Solzaima, S.A.

Solzaima - Salamandra a pellets, mod K100- FUJI

Marieta Benito
Marieta Benito apresentou a reclamação
25 de abril 2022
Adquiri em 23 de Novembro de 2020 uma salamandra a pellets, marca Solzaima, mod K100- FUJI, à empresa Radar do Tempo, com sede na Av. 25 de Abril, 65, 2135-148 Samora Correia, com o número de telefone 263652531.
Esta empresa representa a marca SOLZAIMA, com a morada Rua dos Outarelos, 111, 3750-362 Belazaima do Chão - Águeda – Portugal, com o número do telefone 234 650 650.
No dia 4 de Fevereiro, deslocou-se um técnico da Empresa Radar do Tempo, em sequência de um sobreaquecimento da salamandra que, segundo ele, se deveu a ter-se incendiado o tubo de extracção de fumos, devido a acumulação de cinzas no seu interior.
Cabe aqui referir que apanhei um enorme susto, pois quando dei por isso o tubo estava incandescente e a temperatura da salamandra tinha atingido quase 50 graus. Felizmente estava perto e de imediato a desliguei, mas mesmo assim não consegui impedir que o tubo tivesse de ser substituído, pois ficou queimado por fora, devido ao excesso de calor.
O técnico fez a substituição do tubo e fez a manutenção, uma vez que a salamandra já tinha atingido as 2100 hrs de funcionamento e já tinha ficado inoperacional por esse facto, tendo eu conseguido reiniciar o seu funcionamento, em sequência de uma pesquisa que fiz no manual de funcionamento.
Estes factos foram comunicados à SOLZAIMA em 31 de Janeiro (por telefone e por mail) e 1 de Fevereiro, anteriormente à deslocação do técnico em 4 de Fevereiro, e informaram-me que a responsabilidade seria do Radar do Tempo, uma vez que a salamandra tinha sido instalada por essa empresa.
No dia 22 de Fevereiro, a Salamandra desligou-se com a indicação de Alarme A02 “falta de pellets”, o que significaria que o depósito estaria vazio, no entanto o que aconteceu foi que o depósito de queima estava a transbordar.
Desliguei a salamandra e despejei o depósito de queima, tendo reiniciado normalmente.
No dia 23 de Fevereiro, o depósito de queima encheu e incendiou, com uma chama enorme. Eu não estava em casa e foi o meu neto que se apercebeu do que estava a acontecer e filmou. Desligou a salamandra de imediato, mas as pellets continuaram a cair no depósito de queima e demorou algum tempo até consumir tudo e ficar completamente desligada.
No dia 24 de Fevereiro, ao activar novamente a salamandra, para ver como se comportava, o depósito de queima encheu novamente e não chegou a incendiar, porque desactivei imediatamente e despejei o depósito, mas as pelletes continuaram a cair, que acabaram por incendiar e a desactivação demorou mais de 20 minutos.
Todos os facto relatados foram comunicados à empresa Radar do Tempo, uma vez que a salamandra ainda está na garantia e mandei os 2 vídeos feitos pelo meu neto. Fui aconselhada a não utilizar a salamandra,
Disseram-me então que iriam pedir assistência técnica à Solzaima, pois teriam de ser eles que teriam de vir ver o que se passava.
No dia 3 de Março recebi um telefonema da Solzaima a perguntar o que se passava com a salamandra, tenho eu descrito tudo o que se tinha passado. Nessa ocasião informaram-me que iriam enviar um técnico, que me contactaria a marcar o dia e hora, mas referiram, também, que não podiam prever o tempo que demoraria. No entanto, foram dizendo que quem fez a manutenção (Radar do Tempo), não teria calibrado o dispensador de pellets.
Seja como fôr, o que é certo é que até hoje, ninguém mais me contactou ou veio ver o que se passava com a salamandra, pelo que, desde os acontecimentos relatados o aparelho que comprei para aquecimento não tem funcionado, pois tenho medo que me aconteça um problema do mesmo género.

Vila Franca de Xira, 25 de Abril de 2022
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2022
Solzaima
9 de maio 2022
Exma. Sr.ª Marieta Benito,
Segue, em anexo, a resposta enviada, voltaremos a reenviar para o seu e-mail.
Já recebemos o seu novo e-mail com as respectivas dúvidas, ainda na presente semana daremos resposta.
Obrigado,
Esta resposta tem um anexo privado
Solzaima
12 de maio 2022
Exma. Sr.ª Marieta Benito,
Segue, em anexo, a nova resposta enviada.
Colocamos igualmente abaixo descrição da resolução de avaria pelo técnico de serviço.

"Após sat ajustamos temperatura fumos mínimo 90 graus (ajuste
conforme instruções de fábrica em função do tipo de pellet).
Testamos equipamento na presença do cliente durante 1 hora.
A nível instalação aconselhado a colocação de té de saída para fazer retenção de sólidos e líquidos e substituição de curvas 90 por curvas a 45, colocação de tubos até ao cimo da chaminé e colocação de chapéu anti retorno
No exterior é sempre aconselhado a colocação de tubos duplos isolados
Foram dadas explicações de funcionamento do equipamento manutenção e condições de garantia.
Problema mencionado não está relacionado com o equipamento, ou, qualquer defeito de fabrico, mas sim, com a utilização, falta de manutenção, falta de ajuste de fábrica e necessidade de rectificação chaminé.

Como nota e para que fique registado o valor da nossa intervenção tem um custo de 80 euros (Deslocação + Mão-de-obra assistência) como gesto comercial iremos só cobrar o valor de deslocação. O valor da intervenção deve ser pago logo após a recepção da factura como combinado com a Sra Marieta"

Alguma dúvida queira o favor de dispor pelos canais habituais
Obrigado,
Esta resposta tem um anexo privado
Marieta Benito
Marieta Benito avaliou a marca
31 de maio 2022

Deixam os concessionários fazerem o que lhes bem apetece. O assunto com eles não tem qualquer solução, pois dizem que a culpa é do instalador, que é seu representante e que fez mal a instalação, mas pelos vistos não tomam qualquer medida.