Automóveis - Marcas

Volkswagen - Avaria e Recall

Ricardo da Branca
Ricardo Branca apresentou a reclamação
10 de maio 2017

2009, 23 de dezembro – Compra da viatura.
2011, 23 de fevereiro – 1.ª Revisão (long Life) – 34.417km - nada a referir sobre a mesma por mim ou pela oficina.
2012, 20 de fevereiro – 2.ª Revisão (long life) – 67.509km - nada a referir sobre a mesma por mim ou pela oficina.
2013, 20 de dezembro – 3.ª Revisão (long life) – 89.814km - nada a referir sobre a mesma por mim ou pela oficina.

2015 – Aquando do escândalo da VW acerca da adulteração das emissões de CO2 - site da Volkswagen – Diretor Jürgen Stackmann – membro da administração do grupo emite um comunicado a garantir "Vamos honrar as nossas responsabilidades", alertando que durante as próximas semanas e meses (2015) iriam tomar conta da situação e informar os clientes afetados e a 7 de novembro – recebido email da myvolkswagen@myvolkswagen.com.pt em representação da SIVA informando "do lamentável e profundo pedido de desculpas" pela situação e pela "quebra de confiança", sendo que a Diretora Geral do Concessionário Lacoccar – Carmen Ladeira, informa no email que Volkswagen AG: "estão a tomar as medidas necessárias, com a rapidez possível e de forma meticulosa que os seus cliente esperam".

2015, 15 de setembro – 4.ª Revisão (long life) – 110.927km. Na Ordem de Reparação n.º 0699547 peço para que seja indicado que a Luz Filtro de Partículas acende várias vezes e por vezes ao arrancar emite ruído "grilhar" como se estivesse o escape roto. Na altura nada foi diagnosticado ou indicado como anómalo, é-
-me indicado que foi feita uma atualização do software pela oficina para ver se melhora.

Deslocação de pelo menos 2 vezes para alertar do barulho que o carro faz e da situação dos ruídos: grilhar, vibrar, não fazer o ciclo de regeneração e se tal sucede o carro não pega a seguir. Alerto para o facto de que o indicador do Filtro de Partículas não ter voltado acender. É-me indicado que deverei substituir os injetores para solucionar o problema.

2015, através das várias notícias nos meios de comunicação social, a informação que circula é que alguns veículos da marca, motor VW 1.6 diesel apresentam este problema, sendo que se veja o artigo da revista Auto Hoje n.º1353 de 15 a 21 de 2015, onde referem "Só a partir de Janeiro é que o grupo VW começará a chamar às oficinas os carros afetados com o motor “Type EA 189” (…) pode ser chamado num novo “software”, noutros blocos, como (…) 1.6 pode ser necessário trocar de catalisador, instalar o “Adblue” ou mesmo até os injetores. (…) CLARAMENTE SOMOS ALERTADOS PARA O FACTO DE QUE NÃO ERA APENAS E SÓ O SOFTWARE QUE TRAZIA PROBLEMAS... PODERIAM SER FEITAS TROCAS!
Desloco-me à Lacoccar que me informa que no 2º ou 3.º trimestre de 2016, o meu carro seria chamado, tal como me é indicado pelo Grupo SIVA no seu portal europeu e português.

2015, dezembro – Nas pesquisas que faço pelas diversas revistas de automóveis - Motor1, de 07/10/2015 Comunicado traduzido do Frankfurter Allgemeine Zeitung– onde mencionam os injetores e o catalisador, e Auto Hoje – online , de 16/12/2015 - referem que no modelo 1.6 TDI a instalação de um estabilizador de fluxo.

2016, 1 de abril - Com 121.316km, desloco-me à Lacoccar para saber do RECALL e no atendimento efetuado é-me dito que ainda não sabem de nada e que quando tal suceder me ligam ou enviam email.

2017, 20 de abril - Contato com o número 808 100 213 Grupo JAPBlue, para marcar a revisão do carro, nessa ocasião questiono sobre o RECALL - 18 MESES DEPOIS - sou informado que já se encontrava disponível, questiono sobre o porquê não ter sido contatado, não me indicam a razão, dizendo que seria apenas para breve e que na altura da revisão faziam o serviço em questão. Revisão fica marcada para o dia 28/04/2017 pelas 9h00, tendo uma viatura de substituição/cortesia.

2017, 28 de abril - 5.ª Revisão (long life) – 144.134km - Na ordem de Reparação N.º 24510/312 JAPblue Algarve, solicito que me vejam a situação da viatura já que desde a última revisão até ao RECALL - 18 MESES DEPOIS, ao carro ocorrem:
- ciclos de regeneração de gases incompletos levando que o carro não pegasse à primeira;
- ruído de grilhar do motor e em situações de baixa rotação do mesmo, em especial em 3.ª e em 4.ª;
- perda de óleo do motor (nunca antes sucedera);
- sem água do depósito do radiador (sem fuga aparente do mesmo).

O mecânico responsável, Sr. Hélder, indica-me que o carro necessita de 2 peças essenciais: Kit de embriagem e o depósito do filtro sendo que solicito que seja indicada a situação da mesma à Mapfre, da qual sou detentor da extensão da garantia.

2017, 2 de maio – Desloco-me à JAPBlue, falo com D. Sandra Marques e faço a encomenda dos 4 pneus. Não há novidades do pedido da JAPBlue à Mapfre.

2017, 8 de maio – Contato telefónico da JAPblue Algarve, de manhã, que me informa não ter boas notícias e para me deslocar com o livro da Garantia da Mapfre. Desloco-me à tarde à concessionária/oficina e vejo o documento com a recusa do serviço solicitado à Mapfre, levo o Contrato de Garantia para perceber melhor e solicitar que pelo menos o Depósito do Radiador - por indicação do engenheiro responsável - seja alterado. Informo que o carro continua com problemas de regeneração e não pegar de seguida e perda de potência, assim como, aceleração alternada e inconstante em ponto morto.

Posto isto e tendo analisado esta questão com cuidado solicito que me sejam salvaguardados os direitos de reclamar e solicitar que as peças que sejam solicitadas de substituir sejam de responsabilidade da marca, quer seja pela concessionária europeia, na SIVA ou da JAPblue Algarve, já que entre neste portal se verificam muitas outras reclamações iguais ou idênticas de viatura do grupo com data de 2009 ou 2010, em especial, assim como, no portal Petição Pública - www.peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=P2012N32498 - com quase 400 reclamações!

Data de ocorrência: 10 de maio 2017
12 de setembro 2017

Olá a todos os consumidores que possam ler esta reclamação e estar a passar pelas consequências da suposta atualização.

Somos muitos...
Junte-se ao grupo "Clientes do Grupo Volkswagem Diesel - Escandalo das emissões" e à página "Volkswagen Dieselgate - Fraude Emissões"
Pode ver o testemunho de outros consumidores afetados e soluções alcançadas.
Existem garantias que o Grupo Volkswagen está a omitir nas reparações efetuadas, incutindo ao proprietário, ilegalmente, os custos das mesmas.