Transportes Sul do Tejo, SA

TST - Mau serviço

Joana Contreiras
Joana Contreiras apresentou a reclamação
3 de outubro 2016

No dia 28 de Setembro do presente ano, apanhei o autocarro 563 das 21:45, na Praça de Espanha em direcção a Setúbal.

No Pinhal Novo, após a primeira paragem, a porta traseira da viatura não fechou e o autocarro deslocou-se de porta aberta! Após várias tentativas, o autocarro parou no meio de um cruzamento. Pouco depois, continuou a viagem (sempre de porta aberta).

Ao chegar à rotunda de Palmela, a viatura voltou a parar. Poucos minutos depois, o chegou um autocarro de substituição. O motorista que conduzia o autocarro desde Lisboa foi extremamente educado e esforçado para resolver a situação. No entanto, o novo motorista foi extremamente mal-educado, chegando quase à violência física com um passageiro e reclamando constantemente com os clientes sobre o facto de ter interrompido o seu jantar.

É inadmissível o valor que se paga de passe por mês para, as viaturas não se encontrarem em condições. É rara a viagem em que não há um problema com a viatura (cadeiras estragadas, ar condicionado que não funciona), e desta vez foi a porta, que fez com que apanhasse frio e resultou numa constipação (não falando das regras de segurança).

Nas últimas semanas, o número de atrasos e problemas que se têm registado.

Na segunda-feira (dia 29 de Agosto), o autocarro que faz a ligação rápida entre Lisboa (Praça de Espanha) e Setúbal e com partida da Praça de Espanha às 19:15 não passou.

Na semana passada, no dia 20 de Setembro, esperei desde as 19:00 até às 21:00 pelo mesmo autocarro com a justificação de que tinha havido um acidente na ponte (no entanto, continuavam a passar autocarros para a Quinta do Brasileiro, etc.).

Há cerca de dois meses, vi-me também forçada a fazer uma reclamação no livro de reclamções porque, o autocarro das 07:30, que faz a ligação rápida entre Setúbal e Lisboa (Praça de Espanha) ficou cheio e não foi fornecido um autocarro para transportar os vários (mais de dez) passageiros que ficaram no local e foram obrigados a esperar pelo autocarro das 08:00, prejudicando-me no meu emprego.

O serviço é deplorável e demonstra uma falta de respeito inadmissível pelos clientes que pagam (e bem) pelo mesmo. Já me vi várias vezes forçada a apanhar o comboio e a gastar dinheiro noutros transportes, por culpa da TST.

Após várias tentativas de contacto com a TST, a resposta que me foi fada foi sempre que não existiam viaturas, haviam ocorridos acidentes, mas sem nunca ser proposta uma solução.

Data de ocorrência: 3 de outubro 2016
10 de outubro 2016
Exma Sra.
Rececionamos a v/reclamação que nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao exposto, informamos que no inicio da referida viagem foi detetado um problema de ordem tecnica na viatura. Dado que não era possivel a sua substituição em tempo real, foi tomada a decisão de efetuar a viagem para que não causasse transtorno maior aos passageiros. Essa substituição só foi possivel posteriormente.
Sobre a conduta do motorista, informamos que a mesma não se identifique com as normas da Empresa, dado que a mesma, vem desenvolvendo junto dos seus colaboradores acções de formação inerentes à sua função, dando maior importancia no caso dos motoristas à segurança rodoviaria e atendimento ao cliente, pelo que, o motorista envolvido será chamado à atenção para o cumprimento das normas da Empresa.
Pedimos desculpa pelo sucedido, apresentamos os nossos cumprimentos.
TST - Transportes Sul do Tejo, SA