Transportes Sul do Tejo, SA

TST - Falta de formação e educação de motorista da tst - carreira 108

Ricardo Manuel Carlos da Costa
Ricardo Costa apresentou a reclamação
4 de outubro 2018

É uma vergonha que no dia 24 de Setembro o motorista da carreira 108, ao passar no Laranjeiro não parou o autocarro , alegando que ninguém fez paragem, o que não corresponde há realidade, quando estava eu e mais uma senhora na paragem para apanhar este autocarro por volta das 09h40, onde existia um atraso em quase todas as carreiras, este motorista quase me entala na porta e perante a minha indignação ainda manda algumas bocas, como "se não fosse a TST andavas a pé". Que direito dou a esta pessoa de me tratar por tu ou se quer questionar a minha indignação, entre esta troca de ideias ainda disse mais coisas, alegando estar a ser provocado, para minha indignação e da senhora que entrou comigo no autocarro. Uma vergonha de serviço e conduta deste motorista. A senhora testemunhou que tirei foto à matrícula do autocarro, carreira 108, do dia 24 de Setembro com destino a Cacilhas, por volta das 09h40. Já não é a primeira queixa que faço desta empresa e é de lamentar, onde a vossa conduta é pedir desculpas, palavras cordiais, falsas promessas de melhoria dos serviços, quando chego a estar quase uma hora à espera de um autocarro, redução constante de carreiras sob argumento de pouca procura, quando as paragens estão cheias e autocarros nem vê-los, falhas sistemáticas nas carreiras e é esta a melhoria prometida ou a pioria?
Aumentam o preço dos títulos dos transportes mas de resto nada melhora, autocarros ser ar condicionado, onde os passageiros sofrem com o calor, motoristas que nem respondem ao cumprimento dos passageiros, falta de formação, onde alegam existir mas em poucos se verifica essa formação ou educação e essa não se aprende numa formação mas faz parte da boa conduta de um cidadão, passageiros que viajam sem pagar, incomodando os passageiros que pagaram o título de transporte porque são os passageiros que vos pagam os ordenados e na altura do Verão foi caótico e nem fiscalização se via nas praias, onde os próprios motoristas se queixavam e muitos outros aspectos negativos. É uma vergonha uma empresa que em tempos foi falado que iria ser alvo de uma auditoria com tantas reclamações e nada fazem para melhorar, como qualquer gestor perante as críticas tenta melhorar, mas o vosso caso é tentar piorar ainda mais.
Sinceramente dou razão a este motorista quando diz, se não fosse a TST andava a pé porque a realidade é esta, com a mediocridade de serviço que têm mais vale andar a pé, chego mais rapidamente ao destino e ainda pouco dinheiro, sem me ter que chatear muito.
Faço questão de anexar a matrícula do veículo em anexo privado.

Data de ocorrência: 4 de outubro 2018
16 de outubro 2018
Exmo. Sr. Ricardo da Costa

Acusamos a receção da reclamação com a ref.ª 22516318 formalizada no Portal da Queixa, a qual mereceu, uma vez mais, a nossa melhor atenção.

Relativamente ao exposto, para cada uma das temáticas abordadas, somos a informar:

CONDUTA MOTORISTAS:

O correto atendimento ao Cliente constitui uma das nossas prioridades, pelo que deverão todos os colaboradores TST estabelecer um relação pautada pelo respeito e disponibilidade, procedendo com urbanidade junto dos passageiros, indo ao encontro das suas necessidades.

Mais se informa que sempre que é identificada qualquer conduta desalinhada do definido e das diretivas devidamente transmitidas nas diversas ações de formação, são acionados os mecanismos internos para a devida correção.

ATRASOS:

Neste âmbito é oportuno referir que o tempo de percurso pode sofrer oscilações comparativamente ao tempo estimado, uma vez que depende diretamente das condições de transitabilidade que se façam sentir, assim como do volume de passageiros transportados, sendo oportuno remeter à leitura da informação disponibilizada em rodapé do horário onde se pode ler: "Horário aprovado para condições normais de circulação".

CLIMATIZAÇÃO DAS VIATURAS:

Neste âmbito e tendo presente o investimento feito pela empresa na climatização das viaturas, o qual tem por objectivo criar mais e melhores condições de conforto para os nossos clientes, esclarecemos que sempre que são identificadas situações anómalas, que interfiram com a correta refrigeração dos veiculos estes são, sempre que possível, encaminhados para as oficinas do fornecedor responsável pela manutenção do equipamento.

Sendo certo que iremos continuar a atuar com o propósito de elevar os índices de qualidade do serviço prestado, ficamos ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional tido por conveniente.

TST-Transportes Sul do Tejo,S.A.
27 de outubro 2018
Na realidade nada ficou resolvido em relação à conduta do motorista para a situação exposta e até pode ser a mais assertiva para vocês porque na realidade as pessoas chegam atrasadas ao trabalho, os motoristas são antipáticos com os passageiros, onde recentemente uma senhora que faz a carreira 103 chega atrasada e ainda responde aos passageiros que se queixaram que o ar condicionado pingava que não podia fazer nada. Se esta é uma boa conduta para os gestores da TST então estão num bom caminho mas só para vocês.
27 de outubro 2018
Mas também existem bons motoristas, onde a minha namorada perdeu o telemóvel há uns tempos na carreira 106 e o motorista entregou em mão. Das raras condutas que eu vejo num motorista que merece os meus parabéns e deveria ser um exemplo a seguir.