12.8
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Suspensão de carreira

Fernanda Metelo
Fernanda Metelo apresentou a reclamação
31 de julho 2018

Venho reportar uma situaçao que está a afectar a populaçao da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. A rodoviaria de Lisboa reduziu o n° de autocarros que circulam e enviam os mais pequenos para uma populaçao de grandes dimensoes como a nossa. Gostaria de alertar esta situaçao porque não se trata de não ir sentada ou em pé, o que acontece é que a 330 passa por paragens carregadas de pessoas que vão para os seus empregos, e não pode parar pois a lotação legalmente permitida ja é ultrapassada pondo em risco quem está dentro dos autocarros pois não se conseguem segurar sem ser á pessoa do lado. Compreendemos que o mês de Agosto é sempre complicado para empresas devido ás férias dos empregados, mas torna-se impossivel circular com segurança nestas condições até para os motoristas.
Rodoviaria de Lisboa podem ajudar, por favor?

Data de ocorrência: 31 de julho 2018
1 de agosto 2018
Exma. Senhora Fernanda Almeida,

Acusamos a receção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, informamos que, nesta época de Verão, em Agosto, procedemos a alguns reajustes de horários nas nossas carreiras, como habitualmente fazemos na carreira 330, entre outras.

Neste período, além dos estudantes, muitos pais e trabalhadores por conta de outrem tiram alguns dias de férias diminuindo significativamente a procura dos nossos serviços. Por esse facto, reduzimos a frequência de algumas carreiras, como é o caso da Directa do Forte da Casa para a Estação do Oriente.

Habitualmente colocamos ao serviço, viaturas com lotação sentada superior ao habitual (normalmente viaturas de 61 e 69 lugares sentados ou viaturas articuladas), mas devido à grande afluência que tem a carreira 330 e também a algumas dificuldades que estamos a enfrentar para ter viaturas dessa lotação disponíveis, em alguns horários podem circular viaturas de menor lotação sentada.

Infelizmente não tendo a tipologia de viaturas descritas disponíveis para efetuar o serviço, as nossas restantes viaturas têm geralmente uma lotação sentada a rondar os 40 lugares, e embora o transporte de passageiros em pé (até à lotação da viatura) seja permitido, é nossa preocupação garantir que os nossos Clientes têm o transporte garantido, e sempre que possível se transportem sentados, quer por motivos de segurança quer por motivos de conforto e qualidade do serviço.

Pelos transtornos causados, apresentamos as nossas sinceras desculpas e asseguramos que está prevista a colocação de viaturas de maior lotação na carreira 330, durante este período.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Gonçalo Matos