Acessórios para Telemóveis
  • 220162401
  • Edifício Península, Praça do Bom Sucesso nº131 Escritório 601
    4150-146 Porto
  • apoioaocliente@smarttalk.pt

Smart Talk - Videoporteiro com defeito de fabrico e recusa a devolver o dinheiro

Marco Oliveira
Marco Oliveira apresentou a reclamação
12 de dezembro 2022
Comprei no dia 27 um videoporteiro a baterias da greets 1.
No primeiro dia tentei instalar o software que não estava disponível no link fornecido no produto.
Mesmo assim, contactei a heimvision pelo facebook a perguntar onde estava a APP.
Disseram que a aplicação foi removida da playstore e que estavam a trabalhar no assunto para que a mesma ficasse disponível novamente. Obtive a aplicação heimlife noutro site.
Carreguei a bateria por 12 horas, sendo que a mesma supostamente deve durar 6 meses.
Utilizei o produto com as baterias durante uns dias e depois decidi integrar um sd card para aumentar a memória. O cartão não ficou preso no lugar onde seria suposto. Qualquer problema no sistema de encaixe, imagino. A minha esposa dirigiu-se à loja no dia 9 e confirmou com as meninas que a atenderam no parque atlântico que efetivamente era suposto o cartão ficar preso no interior da ranhura. No entanto, disse que só na segunda feira poderia contactar o serviço técnico. Na segunda- feira, dia 12, dirigi-me à loja e para além do problema do cartão reportei que a bateria já tinha descarregado e que não se conseguia carregar mais. Disseram-me que não me podiam substituir por outro modelo sem que o produto fosse verificado pela assistência, no continente. Nessa altura pedi a restituição do dinheiro e indicam-me que a política da empresa não permite a restituição do dinheiro, mas sim uma nota de crédito para a compra de qualquer outro equipamento. Ora, se não trocavam no momento, 12 dias depois de ter comprado um aparelho avariado, deixou de ser interessante para mim estar à espera que fosse reparar, um aparelho novo. Deixei então o aparelho para enviarem para o continente para verificar que está avariado. Ora, tanto fazia se fosse um dia ou dois, que se voltasse à loja, não me daria outro equipamento imediatamente. Se é para esperar então teria feito a compra pela internet ou em outra loja. Ou seja, em circunstância nenhuma devolvem o dinheiro, obrigando um cliente insatisfeito com o serviço pós-venda a adquirir produtos naquele estabelecimento.
Ora, essa política faz com que me tenha sentido enganado. Terei que ficar à espera agora do veredicto de um técnico para chegar á conclusão que o aparelho não funciona, o que foi constado pelas pessoas da loja. O cartão sd não fica fixado e a bateria está completamente descarregada, não carregando. Ora, essa política parte do princípio que os clientes criaram os danos. Isso é ofensivo para a maior parte das pessoas. Na maioria das lojas, a troca é imediata, principalmente em produtos comprados há pouco tempo. Por isso fidelizam os clientes. Eu precisava do produto para me resolver um problema, não para me criar problemas.
Data de ocorrência: 12 de dezembro 2022
Smart Talk
13 de dezembro 2022
Estimado Cliente,

De forma a exercer o seu direito de devolução, é necessário validar a anomalia descrita por si.
Só após a validação pelo técnico especializado é que poderemos dar seguimento ou não ao processo de devolução ou troca.

A devolução para compras efetuadas diretamente em espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso a Beyond Fresh, Lda./Smart Talk - smart accessories) aceitar a Resolução de Contrato (Devolução), caso esse artigo esteja em conformidade. Nestes casos, apesar da Lei Portuguesa não impor à empresa vendedora a aceitação da devolução do bem adquirido pelo consumidor, a marca “Smart Talk - smart accessories”, por cortesia com os seus Clientes, poderá após análise, aceitar essa devolução nos primeiros 14 dias após a compra, porém, o reembolso apenas poderá ser feito por via da emissão de uma nota de crédito. Esta nota de crédito poderá ser descontada parcialmente ou na totalidade em novas compras na Smart Talk - smart accessories, quer seja na Loja Online (em www.smarttalk.pt) ou diretamente num dos nossos espaços comerciais, após ter sido atribuída à conta de Cliente. A nota de crédito tem a validade de 30 dias.

A nossa política não é de todo ofensiva, apenas carece de uma validação por parte da equipa pós-venda para que seja tomada uma resolução ao assunto e questão.

Atentamente,

A Equipa da SmartTalk.
Marco Oliveira
13 de dezembro 2022
O problema é que a vossa política de devoluções implica que uma pessoa que compre na ilha de São Miguel, se detectar um problema duas horas depois, vai ter que esperar que o produto vá para o continente para verificar se efetivamente está avariado quando, na loja, puderam constatar ambas as avarias reportadas. Estar à espera de quê, que digam que é o cliente que causou o problema?
Teriam que ter aqui alguém que procedesse a essa verificação "técnica" ou então, no mínimo, dar a hipótese de devolução do montante imediatamente em dinheiro ou trocar por um produto igual sem defeitos.
Como vou querer produtos de uma empresa que depois de eu pagar o produto arrisco-me a que no dia seguinte o mesmo tenha que ir para o continente para verificação do que já é óbvio?