Transportes Sul do Tejo, SA

Margarida Lopes
Margarida Lopes apresentou a reclamação
18 de setembro 2017

Boa Noite,

Venho por este meio transmitir a minha indignação perante a situação ocorrida no dia 17 de Junho de 2017. Utilizo o serviço da TST como meio de transporte para chegar ao trabalho, sendo portadora do passe L123. No dia em questão, ao apanhar a carreira 161 das 14:45 fui confrontada pelo motorista que afirmou a ausência do passe, que o meu cartão estaria vazio. Quero sublinhar que normalmente existem dois locais no interior do autocarro para validar os títulos e em apenas um deles é o passageiro a poder controlar o processo de validação. Neste caso, apenas estava disponível a máquina onde é o motorista que controla. Eu não vi o procedimento do mesmo pois tal não é possível, mas fiquei perplexa e afirmei ser impossível dado que no dia anterior o cartão foi utilizado sem problemas e sempre foi guardado em boas condições. Coloquei novamente o cartão no espaço suposto para ser validado quase à revelia do motorista e dado a sua atitude irredutível e às pessoas que sem qualquer culpa aguardavam, lá pedi um bilhete para o meu destino (Alcântara). Logo de seguida apanhei um autocarro da Carris, e como não tinha ficado convencida, claro que o passe funcionou sem qualquer problema. O passe tem funcionado sem problemas e chamo a atenção para esta situação porque a partir do momento em que é o motorista a ter o controlo da situação, pode muito bem andar a prejudicar as pessoas sabe-se lá porquê e é uma forma da própria empresa ter mais lucro.
Reforço também a falta de educação do motorista que se dirigiu sempre à minha pessoa por "tu", como se me conhecesse e de tanta familiaridade podia então saber que apanho quase todos os dias aquela carreira (isso sim seria útil, já que parece que andou comigo na escola). E não só teve uma má conduta, como colocou no destino do bilhete "Avenida de Ceuta" (ao que admito que falhei ao não me ter apercebido deste erro logo).
Pago quase 70€ por mês, a minha questão é essencialmente de vos questionar se é justo ter de pagar (ainda 3,30€) por claramente uma falha do motorista ou da máquina.
Acrescento que tenho em minha posse todos os documentos comprovativos e tenciono ir pessoalmente a um dos postos que disponibilizam tentar encontrar uma solução.

Data de ocorrência: 18 de setembro 2017
18 de outubro 2017
Exma. Sra. Maria Margarida Lopes,

Acusamos e agradecemos o seu registo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Antes de mais lamentamos o sucedido.

No que concerne ao por si reportado, informamos que existiu uma não validação do L123 no dia 17 de Setembro e não no dia 17 de Junho como V. Exa. referiu. Acresce que esta não validação, tratou-se de uma situação pontual.

Parece-nos oportuno informar que em caso de não validação, o que comprova que o cartão está carregado é o recibo, evitando assim que o motorista cobre o valor do bilhete.

Com o intuito de solucionar o por si reportado, solicitamos que se dirija à nossa Loja de Apoio ao Cliente de Cacilhas, apresentando a respetiva tarifa de bordo.

Já no que concerne aos moldes em que terá sido estabelecido o diálogo por parte do motorista, é oportuno referir o lugar o cimeiro que o correto Atendimento ao Cliente assume no seio desta entidade, pelo que sempre que são identificadas condutas desalinhadas do estipulado nesta matéria, é levada a cabo a devida sensibilização.

Face ao exposto agradecemos tão válido testemunho, o qual foi tido como uma oportunidade de melhoria.

Transportes Sul do Tejo