Trek Bicycle, S.L.U
  • Ronda de Poniente Numero 12, Planta 1.
    Parque Empresarial Euronova.
    PVP Rec.
    1 / 1 Tres Cantos
    Madrid
  • iberiacustomercare@trekbikes.com

Trek Bicycle - Emonda SL6

Nelson Pires apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
Em Outubro dirigi-me a uma loja oficial da Trek para adquirir uma bicicleta Trek Emonda SL6 Pro. Como a loja não tinha a SL6 Pro, mas como tinham a SL6 Disc com a cor que eu queria, disponibilizaram-se para a converter na SL6 Pro, sendo que a única diferença anunciada pelo fabricante seriam as rodas Bontrager Aeolus Elite 35.
A quando do registo no site da Trek a bicicleta surge como SL6 Disc, e questionei o porquê uma vez que comprei a bicicleta num distribuidor oficial da marca e obtenho como resposta;
- Os números de série de todos os modelos Trek apresentam as especificações de montagem em fábrica; qualquer “upgrade” posterior é da responsabilidade do consumidor e, como tal, obviamente não se adiciona/actualiza ao N/S que consta na base de dados da Trek.
Após esta resposta fico na duvida se afinal tenho uma SL6 Disc com rodas da SL6 Pro, sendo diferente da SL6 Pro vendida pela Trek. Neste caso devia ter comprado directamente à Trek a SL6 Pro que na realidade a Trek não vende mas sim os seus distribuidores.
Perante estas incoerências questionei por várias vezes e de diversas formas ao longo de 12 emails: Qual a diferença existente entre a SL6 com o nº de série que adquiri com as rodas Bontrager Aeolus Elite 35, e uma SL6 Pro de fábrica?
Duas das muitas respostas obtidas;
- Qualquer alteração a esta ficha, é da responsabilidade de quem solicita a mesma, e sobre a qual a Trek é completamente alheia.
-Duas situações a esclarecer:
-1º o contrato de compra e venda entre o si é a loja; a Trek é fornecedor da dita loja.
-2ª o número de série WTUXXXX pertence a uma Emonda SL6 Disc tamanho 54cm.
Ou seja, a Trek utiliza distribuidores oficiais, coloca duvidas, não esclarece e dá respostas evasivas e desprovidas de sentido revelando falta de respeito pelo cliente e ética questionável.
Data de ocorrência: 28 de novembro 2022
Trek Bicycle
29 de novembro 2022

Tal como transmitido anteriormente, a Trek comercializa os seus produtos através da sua rede comercial de distribuidores. Todos os distribuidores são entidades jurídicas totalmente independentes. Desta forma, apesar de ter adquirido uma Trek, não o fez à Trek, mas sim com o distribuidor escolhido, sendo o seu vinculo contratual com o mesmo e não com a Trek.

Os números de serie das nossas bicicletas identificam o quadro e todos os componentes originais de cada modelo. Neste caso o seu número de serie, nos nossos registos, identifica uma Émonda SL6 uma vez que reflecte a bicicleta que saiu da nossa fábrica. Este registo não pode ser alterado.
Na prática, com alteração da especificação de origem que foi efetuada, com a montagem das rodas Bontrager Aeolus Elite 35, ficará, com exceção da medida dos pneus (a SL6 equipa pneus 700x28 e a SL6 Pro medida 700x25), com as prestações e equipamento da SL6 Pro.

A diferença da SL6 que adquiriu com a alteração das rodas face a uma SL6 Pro de fábrica, é a informação dos componentes originais montados em fabrica.

Cremos que desde o primeiro momento transmitimos a informação solicitada, pedimos desculpa se não foi esse o caso.
29 de novembro 2022

Agradeço a resposta que finalmente responde à questão que coloquei, e que dissipa as duvidas criadas nas vossas respostas.
Nelson Pires avaliou a marca
29 de novembro 2022

A Trek utiliza distribuidores como base do seu modelo de negócio, no entanto demarca-se da responsabilidade da venda quando surgem questões, indicando que o seu cliente é o distribuidor. Tal como responderam, o cliente final nunca compra à Trek, mas sim a um distribuidor que indicam. Por outro lado, não assumem os distribuidores como parte da sua estrutura e fazem distinção entre o que é vendido na loja e o que sai de fábrica. Isto cria espaço para zonas cinzentas e situações pouco claras. Para evitar situações deste tipo, será mais prudente comprar a marcas que vendem diretamente, de modo a ter uma definição clara do que se está a comprar e um canal de comunicação bem definido.