15.1

Sklum - Defeito não reconhecido

Eduarda Fernandes
Eduarda Fernandes apresentou a reclamação
5 de maio 2021
No passado mês de Fevereiro (2021) comprei uma série de artigos no site da Sklum.
Até à entrega correu tudo dentro dos conformes e incluindo a entrega que prontamente se verificou.

No entanto, passado 2 meses de ter recebido a encomenda, um dos produtos, mais propriamente um tapete começou a desfazer-se! O tapete foi colocado na casa de banho e todos os dias eram muitos os fios que se largavam do tapete.

De forma a provar via vídeo que o tapete se estava a desfazer (visto que um tapete que vai perdendo fios não fica prontamente visível a sua falta), fiz um vídeo no qual era patente que bastava puxar um bocadinho sem grande força para que os fios do tapete ficassem soltos.

Como é de bom senso, qualquer tapete que se preze não se desfaz com um puxãozinho sem força nenhuma!
A reclamação foi feita junto da empresa que se apresenta com um péssimo e incoerente atendimento ao público:

Primeiro, a resposta à reclamação vem super vaga e apenas dizia que não aceitavam a reclamação sem nenhuma justificação.
Segundo, numa primeira chamada telefónica é que me foi explicado que não teriam aceite a reclamação porque não tinham informação acerca do processo de lavagem e que o artigo não estaria abrangido por nenhuma política de garantia.
Em reposta a esta chamada escrevi um email reivindicando que o tapete não teria sido lavado de forma alguma e que segundo as normas da UE todos os artigos se encontram abrangidos por uma garantia de 2 anos, salvo exceções que se traduzem em 1 ano.
A esse email não tive qualquer resposta!
Voltei a ligar para o atendimento ao público onde me foi dito que no vídeo aparecia a puxar os fios do tapete (agora a questão já era outra)!
Tentei explicar toda a utilização do tapete (a pedido do operador) e que não seria possível de outra forma, virtualmente, demonstrar que o tapete apresentava defeito na sua confeção dado que os fios facilmente se largavam. Exigi ao operador que me fosse enviada a gravação da chamada que nunca chegou por email. além disso, exigi também na chamada que me fosse dada uma resposta ao email. Porque na verdade, não tinha obtido nenhuma resposta até ao momento daquela chamada.

Não me foi enviada nem a gravação da chamada, nem qualquer resposta oficial.
Voltei a contactar via email exigindo uma resposta à incidência reportada. Ao que me foi respondido mais uma vez que não aceitavam tal incidência porque apresentei um vídeo no qual estaria a puxar os fios do tapete.

Exigi que me fosse dado o livro de reclamações. Relembro que qualquer empresa que opere em Portugal tem obrigatoriedade de ter disponível um livro de reclamações. Foi-me informado que não existe qualquer livro de reclamações.

Na imagem em anexo é visível a falta de fios verdes!
Data de ocorrência: 5 de maio 2021