendo o processo sido encerrado.

Em qualquer caso, permanecemos disponíveis para analisar qualquer documento adicional que nos venha a ser apresentado.

Departamento Jurídico

Em relação às duas últimas colocações, ainda estamos a aguardar documentos por forma a instruir o nosso processo.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

07 Nov2019
12 Nov2019
Ricardo Santos adicionou uma resposta

Exmos. Srs., boa tarde,

Na sequência da vossa resposta, contesto o conteúdo da mesma, no sentido em que é por vós referido que a gravidez foi normal e sem complicações, o que não corresponde à realidade, ao ignorar o facto de termos apresentado 2 pareceres de médicos distintos e pertences a unidades clínicas diferentes, a recomendar a não realização da viagem, bem como o facto da segurada ter estado de baixa por motivo de gravidez de risco.

Adicionalmente, a reclamação pretende também alertar para a publicidade enganosa na venda do seguro, que dá uma falsa sensação de segurança em caso de sinistro, mas que, conforme evidente na vossa resposta, existem posteriormente diversos pormenores que impedem a sua execução.

Neste sentido, considero que este tema não se encontra resolvido, e irei tomar as diligências subsequentes necessárias até que seja sanado o prejuízo associado a este processo.

Cumprimentos.

12 Nov2019
Ricardo Santos reabriu a reclamação
13 Nov2019

Estimados Clientes,

No seguimento da vossa comunicação supra, informamos que toda a documentação carreada ao processo 6068115 foi analisada para efeitos de enquadramento do sinistro na apólice contratada.

Lamentavelmente, concluímos que a documentação remetida não permite enquadrar o sinistro para efeitos de reembolso, uma vez que não é feita prova de ter havido uma complicação na gravidez nem uma gravidez de risco, tal como exigível pela apólice.

Uma vez que não foram enviados novos elementos que permitam alterar a tomada de posição já transmitida, não será possível aceder à vossa pretensão.

Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que possa ser necessário.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Departamento Jurídico

13 Nov2019
23 Nov2019
Ricardo Santos adicionou uma resposta

Exmos. Srs.,

Na sequência da vossa última conversação, irei remeter por email comprovativo de gravidez de risco da passageira e comprovativo de IBAN de forma a que se possa finalmente encerrar este assunto.

Cumprimentos.

23 Nov2019
Ricardo Santos reabriu a reclamação
09 Dez2019

Exmo. Sr.

Aguardamos o envio dos elementos referidos por forma a procedermos à eventual reanálise do processo.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Departamento Jurídico - RNA

09 Dez2019