Trek Bicycle, S.L.U
  • Ronda de Poniente Numero 12, Planta 1.
    Parque Empresarial Euronova.

Trek Bicycle - Comprei uma bicicleta e veio diferente do anunciado

Cristiano Reis Machado
Cristiano Machado apresentou a reclamação
28 de agosto 2023
Comprei uma bicicleta Tekprocaliper 9.5 no qual verifiquei a configuração no site antes de comprar na loja.
Após retirar a bike da loja, verifiquei que o cassete que constava na bike era diferente do anunciado.
Entrei em contato com a marca e me informarão que estava na nota de rodapé se reservando ao direito de substituir por peça compatível no caso de falta de fornecimento.
O problema é que a peça substituída não é compatível. A peça que deveria vir é um cassete Shimano m6100 de 12 velecidades 10-51 dentes, sendo que a que veio foi o cassete Sunrace de 12 velocidades porém 11-50 dentes, o que não é compatível com o setup anunciado, causando inclusive perda de perfromance por parte do ciclista.
Data de ocorrência: 28 de agosto 2023
4 de setembro 2023
Boa tarde Cristiano,

Agradecemos o seu contato e preferência pela Trek.

Este tipo de situações estão previstas e estão claramente anunciadas nas características técnicas de cada bicicleta.

Apesar do esforço que efetuamos que este tipo de situações não ocorram, por vezes é necessário substituir um componente por um outro equivalente. Este fato devesse a dificuldades de disponibilidade por parte dos nossos fornecedores, neste caso, com uma cassete Shimano. Estas alterações são sempre efetuadas com um componente de características o mais aproximadas e valores similares ao do componente original previsto e totalmente compatível, não afetando o correto funcionamento da bicicleta.

Alguma dúvida ou questão adicional não hesite em contatar.

5 de setembro 2023
Não concordo. Essa resposta já me foi dada pelos meios de comunicação da TREK.
A peça não é compatível. Não tem o mesmo desempenho e não é possível nem mesmo fazer uma simples upgrade comprando um cassete por minha conta, pois precisa trocar também o HUB ou o Cubo.
Veja bem que não estou falando de qualidade.
Quero que seja trocado pela peça compatível, só isso.
Se não resolver por aqui, vou para os meios legais.
5 de setembro 2023
Estimado Cristiano,

Como transmitimos anteriormente, a alteração das especificações é uma situação prevista e comunicada de forma transparente, encontrando-se publicada no nosso site em todas as especificações das nossas bicicletas.
Reiteramos que, apesar de possuir uma especificação ligeiramente distinta, a cassete que equipa a sua bicicleta é totalmente compatível e garante o correto funcionalmente da bicicleta.

Está no seu direito de não estar de acordo e de perseguir as ações legais que entenda necessárias.

Não obstante do anterior, caso opte por efectuar um upgrade, podemos, juntamente com a loja Bicicletas Lavarinhas, encontrar uma solução comercial de forma a minorar o investimento num novo cubo ou roda.

Alguma dúvida ou questão adicional não hesite em contatar.

6 de setembro 2023
Então, como já disse anteriormente, se colocar no direito de substituir uma peça que garante o correto funcionalmente da bicicleta, deixa vocês em uma posição extremamente confortável para substitruir qualquer coisa.
Mas vamos lá, estou disposto a entrar em um acordo para a troca da peça, desde que eu não tenha que pagar o preço de uma peça nova obviamente.
O que eu devo fazer?
Informo que isso não é a resolução da questão, e sim uma tentativa que vai ser avaliada quando o senhor da bike Lavarinhas me der um orçamento.
7 de setembro 2023
Bom dia Cristiano,

Como lhe comentámos antes, fazemos todos os esforços para que este tipo de situações não ocorram, contudo essa possibilidade está salvaguardada e publicitada claramente.
Entrámos em contato com a loja e possuem toda a informação para lhe poder proporcionar uma solução comercial caso seja do seu interesse. Por favor dirija-se ou entre em contato com a loja Bicicletas Lavarinhas para conhecer as possibilidades e detalhes.

12 de setembro 2023
Nada feito. Fui verificar com a loja e a proposta deixada era pra eu comprar uma roda nova e um cassete, pois o hub obviamente não é compatível com a roda atual.
Isso, eu teria que pagar 50% da roda e do cassete. Uns 150 euros. Sem chance.
Alguma outra proposta?
12 de setembro 2023
Boa tarde Cristiano,

Cremos que oferta comercial efetuada é bastante razoável, indo além da nossa responsabilidade nesta situação. Foi efetuada em boa fé tendo em conta o desconforto demonstrado após a compra e a sua própria sugestão, lamentamos que não a queira aproveitar.
Perante a sua decisão, não temos qualquer outra solução que podamos proporcionar.

8 de outubro 2023
Não está resolvido. Não estou nada satisfeito. Acho que foi totalmente desnecessário a Trek ter feito a substituição por uma peça inferior com a desculpa que falta peças no mercado. Tinha maior respeito pela marca, mas essa situação foi muito decepcionante. Qualquer bike shop tem um cassete M 6100 para vender. Inclusive a bike shop que comprei.
Minha missão agora vai ser alertar aos colegas para que não passem pela mesma situação que eu passei.

Caro Cristiano,

Agradecemos o seu renovado contato.

Não temos nada mais a acrescentar ao anteriormente mencionado.
Está no seu direito efetuar as ações que entenda pertinentes, no entanto, a Trek reserva-se o direito de efetuar as ações que entenda necessárias para defender o seu bom nome e profissionalismo.

18 de outubro 2023
Então só faltava essa agora. Me ameaçar.
Estou reinvindicando um direito como consumidor.
Comprei um produto e não veio como informado.
E a peça substituída não é similar.
Poderiam, ao invés de me ameaçar, oferecer a troca da peça, ou até mesmo a devolução do produto (sem prejuízo para o lojista obviamente).
Caro Cristiano,

Não temos nada mais a acrescentar ao já transmitido anteriormente.

Cristiano Reis Machado
Cristiano Machado avaliou a marca
30 de novembro 2023

Trek nunca mais. Não entrega o que anuncia!!! E ainda ameaça os clientes.

Trek nunca mais. Não entrega o que anuncia!!! E ainda ameaça os clientes.