12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - É dificil escolher um, talvez hoje se trate de civismo

Sónia Pereira
Sónia Pereira apresentou a reclamação
4 de setembro 2018

Podia vir aqui falar de muiiitos assuntos... Fosse dos horários absurdos que praticam em algumas zonas (nomeadamente Vialonga), fosse dos autocarros velhos em que se destila e morre de calor ou se tem de levar o guarda chuva aberto, fosse da falta de formação cívica de alguns dos vossos motoristas e por aí fora...

Mas hoje o tema é um que nem deveria existir.
Infelizmente já sou vossa passageira á muitos anos, mas só desde á 6 meses e meio o faço com alguém que está á minha responsabilidade, com um filho, com uma criança, mais precisamente um bebé.

È VERGONHOSO, E INADMISSÍVEL que a rodoviária não tenha todos os autocarros aptos para se poder circular com um carrinho de bebé ou uma cadeira de rodas.

È VERGONHOSO E INADMISSÍVEL que o motorista não se levante para ajudar na entrada e saída do autocarro e tenham de ser outros passageiros a faze-lo, não teríamos de estar dependentes de ninguém se houvesse algo tão simples como uma rampa para entrar e sair.

É VERGONHOSO E INADMISSÍVEL, que depois de pedir ajuda a um motorista ele continue sentado, e me diga que o carrinho tem de ir fechado e o bebe de seis meses e meio ao colo!! Aparentemente é assim de lei, como é possível??? Se há uma travagem brusca como me seguro a mim e a um bebé e ir sentada não resolve a situação.

Então eu tenho de tirar o bebé do ovo, pedir a alguém que segure nele, para poder retirar o ovo do carro e depois fechar o carro, e depois levar o meu bebé ao colo enquanto seguro o ovo e o carro , é isto que a rodoviária quer?? Viajar com um bebé de 6 meses ao colo?? Não vai mais protegido no ovo, com cintos postos, e ovo colocado no carro??

E se isto já é VERGONHOSO E INADMISSÍVEL, na realidade não é isto que a rodoviária quer, o que querem e que o motorista dá a entender é que não devo entrar no autocarro e sim continuar esperar por um autocarro apto, se passar algum...

E quando questionamos o motorista e se for uma cadeira de rodas, a pessoa tem de fechar a cadeira??? Ao que ele responde com a maior das naturalidades, não transportamos... VERGONHOSO E INADMISSÍVEL !!

Autocarros sem rampas, com corrimão ao meio das portas que não nos permitem entrar no autocarro com a mínima facilidade, autocarros com 3 degraus ou autocarros com 2 degraus em que o primeiro tem uma distancia do chão de uns 50 cms e mais uma vez se torna impossível entrar e sair sem depender da ajuda de outros passageiros, autocarros de corredor sem espaço para poder "arrumar o carro" mesmo que eu estivesse disposta a fechá lo e a por em risco a segurança do meu bebé.

E se estiver de cadeiras de rodas, temos pena... Só pode ser assim que a rodoviária pensa.

Já me aconteceu o corredor ser tão estreito que tive de ir toda a viagem (carreira 330 desde o forte da casa á gare do oriente) no espaço em frente á porta de saída a desviar o carro para a frente e para trás para as pessoas poderem sair e a suportar o peso do mesmo porque as 4 rodas não ficavam apoiadas no corredor, resultado uma viagem super stressante e uma perna cheia de nódoas negras de apoiar o carro.

Outra viagem na 330, em que me dei ao trabalho de fechar o carro e uma sra amavalmente o foi a segurar no lugar ao lado dela enquanto eu equilibrava o ovo do meu bebé num outro lugar...

Estas situações já me aconteceram em várias carreiras, posso nomear a 360, a 348, a 347 e a que já referi anteriormente.

Já estava á bastante tempo para manifestar a minha insatisfação com... mas hoje foi a gota de água!!

Apanhei a carreira 348 às 09:30 na paragem Morgado, Qta das índias, com a matrícula 72-FZ-39, tanto na entrada como na saída pedi ajuda ao motorista em nenhuma das vezes ajudou, ao ponto de outros passageiros comentarem que ele estava com pouca vontade ou seja nenhuma.

Quando voltei para casa, apanhei o autocarro 360 que saiu de alverca ás 11:30 ao sair do autocarro com 3 degraus, em que outro passageiro me estava a ajudar, quando estou a sair do terceiro degrau a segurar o carro do bebe no ar e com o outro senhor dentro do autocarro a segurar na outra parte (um senhor bem grande diga-se, impossível de não ver) o motorista fecha a porta que bate no carro, felizmente foi só no carro, sucede que quando vou a andar para casa o carro começa a querer fechar com o ovo lá encaixado, resumindo partiu uma das patilhas q mantém o carrinho aberto.

Quero saber como resolvemos essa questão e quero poder entrar e sair do bus sem depender de outros, não me incomoda viajar de pé ao lado do carro do meu bebé é preciso que haja espaço para tal.

Acho que não estou a pedir demais, é bem mais fácil do que ter de tirar o ovo do carro e ocupar um lugar com o ovo, fechar o carro e ocupar outro lugar (quando o bus tem apenas corredor) e depois ir a viajar com o bebé ao colo, para não falar do tempo que isso leva e se estiver sol pronto... se estiver de chuva, podem imaginar...

Vou levar e buscar o bebé ao infantário, a carreira que vou começar a apanhar é a 360... só peço as condições mínimas nesta carreira e em todas as outras e que me digam como resolvo a situação do carrinho danificado.

Aguardo uma resposta .

Data de ocorrência: 4 de setembro 2018
13 de setembro 2018
Exma. Senhora Sónia Pereira,

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente à reclamação apresentada, informamos que apenas cerca de 40% da frota da Rodoviária de Lisboa está preparada para o transporte de carrinhos de bebé. Por esse facto não é fácil fazer a sua gestão, sendo que damos prioridade a carreiras onde a procura é mais elevada, e mesmo nessas carreiras não é possível a cobertura de todas as circulações.

Pelos transtornos causados apresentamos o nosso pedido de desculpas, mas não se trata de uma situação que possamos resolver de imediato.

Quanto à atitude do nosso motorista, gostaríamos de apresentar o nosso pedido de desculpas pelo comportamento menos correto do mesmo. A RL efetua todos os anos diversas ações de formação que visam a melhoria da qualidade do serviço prestado e da atitude dos nossos motoristas perante o Cliente.

No entanto, atitudes como aquela que teve a amabilidade de nos relatar, demonstram que ainda não atingimos o nosso objetivo e que temos que continuar com o esforço de formação que temos vindo a desenvolver.

Cabe-nos informar que legalmente, ao viajar com uma criança em carrinho de bebé, e sempre que a viatura não esteja preparada para o efeito, deverá fechar o carrinho e transportar a criança no seu colo (não é necessário retirar o bebé do ovo), conforme consta nas regras de utilização no nosso site.

Carrinhos de bebé

Deve transportar o seu bebé ao colo, e fechar o carrinho. Este procedimento é fundamental para a segurança do seu bebé, o qual, se for transportado no interior do carrinho, fica vulnerável perante a eventual necessidade do motorista ter de efectuar uma travagem brusca.

No âmbito do inquérito interno a desenvolver, o motorista em causa será identificado e ouvido, tendo como objetivo a análise da ocorrência relatada.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Gonçalo Matos