Associações e Instituições Privadas

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Inscrição se creche

Mariana Ferreira Gomes
Mariana Gomes apresentou a reclamação
8 de setembro 2020
Em Setembro de 2019 inscrevi a minha segunda filha no CAI - Bairro da Boavista , mesmo antes de ela nascer. Aquando o nascimento em Dezembro, informei os serviços da data exacta para oficializar a inscrição para o ano lectivo 2020/2021.
Fui me mantendo ocorrente da evolução das candidaturas e em Junho deste ano enviei toda a documentação solicitada. Informaram que em Agosto iria obter um feedback.No dia 14 de Agosto recepcionei a carta a indicar que não tinha sido admitida pois não residia nem o encarregado de educação laborava na área. A morada efectivamente pertence a Oeiras mas o meu local de trabalho é em Benfica! Deste modo excluiram a minha filha e perdi a vaga que lhe era devida porque nao tendo uma morada em Lisboa foi automaticamente excluida. Solicito análise e resolução pois nesta altura do ano é impossivel arranjar mais vagas, sendo que as outras duas inscrições que fiz nputras instituiçoes também foram recusadas em Maio. Anexo os comprovativos. Obgd
Data de ocorrência: 8 de setembro 2020
Exma. Sr.ª Mariana Gomes,

Acusamos a sua reclamação no Portal da Queixa da SCML que mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à admissão da sua filha no nosso equipamento – Centro de Acolhimento Infantil da Boavista cumpre esclarecer:
No presente ano letivo a sua filha não ingressou no processo de seleção, no âmbito das orientações previstas no Regulamento existente para o efeito, que prevê apenas a seleção e admissão de crianças residentes na cidade de Lisboa. Posteriormente, após este processo de seleção se subsistirem vagas em aberto e não existirem inscrições para seleção de crianças residentes na cidade de Lisboa, proceder-se-à a nova seleção com inscrições de crianças não residentes na cidade de Lisboa, conforme procedimento em vigor.
Uma vez que a SCML prioriza os residentes na cidade de Lisboa, só após a admissão de todas as inscrições existentes, se poderá avaliar os candidatos não residentes na cidade de Lisboa como é o seu caso. Deste modo não conseguimos até ao momento assegurar uma vaga para a sua filha.
Manteremos o seu interesse nesta vaga caso se esgotem as inscrições dos residentes da cidade de Lisboa.

Mariana Gomes
15 de setembro 2020
gostaria que me informasse onde consta esse facto já que não foi facultado o regulamento da creche quando o solicitei. Mais informo que quando fiz a inscrição li bem as condições de acesso que mencionam no site e que passo a citar " são admitidas crianças cuja a residência seja preferencialmente em Lisboa..", em momento algum menciona que é motivo de exclusão ou que não são tido em conta as crianças que residam fora de Lisboa.
Ainda assim tenho conhecimento de crianças que integraram o CAI e que também não estão a residir em Lisboa.
Contudo, informei ainda que para além de trabalhar na zona do CAI , em Benfica, o pai da minha filha também reside em frente ao Cai e que isso também deveria ter sido considerado.
Posto isto, apenas consigo verificar a falta de credibilização ao meu processo apenas considerando a minha morada de residência como um não automático á candidatura sem sequer analisar os restantes elementos como já mencionei anteriormente.

Um muito obrigado pelo transtorno que causaram.