50.5
Modarte, Lda.

Samsonite - Não cumprimento da garantia - atendimento estúpido

Adriano Vieira apresentou a reclamação
17 de outubro 2023
1 - Comprei uma mala da Samsonite com garantia internacional de cinco anos.

2 - O trolley dela deu problema e ficou frouxo. Pelo que vi nas outras reclamações aqui, isso é recorrente.

3 - Antes de enviar ao conserto, confirmei por email que a garantia é de cinco anos.

4 - Levei a mala ao conserto.

5 - Além de extremamente demorado e com muita dificuldade de rastrear o atendimento, a pessoa responsável é simplesmente grossa e não tem qualquer capacidade de atender ao público. Estou a falar de parâmetros mínimos da urbanidade, inclusive por escrito.

6 - É um tanto chocante ver a continuação dos emails, em especial advindo de uma marca que preza pelo atendimento.

7 - Eis que a atendente ignorou a garantia de cinco anos, apesar de eu ter juntado a nota e a própria resposta de outro atendimento da Samsonite, em agosto, a indubitavelmente indicar o prazo de cinco anos.

8 - Recebi mais emails petulantes e estúpidos. Realmente senti-me diante de uma empresa sem qualquer controle ou padrão mínimo.

9 - A mala voltou sem ser reparada.

10 - Pelo que vi nas demais reclamações, aqui em Portugal a Samsonite tem um padrão realmente péssimo.

11 - Assim, fica o registo do mau atendimento.

12 - Caso a empresa tenha ainda um setor de qualidade, fico à disposição para solucionar o problema.

13 - De qualquer forma, vou reclamar com o setor internacional para saber se realmente a empresa se tornou nesta entidade absurda.

Com meus melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 17 de agosto 2023
Samsonite
2 de novembro 2023
Caro Adriano, bom dia,

Agradecemos o seu contacto e lamentamos a confusão causada relativamente ao período da garantia.

Efetivamente, conforme lhe foi dito pelo apoio ao cliente a sua mala tem 5 anos de garantia. Mas, como compreenderá a garantia cobre defeitos de fabrico. Pode consultar aqui os termos da garantia internacional da Samsonite: https://www.samsonite.pt/garantia-internacional-samsonite

A sua mala foi analisada e não foi encontrado nenhum problema funcional com a pega telescópica, abrindo e fechando normalmente. A folga que refere é devido ao uso.

O que lhe foi sugerido, caso pretendesse, foi a substituição da pega. Contudo, não sendo um defeito de fabrico, a reparação teria de ser cobrada.

Atentamente,
Samsonite
2 de novembro 2023
Caros Responsáveis,

Não se trata de confusão, mas sim de uma funcionária debochada e desrespeitosa, como inequivocamente está expresso nos emails que juntei. É lamentável que este tipo de tratamento seja tido como normal, sobretudo a uma marca que preza por sua reputação (ou ao menos era assim).

Uma empresa minimamente preocupada não pode permitir este nível de relação com o cliente.

Além disso, por várias vezes não foi considerado estar na garantia o atendimento. Por isso, não foi avaliada a questão da mala como sendo defeito, mas sim, desde sempre, um conserto solicitado por mim.

E, sim, é um defeito do fabrico o material não funcionar como suposto após menos de 3 anos, sendo que a garantia é de 5 anos.

Em nenhum momento foi indicado ter sido mau uso de minha parte. A troglodita que atende ao serviço de pós consumidor argumentou que a mala não estava mais na garantia e o problema seria um desgaste normal do uso. Todavia, como ela não reconheceu a garantia, apesar de outro email da própria Samsonite, a questão não avançou.

Com meus melhores cumprimentos,
Adriano Vieira avaliou a marca
25 de janeiro 2024

Lamentável porque já foi uma marca que prezava pelo atendimento.