Sofás Zone Marca do Mês
  • apoioaocliente@sofaszone.pt

Sofás Zone - Compra de colchão

Ana Pereira apresentou a reclamação
18 de maio 2023
No dia 26 de Julho de 2021 comprei na loja situada em Santa Maria da Feira uma mobília para quarto composta por: cama + colchão + estrado + puff guarda roupa no valor total de 538.00€.
Acontece que, temos uma casa nova para onde adquirimos estes produtos e demos com o colchão preto numa das partes (viramos o colchão por norma de 15/15 dias).

Enviamos este e-mail à loja em questão no dia 24/06/2022 e qual não é o nosso espanto quando nos dizem que a garantia não cobre este tipo de situações sem nunca nos terem enviado um técnico a casa para perceber efetivamente do que se trata. Fomos a loja física falar c/ o vendedor que também nos diz que não há garantia que possa cobrir a nossa reclamação.

Transcrevo um excerto daquilo que nos foi dito num dos e-mails de troca com a empresa em questão:
" .... Na sua reclamação a senhora diz-nos que o colchão está com umas manchas, que visivelmente são manchas de humidade decorrentes do uso do artigo ou do espaço em que o artigo está inserido..." a pergunta que me ocorre depois desta resposta por parte da empresa é: O colchão seria comprado para expor ou para efetivamente usar? Enviaram algum técnico para que pudessem avaliar as condições em que o artigo estivesse inserido ?
Transcrevo outra parte do mesmo e-mail enviado pela empresa:
"... Não sendo um defeito de fabrico as nossas fábricas não aceitam esta reclamação, não conseguimos ajudá-la com esta situação, tente limpar a superfície e secar."
Lamento muito que esta seja efetivamente a melhor postura que têm para com os vossos clientes. A não repetir e a não recomendar.
Data de ocorrência: 24 de junho 2022
Exma. Sra. Ana Pareira,
Antes de mais, apresentamos os N/cordiais cumprimentos!
Em face do exposto nesta plataforma, temos a referir o seguinte:
Em 26-07-2021, V/ Exa., adquiriu um pack cama composto por cama, estrado e colchão.
Decorridos sensivelmente 11 meses sobre a data de entrega dos mencionados comunicou-nos que o colchão adquirido denotava a existência de manchas pretas.
Após a N/instituição ter sido habilitada com os registos fotográficos do artigo em questão, forçoso se torna concluir que as sobreditas manchas pretas são resultado do efeito da humidade, tal como, de resto, V/ Exa. acaba por admitir na sequência das comunicações escritas trocadas entre as partes, neste caso concreto e caso V/ Exa. nos permita a divulgação desse e-mail, agradecemos que nos informe ou e em detrimento, o faça sem transcrições truncadas, com a transparência necessária para as partes interessadas e para terceiros.
De acordo com as condições gerais de venda disponibilizadas a V/Exa. no acto de aquisição, resulta expressamente o seguinte:
“Cláusulas de exclusão de garantia:
· Exposição do produto em local húmido ou não arejado;”
Por conseguinte, as deficiências ou desconformidades causadas por humidade não se encontram abrangidas pela garantia legal.
A N/instituição responsabiliza-se, somente, por defeitos de fabrico, materiais ou vícios de origem de produtos e componentes.
Sucede que, a invocada humidade é resultante de factores exógenos a que a N/instituição é totalmente alheia e, por essa razão, as manchas invocadas pela consumidora - e que são provocadas por tal efeito da humidade -, não nos poderão ser imputadas em sede de responsabilidade.
Não possuindo o artigo qualquer componente que, por si só, permita libertar água, forçoso se torna concluir que tal elemento somente poderá advir do meio onde o mesmo se encontra a ser utilizado.
Vale isto por dizer que o artigo em causa não padece de qualquer desconformidade ou defeito de origem e tal como referido anteriormente , não é pelo plasmar deste conteúdo nesta plataforma, que mudamos o que foi transmitido e sustentando.

Boa tarde.
Mais uma vez questiono, como poderão vcs argumentar o que quer que seja sem nunca se terem deslocado para visualizar o estado do colchão? De todos os colchões que tenho em casa só aquele é que tem humidade.
O colchão encontra-se sem uso desde a data em que me vi forçada a mandar-vos o primeiro e-mail e entretanto as manchas continuam a aparecer, teimamos em dizer que se trata de humidade em algo que não está de todo a ser utilizado?
Aceito que não queiram assumir a responsabilidade pq efetivamente esta é a melhor politica que praticam juntos dos vossos clientes.
Para elucidar e não precisando de nenhum parecer técnico de vossa parte (visto também nunca se terem mostrado interessados em apresentar um) é notável que manchas pretas são efetivamente manchas de humidade (nunca em momento algum dissemos o contrário), mas não poderá ser humidade vinda dá má secagem da espuma do colchão? Da má secagem das ripas do estrado tendo em conta que só aparecem na horizontal mesmo por cima do sítio onde assenta o colchão no estrado?
São boas dúvidas que passados quase dois anos vou continuar a ver sem resposta.
De uma empresa como a vossa ter um e-mail onde me dizem para limpar e secar o colchão, todas as outras respostas que venham em seguida não darão espanto.
Agradeço o tempo disponibilizado na não resolução, mais uma vez, do meu assunto.

Os nossos cumprimentos!
Realçamos a sintonia de avaliação entre aquilo que V/ Exa. nos reportou e que não estava claro no texto anterior colocado nesta plataforma. Foi avaliação de V/ Exa. que de facto era humidade e foi referido por V/ Exa. a não necessidade de envio de técnico para o atestar e referir, porque já disso tinha conhecimento . As fotos recebidas apenas validaram a opinião das partes.

Não há por parte da N/ Instituição qualquer descartar de responsabilidade, porque não é essa a nossa postura no mercado, o que existe é a não assunção de que o alegado, seja de nossa responsabilidade e de forma sustentada.
Nem as espumas, nem as lâminas do estrado, estão sujeitas ou expostas a água ou matérias liquidas que provoquem o referido, se assim fosse, notaria V/ Exa. uma desconformidade imediata e aquando da recepção do artigo e isso não sucedeu.

Renovamos o referido anteriormente.

18 de maio 2023
Tenho neste momento (mesmo inutilizado) o colchão cheio de borboto, também poderá ser da humidade?

Os nossos cumprimentos!

Temos então, uma situação não reportada em momento algum senão agora e num período de não utilização.

Não considera a N/ Instituição, que esta plataforma seja um chat e apenas intervém e comenta, com base nos processos aqui abertos e sobre o qual tem conhecimento e suporte.

18 de maio 2023
Sendo reportada num período de não utilização será ainda mais grave, penso eu.
Se a V/ instituição não considera que esta plataforma seja um chat deixo-vos o meu e-mail ao total dispor (informação essa que terão ao dispor desde o início desta reclamação) para que me possam apresentar uma solução ao borboto se existir alguma solução para este caso.

Atentamente

Os nossos Cumprimentos!

Deverá V/ Exa. seguir os trâmites usuais e considerados nos termos e condições de venda, contactando o Ponto de Venda onde adquiriu o artigo.

A gestão dos pontos de venda é independente e tem apenas insígnia como ponto comum, sendo autónoma na abertura e gestão desses processos.