SNG - Garantia e Assistência Automóvel, S.A.
  • Av. Bernardo Santareno, Nº 54 1º Andar
    2005-177 Santarém
  • geral@sng.pt

SNG Garantia Automóvel - Emigrante enganado

José Solá Viegas
José Viegas apresentou a reclamação
2 de agosto 2022 (editada a 18 de agosto 2022)
Companhia de seguros só servem para cobrar para resolver os problemas passam a bola de uns para os outros.
Sou Emigrante na Alemanha, mas venho a Portugal. Numa das minhas vindas a Portugal, perdi a minha esposa à poucos meses, fui "enganado".

Descrição da viagem com um carro comprado no Stand J. PAIXÃO em 17-06-2022, matrícula 53-JD-57.

Sou emigrante na Alemanha há alguns anos e numa das vindas a Portugal no regresso as coisas não correram bem.
Comprei um carro para levar para a Alemanha e regressar a esse país para trabalhar, levantei o carro no dia 17 de Junho no stand J. PAIXÃO em Almancil, segui viagem no dia seguinte por volta das 4 horas da manhã, fiz 1200 km quando o carro avariou, já estava em França na localidade de Bayonne.

Pouco antes de parar começou a tremer e por achar estranho, parei o carro e fui ver o que se passava, reparei o rasto na Estrada, um rasto de líquido que estava visível até ao local onde tinha parado o carro, pensei que podia ser gasóleo. Suspeitando que seria problemas no motor, liguei para a companhia de seguros do stand, SNG seguros, o seguro tem garantia de motor, caixa de velocidades e transmissão pelo prazo de 18 meses.

Expliquei o que se passava e responderam me que não davam assistência em auto estradas, teria que chamar um reboque de assistência auto e assim o fiz, num posto SOS da auto estrada pedi um reboque, empresa NAZA, rebocaram o carro para as suas instalações, fiquei 3 horas à espera de um táxi para me levar para um hotel, aconteceu depois de muitas chamadas que fiz a pedir um táxi.

Já no hotel e para tentar resolver a situação, fiz várias chamadas para a companhia de seguros, SNG, fui informado que só me pagavam 2 dias e que a diária era de 130€+16€ de pequeno almoço, despesas que tive que pagar. Na segunda feira, 20 de Junho, pedi um táxi e mudei para um hotel mais barato, aonde fiquei mais 3 dias e sem qualquer resolução.

Como tinha o trabalho à minha espera na Alemanha, tinha que decidir o que fazer, decidi procurar uma empresa de aluguer de automóveis com entrega noutros países, encontrei, aluguei um carro e segui viagem para o meu destino, Alemanha.

Só decidi alugar o carro depois de ligar várias vezes para as duas companhias de seguros, SNG, Caravela sem nada resolverem e liguei para o stand onde comprei o carro que avariou, informei o que se passava e informei que tinha que regressar ao meu destino e que ia alugar um carro para seguir viagem, disse também que ia colocar um processo para resolver tudo isto, passados 15 minutos liga me a companhia de seguros do stand, perguntando o que eu queria resolver em primeiro lugar, respondi que queria chegar à Alemanha, foi quando me informaram que só me pagavam o regresso a Portugal, como é possível se trabalho na Alemanha e para onde tinha que regressar para trabalhar, disse que me iam pagar o aluguer do carro para regresso à Alemanha. Já apresentei à companhia de seguros SNG esta despesa.

Na quarta feira, 22 de Junho a COMPANHIA de seguros SNG e o stand J. Paixão, ligaram me e disseram para eu ligar à minha companhia de seguros, Caravela, liguei, expliquei e que queria ver resolvida a situação, informaram me que só pagavam regresso a Portugal em autocarro, incrédulo respondi mais uma vez que o meu destino não era Portugal, mas sim Alemanha e perguntei se pagavam o aluguer do carro, responderam que sim, mas só até Valenciennes em França, localidade junto à fronteira com a Bélgica e que o resto do caminho seria por minha conta.

Lembro que o meu destino foi sempre Alemanha.

Cheguei ao meu destino, mas o carro prometido pela companhia de seguros ainda não há sinais. Lamentável que seja tão fácil vender carros e fazer seguros, mas quando se precisa de acionar qualquer destes meios é muito complicado e só há entraves.

Em relação ao carro só teve autorização para seguir para uma oficina para arranjar, na segunda feira à tarde…dia 20. A companhia de seguros SNG informou me na terça feira, que tentaram uma oficina de origem e que o carro só podia ser visto passadas duas semanas, pelo que optaram por uma oficina de todas as marcas em Labenne que fica a 14km do hotel onde tinha ficado hospedado.

Mais, a seguradora não queria pagar o reboque do carro para Portugal, só até 300 km de distância, mas também não queriam pagar a viagem, foi quando falei que ia mover um processo contra eles, aí mudaram o discurso e o carro já seguiria para uma oficina em Loulé e depois para o stand em Almancil.

Andaram os 5 dias entre a avaria do carro até eu ameaçar com um processo para não me pagarem a viagem. Quando falei em processo já o carro ia para Portugal e já pagavam as despesas com o meu regresso à Alemanha(carro de aluguer), estou ainda à espera de ser ressarcido de todas as despesas que tive com toda esta situação.

Devo ter feito mais de 40 chamadas para, as companhias de seguros como para o stand de automóveis, as chamadas passavam de funcionário para funcionário até que um terceiro me dizia para eu esperar que me contactasse, na maior parte das vezes este contacto para mim não aconteceu.

As informações que consegui sobre o carro, foi me facultada através de um taxista que era filho de pais portugueses, foi ele que telefonava a perguntar sobre a informação que eu queria e foi assim que fiquei a saber que o carro não tinha arranjo.

Também encontrei uma outra boa pessoa, um francês que falava espanhol e que me ajudou na tradução com a oficina e com o aluguer do carro.

Preciso com urgência da resolução desta situação que para além do tempo perdido e dos nervos que apanhei me fez incorrer em despesas que tenho o direito de ser ressarcido.

Quando comprei o carro sabiam a viagem que ia fazer, é no mínimo estranho o carro avariar a menos de ⅓ da viagem, é também lamentável que a companhia do stand não tenha resolvido a situação em tempo útil e que até hoje não tenham pago o que devem quando enviei oportunamente e logo de seguida ao aluguer do carro a despesa com o mesmo.

Recebi há pouco tempo a resposta da companhia de seguros Caravela que transquevo:

Exmos Senhor,

Acusamos a recepção da sua correspondência, cujo teor notámos e agradecemos.

Em resposta às últimas comunicações que nos dirigiu, informamos V. Exa. que, nos termos dos Capítulos III e V de Assistência em Viagem em questão, Cláusulas 11ª e 16ª respectivamente, o pedido reembolso de V. Exa. não apresenta condições para que lhe possamos dar seguimento.

Isto é, além da ocorrência em si carecer de cobertura contratual, como anteriormente e telefonicamente lhe foi referido, havendo necessidade efectiva da validação da imobilização do veiculo seguro por motivo de avaria e cuja reparação exija mais de dois dias de imobilização , verificamos que até à data este pressuposto não foi por V Exa autorizado ou formalizada a sua pretensão.

Também, não ficam garantidas por esta cobertura, as prestações que não tenham sido previamente solicitadas ao Segurador, ou tenham sido executadas sem o seu acordo prévio.

Assim, recordamos que, de acordo com os procedimentos previstos nos pontos b) e c)da Cláusula 5ª, o acionamento das coberturas de Assistência em viagem pela da Pessoa Segura e que todas as despesas incorridas com procedimentos prévios e/ou não autorizados pela Seguradora estão excluídas, nos termos já acima referidos.

Permanecemos, naturalmente, disponíveis para dar seguimento à avaliação da prestação do Reboque do veiculo seguro e transporte, repatriamento e recolha do veiculo seguro, bastando para o efeito que contacte os serviços de Assistência formalizando a sua pretensão.

Esperamos ter assim contribuído para melhor esclarecimento deste assunto e apresentamos os nossos cumprimentos,

Carla Sofia Santos
Serviços de Assistência

Quanto à resposta da companhia SNG-GARANTIA EM VIAGEM, a resposta é a seguinte:

Boa tarde, Sr. José

Informamos novamente que essa informação tem de ser passada á RNA. Para onde enviou as faturas.

Cordialmente,

Xxxxxxx
Departamento Técnico

É assim ando eu "de mão em mão" à espera do que me é devido.
Data de ocorrência: 23 de junho 2022
17 de agosto 2022
A companhia de seguros RNA solicitou o reenvio da documentação enviada por mim por correio registado, enviei tudo novamente e dia 15 de Agosto, passada uma semana do envio por mail, conforme solicitado, pedi informações sobre o processo, até hoje continuo à espera.
SNG Garantia Automóvel
17 de agosto 2022
Exmo. Sr José Solá Viegas, Desde já agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção. Conforme Condições Gerais da garantia, quaisquer assuntos relacionados com a Assitência em Viagem são atendidos pela RNA, departamento Internacional, cujos dados já lhe foram facultados em várias ocasiões, quer por escrito quer telefonicamente. Assim, solicitamos que contacte os mesmos através dos contactos facultados. Em relação à sua reclamação, esta foi reencaminhada para o respetivo Departamento. Cordialmente, a Equipa SNG.
17 de agosto 2022
O dizerem que me facultaram as informações para contactar a RNA, só a semana passada fiquei a saber com quem comunicar por mail e também fiquei a saber que os documentos que V. Exas. acusaram a recepção, eles pediram para eu reenviar por mail. Assim o fiz, é lamentável que não tenham tido uma postura diferente para ajudar na resolução do problema.
18 de agosto 2022
Lamentavelmente a SNG informou me mal quanto ao email da RNA, o email é internacional@rna.com.pt e não o que me foi dado.
Só hoje ao ligar para a RNA fiquei a saber que o email estava incorreto.

De: Tecnico <tecnico@sng.pt>
Enviado: terça-feira, 28 de junho de 2022, 15:47
Para: José Solá <josesola58@hotmail.com>
Assunto: RE: Carro 53-JD-57 despesas

Boa tarde

Vimos por este meio acusar a receção do seu email, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em relação ao repatriamento da sua viatura o mesmo já foi pedido. Conforme indicado anteriormente as despesas do seu transporte, não são da responsabilidade da SNG, mas sim da RNA, apesar de estarmos a ajudar e tentar resolver a situação da forma mais célere possível.

Relembro o email para solicitar atualização sobre o reembolso das suas despesas. internacional@rna.pt

Cordialmente,

DAVID DUARTE
Departamento Técnico
18 de agosto 2022
Fui contactado pela SNG quase que ameaçadoramente por proteção de dados... E os meus dados colocados na vossa resposta não têm a mesma protecção?
José Solá Viegas
José Viegas avaliou a marca
30 de agosto 2022

Foi resolvido pela RNA, fui reembolsado.