Solzaima, S.A.

Solzaima - Garantia de produtos

Jose Fernando Fernandes Silva
Jose Silva apresentou a reclamação
6 de novembro 2015

No verão de 2014, através de um instalador, adquiri um recuperador de calor a água Solzaima - ACQUA.
O dito recuperador trabalhou no inverno de 2014/15. No final da temporada limpei devidamente o recuperador, não notando qualquer anomalia no mesmo.
Ontem (27/10/2015), voltei a colocar o recuperador em funcionamento, e após cerca de 30 minutos de funcionamento reparei que as placas superiores de vermiculite estavam rachadas.
As ditas placas tratando-se das superiores (teto) não sofreram qualquer impacto, podendo o mesmo ser visto.
Estando o recuperador na garantia, gostaria que a Solzaima substituísse as mesmas e verificasse se as outras estão em condições de serem utilizadas.
A Solzaima através do departamento de apoio ao cliente (mas pouco), disse que se tratavam de materiais não cobertos pela garantia e como tal, se eu quisesse teria que pagar cerca de €70.00 (entre deslocação e técnico) para verificar a anomalia.
De acordo com informação que me foi enviada a garantia não cobre "...apoios de vermiculite, chapas deflectoras ou de proteção, vermiculite, cordões de vedação, queimadores, gavetas de cinza, apara lenha, registos de fumo, grelhas de cinza...", então eu pergunto, o que cobre a garantia?
Estou descontente com o produto, descontente com o serviço pós venda, descontente com a empresa e no que me diz respeito não aconselho produtos desta empresa.

Data de ocorrência: 6 de novembro 2015
Solzaima
6 de novembro 2015
Exmo. Sr. Fernando,
Boa noite,

Acusamos a recepção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Não obstante e como explicito no manual de instruções (e sem Meno desprezo da informação descrita nos mesmos) componentes em contacto direto com o fogo tais como: apoios de vermiculite, chapas deflectoras ou de proteção, vermiculite, cordões de vedação, queimadores, gavetas de cinza, apara lenha, registos de fumo, grelhas de cinza, cujo desgaste está diretamente relacionado com as condições de utilização (nomeadamente, tipo de combustível, humidade relativa do mesmo, química e humidade da atmosfera envolvente, forma e Temperatura de admissão de ar, entre outros) e, ou, conservação (limpezas, manutenções e conservação da superfície), não se encontram incluídos pela garantia legal do equipamento. Igualmente, e sem dispor de mais informações, a exemplo, horas de funcionamento, humidade relativa do ar de combustão, bem como, sua composição química, humidade e análise elementar do combustível utilizado não nos é possível determinar em concreto qual a origem do estado informado. A mesma carecia de análise in situ, por acção de uma intervenção local.

Exposto o anterior e como de resto é a postura da Solzaima não nos limitamos a informar mas sim a providenciar uma solução. Em consonância com o anterior e como de resto já informamos poderemos desenvolver uma visita técnica quer no sentido de determinar com rigor o problema/causa para o sucedido, bem como, proceder com a reparação. No entanto, confirmando-se o problema exposto a referida visita técnica terá um custo associado, desde logo, 38 €/deslocação (já com IVA), 25 €/hr (já com IVA) e alguma peça que seja necessário (ao PVP + IVA).
Ficamos a aguardar a aceitação das condições que informamos para que possamos agilizar a marcação do serviço.
Sem outro assunto,
Jose Silva
7 de novembro 2015
Não aceito pagar €70.00 para o vosso técnico fazer um diagnostico a um equipamento que custou €2.500,00, tem um ano de idade e cerca de 200 horas de utilização. Quando mais, a substituição das placas não ultrapassa os €15.00. Aceitei, caso o vosso técnico não tivesse disponibilidade, eu suportar as despesas de mão de obra e deslocação e a Solzaima só tinha que fornecer as placas. Até isso foi negado.
Não posso aceitar que TODOS os elementos em contacto com o fogo sejam considerados de desgaste rápido.
Quando adquiri o recuperador á Solzaima, foi por ser nacional e a fábrica ser perto da minha área de residência o que permitiria uma resolução rápida de qualquer problema inerente ao equipamento. Não o adquiri pelo preço, pois é dos mais caros do mercado.
Esta é a postura da Solzaima, não compreendo, mas é o que temos.

Exmo. Sr. Fernando,
Boa noite,

Acusamos a recepção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Sem outro assunto,