Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Débito direto não autorizado e não cumprimento rgpd

Catarina Lourenço
Catarina Lourenço apresentou a reclamação
8 de setembro 2022
No presente mês recebi um débito direto desta empresa (que não fazia ideia sequer do que era ou conhecia sequer a sua existência). Rapidamente enviei email a questionar e disseram me que era de um seguro associado a um computador. N autorizei qualquer débito direto para continuidade de nenhum seguro - apenas paguei 2 meses no momento da aquisição do equipamento. Não obstante pedi imediatamente que anulassem qualquer seguro associado ao meu nome e dados. Adicionalmente e de acordo com os meus direitos de RGPD solicitei que apagassem todos os meus dados uma vez que, devido a este abuso, não me sinto confortável que tenham sequer o meu email.
Tal não é o meu espanto que apenas dizem que apagam os meus dados se eu enviar mais dados pessoas. Recusei e propus me a identificar o meu NIF, CC e IBAN como comprovativo de identidade mas referindo que nao sou obrigada a enviar mais dado nenhum. A empresa nao pode recusar se a apagar os meus dados e muito menos obrigar me a enviar mais dados quando para aderir a um seguro ficticio nao exigiram qualquer dado meu sequer.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2022
9 de setembro 2022
Estimada Srª Catarina Lourenço,

Informamos que a situação exposta está a ser analisada pelo Departamento correspondente.

Tentaremos ser os mais breves possíveis em responder-lhe.

Com os nossos melhores cumprimentos,
2 de fevereiro 2023
Estimada Srª Catarina Lourenço,

Recordamos que o nosso Departamento de Gestão Apólices continua a aguardar pela informação/documentação solicitada, no intuito de poder verificar corretamente a situação exposta.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Catarina Lourenço