12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Serviço sem qualidade

Carla Santos apresentou a reclamação
15 de julho 2020
No dia 4 de Julho apanhei a carreira 330 das 13h00 no Oriente para o meu destino na Póvoa de Santa Iria tendo adquirido junto do motorista dois bilhetes visto que viajava com a minha filha ao preço de 3,45 € visto que estando de férias o passe não estava carregado.
Sucede que a viagem tornou-se numa tortura visto que a carreira a ter ar condicionado não estava a funcionar correctamente, embora, julgue que pelo clima infernal não dispunha efectivamente desse equipamento.
Estou ciente que a temperatura a essa hora deveria rondar os 30 e poucos graus, contudo, o veículo não deveria ter circulado naquelas condições até porque não teria qualquer janela que fosse possível abrir para entrar ar. Face a essa situação os utentes iam baixando as máscaras na tentativa de poderem respirar o que nas circunstâncias em que todos vivemos colocou-nos a todos em risco de contágio do vírus Covid-19. À medida que o percurso ia avançando o ar tornou-se mais irrespirável facto que levou a minha filha a ficar com muita dificuldade em respirar e não tendo resultando abaná-la para reverter a situação fomos forçadas a sair antes do nosso destino e fazer o resto do percurso a pé.
Data de ocorrência: 15 de julho 2020
24 de julho 2020
Exma. Senhora Carla Santos,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente à reclamação apresentada gostaríamos, em primeiro lugar, apresentar o nosso pedido de desculpas pelo eventual transtorno que a situação que refere lhe possa ter causado.

A Rodoviária de Lisboa cumpre as recomendações da Direção Geral de Saúde, no que às medidas de segurança dos nossos Clientes e colaboradores, diz respeito.

Uma das primeiras recomendações foi para evitar a utilização de aparelhos de ar condicionado em espaços fechados de forma a limitar a propagação de eventuais gotículas entre passageiros e motorista, tendo sido recomendada em substituição a abertura total de janelas existentes na viatura.

Continuamos atentos a eventuais novas medidas de higiene e segurança recomendadas e adequadas ao serviço que prestamos de forma a garantirmos o cumprimento das recomendações da DGS.

Foi, entretanto, emitida uma nova recomendação que clarifica que a utilização de aparelhos de ar condicionado apresenta um risco muito baixo de propagação do vírus e como tal poder-se-à recomeçar a utilizar nas nossas viaturas.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia
28 de julho 2020
Muito boa tarde Exmo. Senhores,

é com alguma surpresa que constato a vossa resposta, por um lado, visto que à data em que apanhei a carreira 330 estava já totalmente desmistificada a questão do ar condicionado e as suas consequência no âmbito das normas estabelecidas pela DGS e, por outro, porque a viatura não tem qualquer janela para abrir o que é lamentável.

Naturalmente que teria aberto as janelas caso existissem mas no caso da vossa viatura só partindo o vidro!!!

Pretendo a devolução do valor aguardando a vossa resposta.

26 de agosto 2020
Exma. Senhora Carla Santos,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual desde já agradecemos.

Relativamente ao assunto exposto, e no seguimento da resposta anterior, reiteramos que a Rodoviária de Lisboa cumpre as recomendações da Direção Geral de Saúde, no que às medidas de segurança dos nossos Clientes e colaboradores, diz respeito.

Conforme informação prestada, uma das primeiras recomendações (emitida a 20 de Maio) foi para evitar a utilização de aparelhos de ar condicionado em espaços fechados de forma a limitar a propagação de eventuais gotículas entre passageiros e motorista, tendo sido recomendada em substituição a abertura total de janelas existentes na viatura.

No passado dia 20 de Julho foi entretanto atualizada (conforme pode comprovar no link em anexo) a orientação para os transportes públicos que clarifica que a utilização de aparelhos de ar condicionado apresenta um risco muito baixo de propagação do vírus e como tal poder-se-ia recomeçar a utilizar nas viaturas (conforme ponto 3, alínea k, sub-ponto iii, do link em anexo). Como refere na sua exposição inicial, viajou conosco no passado dia 4 de Julho, portanto a questão do ar condicionado nas viaturas apesar de estar eventualmente desmistificada não existia na altura qualquer recomendação da DGS nesse sentido.

Uma vez mais, lamentamos os eventuais transtornos causados, mas não podemos proceder à devolução do valor pretendido.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Rodoviária de Lisboa - Centro de Santa Iria de Azóia
27 de agosto 2020
Bom dia Exmos. Senhores,

Recebi a vossa resposta que não deixa de me surpreender, uma vez mais, principalmente, vindo de uma entidade que se devia pautar pelo rigor e satisfação diária dos utentes e, nessa medida, exige um tratamento diferenciado dos restantes prestadores de serviços.

Ora, não havendo normas definidas para circulação da vossa frota e constatadas as altas temperaturas na data da minha viagem deveria ter assegurado que estavam reunidas as condições mínimas para os utentes, nomeadamente, efectuar o percurso sem recorrer ao ar condicionado, nem tão pouco ao ar exterior, pois, como já reafirmei a carreira 330 não permite a abertura das janelas.

É chocante o facto de não ser possível abrir as janelas e essa situação sim favorável à propagação da pandemia decorrendo deste facto a impossibilidade de aceitar que não poderão devolver o montante pago, pois, não estão reunidas as condições mínimas para circulação de camionetas nessas circunstâncias.

Não devem V. Exas. minimizar ou anular essa situação e proceder à alteração na vossa frota, bem como devolver o valor pago pelo mau serviço prestado e que poderia ter consequências graves para quem viajava nessa carreira com as circunstâncias, nomeadamente, para a minha filha.

Por óbvias razões, comunicar as condições em que circula a vossa frota ao regulador desta actividade.

Com consideração,