• Avenida São José, 20 –
  • sacavem@tonik.pt

TONIK - Cobrança coerciva quotas passado 4 anos

Alexandre Quintans apresentou a reclamação
13 de janeiro 2023
A minha reclamação vai tao somente no facto deste ginásio em Sacavém da cadeia TONIK só ao fim de 4 anos ameaçar com cobrança coerciva de quotas através de uma empresa de cobranças de contencioso INDEPT, sem nunca em tempo algum se ter dignado a entrar em contato comigo a fim de regularização da suposta divida em causa, considero insultuoso tal repugnante acto por parte de um ginásio pelo qual até nutria algum respeito.

Desde que sai recebi varios SMS de promoções etc, mas NUNCA me mandaram nenhum aviso de falta de pagamento, preferiram SUJAR o meu nome enviando os meus dados para a INDEBT

Utilizando o velho ditado " Quem nao deve nao teme" paguei diretamente no ginásio a suposta divida única e exclusivamente porque nao li o contrato que com eles celebrei e que tem em letras bem pequenas uma fidelização, a meu ver abusiva e que no momento da celebração do contrato nao me lembra de ter sido referida, e se quisesse desistir teria de comunicar por escrito ou no próprio ginásio encerrar a minha fidelização.

Fica o alerta para o esquema que este ginásio tem e como trata quem dele desiste.

TONIK NAO OBRIGADO,
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2023
TONIK
25 de janeiro 2023
Exmo Senhor Alexandre.

Lamentamos a situação e a sua insatisfação.

Percebemos e nesse aspeto terá razão, de não ter havido contactos anteriores relativamente à sua situação, e existirem outro tipo de contatos e sms. infelizmente são 2 sistemas diferentes, que não tivemos oportunidade de cruzar informação e para nós, via mail, saindo automaticamente do software de gestão, julgamos que todas as pessoas estavam a ser informadas da sua situação ( como ocorre atualmente).

em todo o caso, permita referir que :
1) na altura da inscrição foi informado das condições, como todas as pessoas
2) tem copia da adesão
3) como qualquer outra situação semelhante, não basta cancelar o debito (imaginar cancelar a agua, gás, telecomunicações somente dessa forma)
4) as letras são normais (tamanho 11 ou 12) e mais, escritas a bold as condições mais relevantes
5) para defender mais quem se inscreve, existe uma "garantia de satisfação" com a duração de 1 mês, que permite a pessoa desistir sem qualquer razão ou motivo - mas por escrito sempre -.

Portanto não se trata de esquema ou algo semelhante. tudo perfeitamente transparente e comunicado. as pessoas no geral é que desvalorizam por culpa e responsabilidade própria.

Uma vez mais lamentamos a situação ocorrida, mas da mesma forma que bastava 1 telefonema da nossa parte para minimizar a situação, também o contrário permitia ter ficado tudo resolvido na altura.
Obrigado
26 de janeiro 2023
Muito boa noite, Sr Anônimo que do Tonik respondeu,

Em primeiro lugar, quero realçar que a reclamação em questão prende-se principalmente com o fornecimento dos meus dados pessoais a uma entidade externa ao TONIK (INDEPT), para a qual tenho de ver se no vosso contrato eu vos autorizo a fornecer os meus dados pessoais a terceiros, caso isso não esteja no vosso contrato em como vos autorizo a tal, penso que juridicamente estarão a violar a lei de protecção de dados, Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.

Em segundo lugar, quando fui pagar o valor em falta, o funcionário em questão, disse-me que "derivado à pandemia a situação da cobrança de valores em falta tinha ficado para trás e que estavam agora ( no meu caso 4 anos depois) a regularizar essas dividas, interpretei como uma desculpa pouco credível, pois antes da pandemia supostamente já eu me encontrava em dívida a mais de 1 ano, e durante a pandemia em que os ginásios estiveram fechados não tiveram tempo de agarrar em telefones e contactar telefonicamente ou por SMS os "supostos" faltosos.

Ponto 1 - como refiro na minha reclamação " nao me lembro de ter sido referida ", e pelos vistos não sou o único, visto haver mais queixas no portal da Queixa sobre este tema.

Ponto 2 - Tenho sim Sr ou Sra

Ponto 3 - Como referi na minha reclamação, e fiz o Mea Culpa " Utilizando o velho ditado " Quem nao deve nao teme" paguei diretamente no ginásio a suposta dívida única e exclusivamente porque não li o contrato que com eles celebrei " mas a comparação que fazem "(imaginar cancelar a agua, gás, telecomunicações somente dessa forma)", é completamente absurda; Agua (necessária à condição Humana), gás ( necessário para confeção de alimentos e ou aquecimento), telecomunicações são essenciais mas ninguém morre sem elas; ou seja são bens de primeira necessidade, ginásios a meu ver não o são, por isso essa comparação está muito mal feita, pegando nesta comparação, nunca tive uma empresa de cobranças difíceis a dizer-me que tinha ficado a dever o café na pastelaria da esquina.

Ponto 4 - não comento, visto que não sou o único a reclamar com essa cláusula no Portal da Queixa

Ponto 5 - Eu desisti do ginásio passados 6 ou 7 meses não posso precisar ao certo o tempo que foi, por isso essa "garantia de satisfação" já não se aplicava ao meu caso em concreto.

Termino dando como concluída a minha reclamação e deixando-vos um conselho, liguem ás pessoas e não ponham empresas de cobranças atrás daqueles que são os clientes de uma atividade que em caso de pandemia ou crise econômica fica relegada para terceiro ou quarto plano, já a àgua, o Gás a Eletricidade e as comunicações continuam a ser de primeiro plano.

E acabem com fidelizações a concorrência já as está a abolir, fica a dica.

Atentamente

TONIK
26 de janeiro 2023
Exmo Sr Alexandre

Agradecemos a sua resposta e sugestões.

Será tido em consideração as que identificarmos como relevantes e sempre numa perspetiva de melhorarmos globalmente.

No entanto, como refere, contrariar somente que "esquema" não é nem nunca foi. Claros e transparentes no processo de adesão, bem como após a mesma.

Obrigado

Nelson Figueiras
Alexandre Quintans avaliou a marca
9 de fevereiro 2023

Pouca ou nenhuma consideração pelos clientes, nao aconselhável