Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Seguro telemóvel Vodafone

Patrícia Isabel Copa Mendes
Patrícia Mendes apresentou a reclamação
7 de outubro 2019
Em Março de 2017 comprei um telemóvel na Vodafone e pedi um seguro com uma única condição essencial: caso algo lhe acontecesse, se não tivesse arranjo, teria um vale no valor que dei pelo telemóvel. Estas eram as minhas condições para aceitar um seguro, e esta foi a promessa que me fizeram na vodafone quando aconselharam o seguro da SPB. Confiei e paguei desde então um valor trimensal de 19,90€.
Infelizmente, ao fim de quase 3 anos ocorreu um acidente e o telemóvel ficou sem arranjo. Estive mais de uma semana à espera que me contactassem (após ter ido à vodafone comunicar o sucedido). Telefonei e informaram-me que tinha que pagar um prémio, nunca antes me comunicado. Ok... Paguei o mais depressa que pude, enviei o comprovativo e voltei a aguardar que me contactassem (sem efeito). Dias depois tive de voltar a telefonar e finalmente vieram buscar o meu telemóvel.
Recebi um e-mail dizendo que "o seu equipamento" estava a caminho. Quão espantada e feliz fiquei de saber que o "meu" equipamento afinal tinha arranjo. Mas não, enviaram-me um telemóvel que NÃO É O MEU, em PRETO (que é uma cor que não gosto), da mesma marca, mesmo modelo (que por sinal já nem existe à venda na Vodafone) e que está longe de valer o valor que paguei por ele à quase 3 anos e até mesmo o valor que tinha no momento do sinistro (visto que é um telemóvel em segunda mão sem qualquer acessório).
Já paguei por este seguro mais de 200€ e com 200€ conseguiria comprar um telemóvel que não fosse em segunda mão e já razoável.
Avisaram-me que esta empresa tinha muitas reclamações deste género e que devia fazer reclamação no portal da queixa. Quis dar o benefício da dúvida e tentar resolver o problema através de e-mail. Uma semana depois não obtive qualquer resposta.
Data de ocorrência: 7 de outubro 2019
SPB Ibérica
12 de fevereiro 2020
Estimada Sra. Patrícia Mendes,

A gestão da SPB Ibérica está limitada á mediação entre o Segurado e a Seguradora, sem competência alguma na resolução ou resultado dos sinistros. Essa capacidade é responsabilidade unicamente da Seguradora.
Em caso de desconformidade com a resolução do seu sinistro poderá dirigir-se directamente á entidade Seguradora através dos contactos disponibilizados anteriormente com esse fim.

Portanto, lamentamos não conseguir aceitar o seu pedido, pois não temos concedida legalmente essa competência

Atenciosamente,
SPB Ibérica