41.2
    2384-004 Alcanena
  • geral@mosqueteiros.com

Roady Famões - Mudança de óleo e filtro errada

david silva
david silva apresentou a reclamação
23 de julho 2014

David de Almeida Silva, contribuinte nº 231117612, e vosso cliente há alguns anos, vem por este meio reclamar o seguinte:
No transato dia 7 de fevereiro do presente ano, dirigiu-se à Roady – quinta do Segulim, onde habitualmente realiza as manutenções das suas duas viaturas, a fim de realizar a primeira revisão da viatura Lancia Delta de matrícula 96-IZ-51, na altura com 32260km.
A revisão contou, entre outras, com a mudança do óleo e respetivo filtro, tendo como designação – SELENIA WR PURE ENERGY 5W30 2L, no valor de 113,7€.
A 27 de Maio dirigi-me novamente à oficina, em virtude de me ter aparecido uma mensagem no painel da viatura a solicitar nova muda de óleo, situação que estranhei uma vez apenas terem ocorrido cerca de 3000km, no entanto julguei que poderia ser o aviso normal do carro, uma vez que o livro de instruções manda que a primeira revisão se realize aos 35000km, pelo que, pensei que por algum motivo se tivessem esquecido de desligar o aviso do carro.
Após longa espera, fui informado pelo mecânico que o óleo estava contaminado, possivelmente por regenerações do filtro de partículas e pelos percursos realizados, pelo que, tinha de ser substituído juntamente com o filtro.
Perante isto fiquei estupefacto uma vez que sempre tive em atenção as especificidades do filtro de partículas, considerando-me uma pessoa informada nesta matéria. Informei o mecânico que nunca havia interrompido nenhum ciclo, e que tinha sempre o cuidado de verificar antes de desligar o carro se o mesmo se encontrava a efetuar alguma regeneração. No que concerne aos percursos habituais informei-o que os percursos foram os mesmos dos primeiros 32000km, que são as deslocações para o trabalho – 30km e deslocações ao norte – 500km.
Da minha argumentação foi-me informado que nada poderiam fazer e que caso não efetuasse a mudança do óleo teria de pagar cerca de 40€ pelo diagnóstico feito. Caso efetuasse a mudança, nada me seria cobrado.
Face às circunstâncias vi-me na obrigação de efetuar o serviço pois caso contrário teria de pagar uma quantia que considero exagerada e não ficaria com o problema resolvido.
Dei então ordem para a substituição do óleo e respetivo filtro, tendo constatado na fatura/detalhe do serviço que o óleo utilizado tem a designação “MOTUL SPECIFIC S1 SW30 5L”, no valor de 51,80€, diferindo desta forma do primeiro, o que me leva a inferir que o óleo utilizado na primeira revisão não seria o adequado.
Do óleo retirado nada me foi referido. Quando questionei se o mesmo apresentaria sinais de degradação a resposta foi vaga e pouco profissional pois nem sequer o óleo foi guardado ou mostrado para verificação do cliente.
Após alguma pesquisa e aprofundamento do assunto, fui informado que o sistema da Lancia possuirá 2 avisos de mudança, um relativo aos quilómetros e um outro relativo à qualidade/viscosidade do óleo. Possivelmente aquando da 1ª revisão este segundo aviso não terá sido reprogramado.
Fui ainda informado que quando se interrompem regenerações e há degradação do óleo, o nível do mesmo sobe substancialmente, havendo inclusive relatos de o nível verter para fora. De referir que esta situação não se verificou no meu caso pois o nível do óleo estava dentro do normal quando me dirigi a esses serviços.
Do exposto resulta o seguinte:
• após a revisão feita nos vossos serviços o óleo utilizado apenas “durou” 3 000km, sendo que a utilização do carro foi rigorosamente a mesma dos anteriores 32 mil coincidindo esta com os 35mil programados pela marca para revisão.
• Não foram feitos os acertos/calibração dos avisos de mudança de óleo e revisão;
• Não se verificou uma subida do nível do óleo
• Não se verificou uma degradação do óleo substituído
• O óleo usado nesta segunda revisão tem um preço de menos de metade do anteriormente por vós colocado, o qual desde logo me deixa muitas reservas quanto à sua qualidade e durabilidade.
Assim, solicito que me seja debitado o valor pago nesta revisão “extra”, ou alternativa o valor pago pelo primeiro óleo colocado, em virtude de considerar que o mesmo não seria o adequado para o tipo de motor em questão.
Sem outro assunto e aguardando a vossa melhor resolução,

Data de ocorrência: 23 de julho 2014
25 de julho 2014
no dia seguinte a ter enviado a reclamação por e-mail obtive resposta da oficina tendo agendado uma reunião. Da mesma resultou termos chegado a entendimento após me terem dado razão na minha reclamação.

Considero este caso encerrado, pelo que, agradecia que o fechassem
david silva
david silva avaliou a marca
13 de dezembro 2020

Boa para manutenções gerais e regulares. Situações mais específicas recomendo procurar outras opiniões de forma que quando forem à oficina saibam exatamente qual o problema e o que é necessário fazer...

aja Deus. encontrei uma reclamação sem comentários de índole pessoal entre comentadores ou qualquer outro comentário, uma reclamação resolvida a contento das partes. deve ser caso quase único. PARABENS AO SR. DAVID E Á ROADY DE SEGULIM.