49.0
Modarte, Lda.

Samsonite - Nunca mais! Garantia não existe nesta marca

Luís Gomes apresentou a reclamação
18 de novembro 2016

Comprei um troley de viagem de cabine na loja da marca do Alma Shopping em Coimbra no dia 23-10-16, modelo Spark. Tinha uma viagem no dia 29 para Charlotte NC com escala em Nova Iorque, quando entro no segundo avião o troley não descia estava preso, com a ajuda dos hospedeiros de bordo reparámos que o troley estava ligeiramente vergado e por esse motivo não descia, como se gerou alguma confusão do embarque desamolgámos o troley e o mesmo teve que seguir no porão do avião. Quando regresso dirijo-me à loja onde comprei a mala, no dia 06-11-2016, 1 dias depois de a ter comprado e após a primeira utilização, fizeram-me assinar um talão de concerto e que eventualmente a mala seria reparada, até coloquei em questão que não me importava de pagar mais e trocar por um modelo mais caro mas que eventualmente que garanti-se que não voltaria acontecer, porque não se justifica com a utilização que dei que o troley verga-se. No dia 10-11-2016 recebo o e-mail com o seguinte texto que transcrevo "

Assunto: Orçamento talão 145844
Data: Thu, 10 Nov 2016 17:25:01 -0000
De: Isabel Vitoria
O orçamento para a rep. 145844 é o seguinte:
Trolley = 25.00
Obs. Os tubos estão amassados
Aguardamos confirmação.
Cumprimentos/Regards,"

Qual não é o meu espanto, que além de não considerarem um defeito do produto, não houve má utilização nem sinais disso e ainda têm a pouca vergonha de pedir 25€ pela reparação. Dirigi-me à loja no mesmo dia, pediram-me muitas desculpas, disseram-me que tentaram demover a colega ( da Sede ) para que não fosse cobrado nenhum valor, mas que o pedido tinha sido recusado.
Eu já tinha dúvidas em que mesmo que fosse reparado o troley não volta-se a suceder o mesmo, e ainda queria cobrar 25€ pela reparação, quando se trata de um defeito na mala. Recusei pagar qualquer valor.
Recebi sms no dia 14-11-2016 que a mala já se encontrava na loja para eu poder levantar
Levantei a mala hoje dia 18-11-2016 e a mesma não foi reparada

É vergonhoso o atendimento pós-venda da Samsonite, não têm respeito pela própria marca, porque problemas eu até compreendo que existam, a diferença está é na resolução dos problemas quando estes surgem, o que esta marca ou o seu representante em Portugal não consegue fazer, eu jamais comprarei outra mala nesta loja e era cliente com vários produtos comprados.

Que esta reclamação sirva de exemplo a outros potenciais compradores, porque não são os 25€ que me iria fazer ficar mais pobre nem mais rico, mas a mesma mala irá ficar inutilizada e irei comprar outra marca bem mais barata e que me irá com certeza servir bem melhor.

É caso para dizer que a Senhora Isabel Vitória, conseguiu mais uma VITÓRIA: perdeu mais um cliente

Data de ocorrência: 18 de novembro 2016
21 de novembro 2016
Caro Luís,

Em primeiro lugar agradecemos a preferência pela SAMSONITE e lamentamos qualquer situação menos agradável com a marca e experiência de utilização.

A SAMSONITE tem um rigoroso padrão de qualidade e todos os seus artigos são testados antes de serem colocados no mercado, para que possam satisfazer os seus utilizadores e resistir ao uso normal dos mesmos. Neste caso concreto os serviços técnicos da SAMSONITE procederam à análise cuidadosa e validaram o mesmo como não sendo defeito de fabrico.

Recordamos que esta linha é das mais vendidas da SAMSONITE em todo o mundo contando com milhares de artigos colocados no mercado, não sendo reportado em caso algum este tipo de “defeito”. Por vezes os consumidores (ou terceiros, exemplo as companhias de aviação ) dão um uso indevido aos mesmos sendo imputado as responsabilidades ao produto. Infelizmente neste caso foi isto que sucedeu, logo não podemos ir ao encontro das suas expectativas que são a reparação da mala (substituição do trólei) sem qualquer custo.

Compreendemos a sua frustração, mas esperamos também que compreenda as regras de serviço pós venda da SAMSONITE.

Mais uma vez agradecemos a sua preferência e esperemos que continue a preferir a nossa marca.

Apoio ao Cliente Samsonite
26 de novembro 2016
Relembro que não houve qualquer má utilização, o trolei cedeu ou amolgou apenas com o uso normal, recordo que quando cheguei ao destino tive o cuidado de enviar imediatamente uma mensagem na v/ página do Facebook alertar o facto do trolei não descer, que transcrevo:

Bom Dia, comprei recentemente na vossa loja de Coimbra ( ALMA Shopping ) uma mala de bagagem de mão modelo SPARK. foi o que me foi recomendado e bem, para o que pretendia. contudo usei-a ontem numa viagem para os Estados Unidos e como tive que fazer escala em Nova Iorque andei com uns bom metros com a mala. e reparei em 2 defeitos graves, 1º a pega tem os buracos onde apertam os parafusos que ferem a mão depois de utilizar muito tempo seguido, além disso quando vou para entrar no avião não consegui baixar a pega porque imagine-se estava amolgada ( torta ).. fui obrigado a ter que enviar a mala no porão do avião. Não é de todo esta qualidade que estou habituado da Samsonite, reclamo antes de fazer os 15 dias da data de compra, só a usei ontem, mas vou estar fora do País 10 dias. Cumprimentos. Luís Gomes
30-10-2016 13:15
Samsonite
Hi Luís , thanks for contacting Samsonite Europe. We try to be as responsive as possible. We'll get back to you asap. Thanks for your patience.

Recordo que tenho mais malas Samsonite e há muitos anos e que apenas esta apresentou problema, na primeira utilização, e que não foi correspondido como atrás exposto.
Se tivesse sido má utilização minha não ficaria "chocado" com uma reparação de 25€, nem me daria ao trabalho de reclamar, informo também que tenho recebido inúmeros contactos de clientes Samsonite com problemas similares e a julgar pelo numero de reclamações no livro da loja onde comprei, onde também reclamei, concerteza alguma coisa está mal, ou a qualidade é duvidosa ou o v/ apoio ao cliente é o que se viu. Ressalvo que o atendimento na loja foi excelente, as pessoas que me venderam e que receberam a reclamação foram simpáticas e muito prestáveis. E mais não estou a exigir nada, tanto que não quiz a mala reparada e que me recusei a pagar os 25€, a minha dúvida era que a mala depois de reparada se não iria suceder o mesmo... cheguei a oferecer-me para comprar um modelo da gama superior e pagar a diferença, mas que tivesse a garantia que não voltava a ter este problema.
Serve a presente para alertar e informar futuros ou potenciais compradores sobre o v/ atendimento pós-venda e apoio ao cliente.
24 de março 2020
Alguém deu a reclamação como resolvida, mas nada foi resolvido pela marca. Resolvi eu, fiquei com o prejuízo e comprei outra mala de outra marca.
4 de novembro 2020
Nada foi resolvido pela marca. Fiquei com o prejuízo.
Luís Gomes avaliou a marca
18 de janeiro 2021