Trofa Saúde Hospital
    4400-629 Vila Nova de Gaia
  • geral@trofasaude.com

Trofa Saúde - Bloqueio abusivo na admissão a consulta marcada

paula maques
paula maques apresentou a reclamação
31 de outubro 2020
Tanto eu como todo o meu agregado familiar , somos clientes deste Hospital desde que abriu em Alfena.
Venho por este meio expressar a minha total insatisfação pelo tratamento que me foi dado na admissão a uma consulta marcada para a minha filha .
Tendo-me deslocado ao hospital para a referida consulta , impediram-me a admissão , dizendo que tinha um valor em divida.
Divida essa que não fiz , tratando-se de um assunto para mim já fechado e que passo a descrever:
Há 2 ou 3 meses atrás fui com a minha filha a uma consulta de estomatologia, por lhe doer os maxilares . Por ter sido impedida de ir à consulta com ela ( restrições de covid), fui impedida de entrar . No decorrer da consulta a Dr ª que a atendeu resolveu tirar moldes ( só mais tarde percebi que era para fazer uma goteira ) limitando-se para tal a questionar a minha filha se o podiam fazer ,facto a que naturalmente ela não se opôs sem que no entanto tomasse consciência que nem sequer haveria um orçamento e sobretudo forma de o submeter ao seguro que apresentei na marcação da consulta .
Finalizada a consulta e nada me tendo dito a médica , questionei a minha filha que me confirmou que lhe tinham estado a fazer uns moldes da boca , situação esta que entendi como necessária para a elaboração do orçamento e posterior submissão ao seguro .
Entretanto marcou nova consulta que entendi que se destinava a me apresentar o orçamento , consulta que entretanto acabei por desmarcar por razões de disponibilidade pessoal .
Posteriormente ligaram-me a dizer que a goteira estava pronta ao que de imediato mostrei minha estranheza e expliquei a situação que deveria haver alguma confusão pois não tinha dado autorização e muito menos pensaria que esta seria a atuação de uma primeira consulta.Não tinha tido nenhum orçamento, não me tinha informado no seguro do que seria necessário , caso viesse a optar por fazer este aparelho. Por esta altura falei ao telefone com a médica em questão que após ter entendido a situação , disse ok , não havia problema( pois tinha havido um mal entendido).
Reflexão: Não é normal numa 1º consulta fazer um aparelho , sem fazer neste caso fazer um exame ( que por exemplo é exigido pelo seguro) sem um orçamento e aceitação .
No entanto pensava eu que estava ultrapassado ( tratando-se um mal entendido e diria até alguma inexperiência... ).
Ontem confrontada com o facto de não poder fazer uma consulta de outra especialidade , pois teria que pagar a goteira ( que não tenho , nunca tive e não autorizei a ser feita) . Entendo que houve um claro aproveitamento da parte do hospital , facto este que não considero aceitável .
Transmiti a minha total insatisfação aos balcões e inclusive com a supervisora do momento, sem nada adiantar ... apenas que não podia fazer nada( entendível) , pois isto depende da administração deste hospital.
Apenas quero deixar aqui a minha reclamação , pois penso que não é com esta arrogância que as coisa devem ser resolvidas , e alertar também para o facto de possíveis praticas abusivas por parte do Grupo Tofa Saude , já que a diferença entre a atitude da médica com quem falei telefonicamente e que me deixou tranquila , é completamente antagónica coma atitude ( aparentemente decidida pela administração ) revelada no momento da admissão à consulta que aliás me marcaram sem qualquer problema .
Esta forma de lidar com os clientes , não se coaduna com aquilo que deve ser uma relação entre um hospital e os seus doentes , e é demonstrativa de algo que já tinha visto testemunhado por alguns clientes , mas que nunca tinha sentido pessoalmente

Paula Marques
Data de ocorrência: 31 de outubro 2020
Trofa Saúde
2 de novembro 2020
Exma. Sra. D. Paula Marques,

Agradecemos desde já o facto de ter registado esta ocorrência, que mereceu a nossa melhor atenção e que é também útil para monitorizar a qualidade dos nossos serviços.

Tendo em conta que o Portal da Queixa não é um canal oficial para apresentação de reclamações, e para salvaguarda da privacidade da informação prestada, consideramos mais conveniente dar tratamento à mesma através do contacto direto entre a Unidade Hospitalar e o cliente. Informamos assim que a situação que nos reporta foi reencaminhada para a unidade Hospitalar do Grupo Trofa Saúde responsável pela prestação dos serviços médicos.

Solicitamos, por isso, que aguarde um contacto da nossa parte, o qual será enviado para o endereço de email que nos indicou.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde
paula maques