SIBS Marca Recomendada
85.5
Sibs Pagamentos, S.A
  • Com mais de três décadas de existência, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 300 milhões de utilizadores, em várias geografias, processando anualmente mais de 3 mil milhões de transações. Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Anti-Fraude em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na Produção e Personalização de Cartões.
    A SIBS cresceu como fintech, a inovar e tendo a tecnologia como seu driver. Reinventou formas de pagamento já existentes e criou o MB WAY, o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno, completo e com mais utilizadores em Portugal, que permite fazer compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel. É igualmente a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e MULTIBANCO, a maior e mais universal rede portuguesa de Caixas Automáticos, aos quais acrescentou dezenas de funcionalidades, muitas inéditas mundialmente. Em paralelo, a SIBS gere múltiplos canais de pagamentos digitais, dos Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis.

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
    1649 - 031 Lisboa
  • comunicacao@sibs.pt

SIBS - Dinheiro retido em atm

Miguel Ribeiro apresentou a reclamação
11 de março 2019

Bom dia, exmo(s) sr(s),
Fez este sábado (dia 9 de março de 2019) três semanas que uma máquina ATM, dento do café "Batikano's" na Av. Luísa Todi, 33 em Setúbal, ficou com 20 euros que me pertencem em 2 movimentos distintos.
Às três entidades envolvidas dei até ao dia 8 de março de 2019 para resolverem a minha questão. Como nada foi feito até à referida data, avisei as mesmas que iria fazer uma queixa formal após essa data. As entidades envolvidas são o meu banco (Montepio Geral), a Caixa Geral de Depósitos (dona da ATM) e a SIBS (dona do sistema multibanco).
Vou passar a descrever a situação:
No dia 16 de fevereiro de 2019, no café "Batikano's" em Setúbal fiz um primeiro levantamento às 15h45m de 20 euros. A máquina só me deu 10 euros. Ficando em falta 10 euros. Por precisar de mais dinheiro na altura, voltei a fazer novo levantamento, às 15h46m desta vez de 10 euros. Na máquina apareceu "operação indisponível", mas saiu mais um talão a dizer que tinha saído mais 10 euros da minha conta, mas dinheiro nem vê-lo. Ou seja, a máquina reteve 20 euros que são meus. Por sugestão da proprietária solicitei a presença da GNR que tomou conta da ocorrência. O local tem câmara de video vigilância e se verificarem as mesmas nos 45 minutos seguintes, várias vezes apareço na imagem, seja sozinho, seja com o meu filho que estava comigo, seja com a proprietária ou mesmo com as autoridades.
No dia 18 de fevereiro de 2019 (primeiro dia útil após o ocorrido) apresentei 2 reclamações na minha instituição bancária Montepio, uma sobre cada um dos levantamentos atrás descritos. Segundo informação do meu banco essas mesmas reclamações seguiram no dia 19 de fevereiro de 2019 para o sistema SIBS. Também foi feita uma reclamação junto da CGD, sobre a qual ainda não obtive qualquer resposta. Também foi feita uma reclamação junto da SIBS, qui houve resposta mas resolução da situação até à data foi zero, estilo falam, falam e falam mas não resolvem nada.
Desde essa data já várias vezes questionei o meu banco sobre o porquê da demora, e as respostas têm sido muito pouco objetivas. Dizem que tenho de aguardar, mas tenho de aguardar quanto tempo !!!???
Fez este sábado, dia 9 de março de 2019, três semanas sobre a ocorrência, e como principal lesado acho um abuso das três entidades atrás referidas ainda não terem feito nada para me resolverem a situação. Aliás pergunto porque é que a ATM em questão já está em funcionamento normal há tanto tempo !!!??? A resposta é simples as três entidades envolvidas só pensam nelas, os outros que aguardem. Aliás é por este tipo de situações que o sistema financeiro está como está em Portugal há muito tempo. Um descrédito total na área bancária.
Há coisas que para estas entidades podem parecer normais ou irrelevantes mas para mim dizem muito. A mim custa-me e muito ganhar o meu dinheiro.
E já agora, pergunto às três entidades envolvidas, quem é que me vai pagar o prémio monetário (juro) por este empréstimo de 20 euros desde o dia 16 de fevereiro até à data que me for reposto o dinheiro na conta !!!???
Um utilizador multibanco completamente desiludido e até à data roubado.

Data de ocorrência: 11 de março 2019
11 de março 2019
Caro Miguel Ribeiro,

Agradecemos o contacto realizado. Iremos analisar a informação e será contactado por um elemento da equipa SIBS que prestará todo o apoio na questão apresentada.

Os nossos melhores cumprimentos,
18 de março 2019
Passado um mês e dois dias a reclamação continua a ser analisada, quando devia ser o sistema SIBS a identificar e corrigir o problema.
O meu banco (Montepio) diz que temos de esperar a resposta da SIBS. E a SIBS pelos visto tem muito mais que fazer.
Eu como já disse só quero os meus 20 euros que ficaram retidos, numa ATM que está dentro de um café e que pertence à CGD.
Por isso, deixo aqui o alerta para quando, qualquer utilizador multibanco como eu, levantar dinheiro e não sair a quantia que pretendemos, pode-se preparar que pelo menos um mês demora a resolver, mas pelo andar da situação, vai ser longa a caminhada, e vai demorar uma eternidade.
Aconteceu-me a mim, que foi só 20 euros, mas casos destes devem acontecer todos os dias. Agora imaginem que num dia acontecem 200 situações destas. Perfaz um total de 4.000 euros, que de certeza que estão a ser utilizados para pagamentos, para ganhar juros, etc.... Agora imaginem quando estes casos são em levantamentos de 150€ ou 200€, as quantias já atingem valores consideráveis.
18 de março 2019
Como a SIBS tem vergonha de colocar aqui a sua resposta, à minha última mensagem, eu coloco, parece um disco riscado:

"Lamentamos a situação, no entanto, importa esclarecer que este tipo de casos são de facto da responsabilidade do Banco emissor do cartão bancário, com o qual efectuou a operação a que se refere.
Cremos ser importante esclarecer que, a SIBS é a entidade gestora do sistema de pagamentos pelo que, o tratamento de situações desta natureza é efectuado entre o Banco e a SIBS e por sua vez entre o Banco e o seu cliente.
Deste modo, sugerimos que tente obter novamente, os devidos esclarecimentos junto do Banco emissor do cartão bancário com o qual realizou a operação, podendo este se necessário, recorrer aos seus próprios serviços centrais.
Mais informamos, que estas situações requerem uma análise junto do Banco emissor do cartão bancário, com o qual ocorreu a situação bem como, com o Banco de Apoio do equipamento (CA MB) onde se realizou a operação, pelo que, por vezes este tipo de situações requerem o seu tempo de análise e resposta.
Compreendemos a situação em que se encontra, no entanto, de acordo com o que referimos sugerimos que tente contactar os serviços centrais do Banco emissor do seu cartão afim de tentar obter os devidos esclarecimentos."

O meu banco diz "Relativamente ao assunto exposto, informamos que o mesmo encontra-se a ser objeto de análise, pelo que, oportunamente, voltaremos ao seu contacto."

Está em análise há um mês.....

Parece ping pong, mas o erro ninguém o assume. Prejudicado é só um, não interessa para nada.

Agora alguém que esteja a ver esta situação por fora, digam-me o que é que dá vontade de fazer !!!???
Miguel Ribeiro avaliou a marca
27 de março 2019

Desde o dia 16 de fevereiro até ao dia 26 de março para resolver uma questão de retenção de 20 euros numa ATM, para mim é muito tempo, foi uma eternidade. Isto demonstra que o sistema multibanco tem deficiências, que acho que as todas as entidades envolvidas no mesmo podiam corrigir. Para o meu caso houve 3 entidades envolvidas, como já referi na minha reclamação, Montepio Geral (meu banco), Caixa Geral de Depósitos (dona da ATM dentro de um café) e a SIBS (dona de todo o sistema multibanco em Portugal). Para mim todas tem a mesma percentagem de culpa. Fiz as reclamações logo no primeiro dia útil a seguir à ocorrência, podia ter feito só numa, mas achei por bem alertar todas. Estas primeiras reclamações foram feitas só às entidades envolvidas. Como o tempo de resposta passou a ser mais do que eu acho considerável, tornei as minhas reclamações públicas, tanto aqui no Portal da Queixa, como diretamente ao Banco de Portugal, que devia supervisionar melhor e tornar estes casos mais rápidos. Fica uma nota, levantamento de dinheiro em ATM que estejam fora das instituições bancárias, não irei fazer mais nenhuma. E alerto qualquer pessoa a fazer isso, irão ter tanta ou mais chatice como eu tive, quando acontecer um caso como o que me aconteceu. Agora levantamentos multibanco só em ATM que estejam dentro de instituições bancárias e sempre dentro do horário de atendimento.